domingo, 21 de fevereiro de 2016

Vida Eterna - Aqui e agora

TEXTO CHAVE: Jo 17.1-3

Uma das declarações mais maravilhosas já feitas por Cristo, quando esteve aqui na terra, foi a declaração de que tinha autoridade e o poder para dar a vida eterna aos homens. O NT deixa claro que a vida eterna não é algo que recebemos quando morremos e vamos para o céu, pelo contrário, é uma vida que podemos receber e gozar aqui e agora, na terra, muito antes de morrermos e irmos para o céu. É uma outra dimensão de vida daquela que naturalmente vivemos. É a vida da qual Cristo estava falando quando disse o que está registrado em MT 4.4. Então, qual o significado de ter a vida eterna?
1. Significa compartilhar a vida de Deus – Ef 2.4;5
O NT ensina que as pessoas estão mortas até o momento em que iniciam um relacionamento pessoal e direto com Deus e passam a conhecê-lo. Estão mortos, é claro, no aspecto espiritual. A história do “filho pródigo” nos fornece um exemplo da palavra “morto” com esse sentido. Na conversa com o filho mais velho o pai usa essa palavra (Lc 15.32). O filho pródigo voltou a vida quando se arrependeu, voltou para casa e se reconciliou com seu pai. Assim é, também, no âmbito espiritual! Quando alguém se arrepende e se reconcilia com o Pai, recebe a vida espiritual e passa a viver espiritualmente. Quando uma pessoa se arrepende e se converte a Deus, não apenas descobre a Deus, mas Deus gera dentro dela uma nova vida, uma vida que nunca tivera antes. Isto porque Deus a “vivifica”, gera nela a Sua própria vida espiritual, assim como um pai transmite sua própria vida aos filhos que gera (Ef 2.4,5).
2. O dom da vida eterna estabelece uma relação pessoal entre Deus e aquele que a recebe.
Quando um pai gera os seus filhos e lhes transmite a própria vida, junto com a vida as crianças recebem a capacidade de conhecer e amar seu pai e de desfrutar uma relação cada vez mais profunda com ele. Do mesmo modo, quando Deus transmite a Sua própria vida espiritual para as pessoas quando Ele as vivifica e regenera, isso faz nascer um relacionamento entre essas pessoas e Ele e elas passam a conhecê-lo e amá-lo. É por isso que o NT diz que a vida eterna consiste em conhecer a Deus e Jesus Cristo, e em compartilhar a vida de Deus por meio de Cristo (Jo 17.3; 1 Jo 1.1-4).
3. A vida eterna é um dom presente, mas também, uma propriedade eterna – Jo 10.28
A vida eterna, como Deus diz, é eterna. Quando Deus estabelece essa relação espiritual, com uma pessoa e compartilha Sua própria vida com essa pessoa, essa relação, definitivamente, é eterna. Isto significa que a morte física não pode acabar com ela e nem destruí-la. Uma vez que Deus tiver estabelecido um relacionamento pessoal com alguém pelo dom da vida eterna, Ele permanecerá fiel a essa promessa e manterá o relacionamento para sempre (Jo 10.28; Jo 3.16). A vida eterna não pode ser afetada pela morte do corpo. Na ressurreição, a Bíblia ensina que todos os salvos receberão um corpo glorificado. Paulo fala sobre isso em 2 Co 5.1. A vida eterna dada por Deus inclui ainda a vida eterna (Hb 5.9); a redenção eterna (Hb 9.12); a glória eterna (2 Co 4.17). O maravilhoso de tudo isso é que a vida eterna é um dom gratuito oferecido a todos que se arrependem e creem em Cristo em Cristo como seu Salvador e Senhor (Rm 6.23).
Gancho Evangelístico –- Com certeza, a vida que o Senhor nos oferece é tremenda e maravilhosa. É a vida eterna que não é algo apenas para após a morte, mas para aqui e agora. O alvo do Senhor é estabelecer uma comunhão profunda e intensa entre Ele e cada um de nós, seus filhos pela fé. Seja grato por tudo o que o Senhor conquistou em Cristo para você, mas, acima de tudo, desfrute de tudo isso através de um relacionamento comprometido, sério e profundo com Ele! Consolide!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário