domingo, 28 de fevereiro de 2016

Uma declaração de amor e fé

TEXTO CHAVE: Sl 18.1-3
Davi enfrentou muitas lutas e dificuldade durante sua vida. Antes de ser empossado rei de Israel sofreu nas mãos no rei Saul que queria, a todo custo, acabar com sua vida. Davi escreve esse salmo, conforme podemos ver no título, quando obteve livramento das perseguições de Saul e de outros inimigos mais. Davi escreveu muitos salmos que se tornaram canções de louvor, gratidão e adoração a Deus, porque ele entendia a realidade do cuidado e da proteção do Senhor para com ele. Se avaliarmos com cuidado a nossa vida, com certeza, também encontraremos muitas razões para cantar louvores ao Senhor por aquilo que Ele tem feito a favor das nossas vidas. O que encontramos no canto de Davi:
1. Uma declaração de amor – v.1a
Davi faz uma declaração do seu amor para com Deus por causa das inúmeras experiências preciosas vividas com esse Deus no seu dia a dia. Ele podia fazer esta declaração de amor por que havia experimentado, na prática, o amor de Deus para com ele. Os livramentos, a proteção, as direções de Deus para sua vida, até mesmo as correções de Deus não era nada menos do que expressões reais do amor de Deus para com a sua vida. – É lindo quando um filho de Deus reconhece as ações de Deus a seu favor. O amor de Deus por nós é uma realidade. E maior expressão deste amor de Deus foi a vinda e o sacrifício de Cristo na cruz em nosso favor (Jo 3.16). Não há nada que possa igualar esse gesto de Deus a nosso favor. Tento sido perdoado salvos e sendo protegidos, ensinados e orientados por Deus é evidência clara de que Deus ama a cada um de nós. Entendendo tudo isso, não vão faltar canções nos nossos lábios e nem expressões no nosso coração de reconhecimento e amor para com o nosso Deus. Podemos cantar em alto e bom som: Jesus eu te amo!
2. Uma declaração de Fé – v.2
Impressionante a qualificações que Davi atribui ao seu Deus e que revelam sua fé nEle. Ele chama o Senhor de rocha, fortaleza, libertador, esconderijo, escudo, abrigo, segurança. Não é impressionante? Isto nos leva a deduzir que, de fato, Davi teve experiência fabulosa com o seu Deus durante sua vida. Experimentou o cuidado do Senhor para com ele em situações complexas, sendo sempre liberto e protegido por Ele contra as ações dos inimigos contra ele (2 Sm 18.10-11; 21.12-15; 22.1). O Deus no qual Davi confiava é o mesmo Deus no qual nós depositamos a nossa fé. Se esse Deus não decepcionou Davi, muito menos o abandonou no meio das crises, o mesmo Ele fará conosco. Precisamos depositar toda a nossa fé, toda a nossa confiança no Senhor. Não há o que Jesus não possa fazer. A fé libera o poder de Deus para que Ele aja na nossa vida e nos dê a proteção e o livramento que precisamos nas horas de lutas e dificuldades (Mc 11.22-23).
3. Uma declaração de dependência – v.3
Sempre que estava em apuros Davi não inventava estratégias humanas para vencer, mas simplesmente invocava o seu Deus. A palavra “invocar” significa chamar Deus para administrar o problema. Todas as vezes que o invocarmos, com certeza, Ele vira em nosso socorro e agirá em nosso favor, nos dando a vitória contra os inimigos, sejam eles quais forem (Sl 34.4; 50.15). Precisamos parar de tentar resolver os nossos problemas com recursos meramente humanos. Somos filhos de Deus e temos um Deus amoroso e cheio de poder a nossa disposição. É só invocá-lo, entregar e Ele nossas necessidades e, simplesmente, crer nas suas promessas (Sl 37.5).
Gancho Evangelístico – Nosso Deus é muito maior do que podemos imaginar. Por isso podemos chamá-lo de rochedo, fortaleza, libertador, esconderijo, abrigo, etc. Nossa fé nesse Deus vai acionar todos estes atributos para que atuem a nosso favor. É só invocá-lo de coração e Ele virá rápido na nossa direção para nos socorrer e livrar dos nossos inimigos. Simplesmente entregue sua vida a Cristo e confia nEle de todo o coração!!! Consolide!!
Texto para decorar:
Mateus 6.33 “ Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário