sábado, 13 de fevereiro de 2016

Gênesis - Parte 2

Esboço

A. A História  da Criação (1.1 - 2.4)
Deus criou o céu, os mares e a terra. Ele criou as plantas, os animais, os peixes e os pássaros. Os seres humanos, porém, Ele criou à sua imagem. Há momentos em que somos tratados com desrespeito, mas podemos estar seguros da nossa dignidade e do nosso valor, pois fomos criados à imagem de Deus.

B. A História de Adão (2.4 - 5.32)
    1. Adão e Eva
    2. Caim e Abel
    3. Os descendentes de Adão
Quando Adão e Eva foram criados por Deus, eles eram sem pecado. Mas tornaram-se pecadores quando desobedeceram a Deus e comeram o fruto da árvore proibida. Através de Adão e Eva aprendemos sobre o poder destrutivo do pecado e suas amargas consequências.

C. A História de Noé (6.1 - 11.32)
    1. O Dilúvio
    2. Repovoando a terra
    3. A torre de Babel
Noé foi poupado da destruição do dilúvio porque obedeceu a Deus e construiu a arca. Assim como Deus protegeu Noé e sua família, Ele protege aqueles que lhe são fiéis hoje.

D. A História de Abraão (12.1 - 25.18)
    1. Deus promete uma nação a Abraão
    2. Abrão e Ló
    3. Deus promete um filho a Abrão
   4. Sodoma e Gomorra
   5. O nascimento e o sacrifício não consumado de Isaque
   6. Isaque e Rebeca
   7. Morre Abraão
Abraão recebeu instrução para deixar sua terra, peregrinar em Canaã, esperar por um filho durante anos, e então queimá-lo em sacrifício. Durante este período de provações dolorosas, Abraão permaneceu fiel a Deus. Seu exemplo nos ensina o que significa viver uma vida de fé.

E. A História de Isaque (25.19 - 28.9)
    1. Jacó e Esaú
    2. Isaque e Abimeleque
    3. Jacó toma a bênção de Isaque
Isaque não reclamou. Ele não resistiu quando estava prestes a ser sacrifícios, e prontamente aceitou a esposa que outros escolheram para ele. Como Isaque, precisamos aprender a colocar a vontade de Deus acima da nossa.

F. A História de Jacó (28.10 - 36.43)
    1. Jacó forma uma família
    2. Jacó volta pra casa
Jacó não desistia facilmente. Serviu com fidelidade a Labão por mais de 14 anos. Mais tarde, lutou com Deus. Embora Jacó tenha cometido muitos erros, seu trabalho intenso nos ensina como viver uma vida de serviço a Deus.

G. A História de José (37.1 - 50.26)
    1. José é vendido como escravo
    2. Judá e Tamar

    3. José é atirado na prisão
    4. José é chamado para administrar o Egito
   5. José e seus irmãos se encontram no Egito
   6. A família de Jacó muda-se para o Egito
   7. Jacó e José morrem no Egito
José foi vendido como escravo por seus irmãos e atirado injustamente na prisão por seu senhor. Aprendemos com José que o sofrimento, não importa quão injusto seja, pode desenvolver um firme caráter em nós.

_____________________________________________________________

Megatemas

PRINCÍPIO
Explicação: Gênesis explica o principio de muitas realidades importantes: o universo, a terra, as pessoas, o pecado e o plano da salvação de Deus.
Importância: Gênesis ensina-nos que a terra é bem feita e boa. As pessoas são especiais e únicas para Deus. Deus é o Criador e Sustentador da vida.

DESOBEDIÊNCIA
Explicação: Estamos sempre enfrentando grandes escolhas. A desobediência ocorre quando as pessoas escolhem não seguir a vontade de Deus.
Importância: Gênesis explica por que as pessoas são más: elas escolhem fazer o mal. Mesmo os grandes heróis da Bíblia falharam e desobedeceram a Deus.

PECADO
Explicação: O pecado arruína a vida das pessoas. Isto ocorre quando elas desobedecem a Deus.
Importância: Viver de acordo com a vontade de Deus torna a vida produtiva e completa.

PROMESSAS
Explicação: Deus faz promessas de e ajudar e proteger as pessoas. Esse tipo de promessa é chamado de "pacto".
Importância: Deus cumpriu suas promessas no passado e continua a cumpri-las hoje. Ele promete nos amar, aceitar e perdoar.

OBEDIÊNCIA
Explicação: O oposto ao pecado é a obediência. O ato de obedecer a Deus restaura o nosso relacionamento com ele.
Importância: O único meio de desfrutarmos os benefícios das promessas de Deus é através da obediência a Ele.

PROSPERIDADE
Explicação: Prosperidade é algo profundo que a simples riqueza material. A verdadeira prosperidade e satisfação são resultado da obediência a Deus.
Importância: Quando as pessoas obedecem a Deus, elas têm paz com Ele, com outras pessoas e consigo mesmas.

ISRAEL
Explicação: Deus criou a nação de Israel a fim de obter um povo dedicado para: (1) manter viva a vontade dEle para este mundo; (2) proclamar ao mundo como Ele realmente é; e (3) preparar o mundo para o nascimento de Cristo.
Importância: Deus anseia que as pessoas o sigam. Somos chamados a proclamar as verdades de Deus e amar todas as nações, não apenas a nossa. Precisamos ser fiéis e cumprir a missão que Deus nos deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário