segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CAIM

A despeito dos esforços e preocupações dos pais, os conflitos entre filhos numa família parecem inevitáveis. O relacionamento entre irmãos proporciona tanto competição como cooperação. Na maioria dos casos, a mistura de amor e brigas cria, por fim, um forte laço entre irmãos e irmãs. No entanto, não é raro ouvir alguns pais dizerem: "Eles brigam tanto; espero que não se matem quando crescerem". No caso de Caim, o problema em potencial tornou-se uma realidade. E embora não saibamos muitos detalhes sobre a vida desta primeira criança, podemos aprender através da sua história.
Caim ficou furioso. Tanto ele quanto seu irmão, Abel, haviam oferecido sacrifícios a Deus, mas os seus foram rejeitados. A reação de Caim nos dá uma pista de que sua atitude estava provavelmente errada desde o início. Caim tinha uma escolha a fazer. Ele poderia corrigir sua atitude quanto à oferta oferecida a Deus ou descontar a raiva em seu irmão. Sua decisão é um claro lembrete de como estamos cientes das escolhas opostas, e mesmo assim optamos por fazer a que é errada, exatamente como procedeu Caim. Podemos não escolher o assassinato, mas ainda estamos intencionalmente escolhendo o que não deveríamos.
Os sentimentos motivadores do nosso comportamento não podem ser mudados por uma simples reflexão poderosa. Mas aqui podemos experimentar a disposição de Deus em ajudar. Pedir a sua ajuda para escolher o que é certo pode nos impedir de desenvolver atitudes das quais nos arrependeremos.


PONTOS FORTES E ÊXITOS:
  • Primeira criança humana.
  • Primeiro a seguir a profissão do pai, fazendeiro.
FRAQUEZAS E ERROS:
  • Quando contrariado, reagia com fúria.
  • Assumiu uma posição negativa mesmo quando uma possibilidade positiva lhe foi oferecida.
  • Foi o primeiro assassino.

LIÇÕES DE VIDA:
  • A raiva não é necessariamente um pecado, mas as atitudes motivadas por elas podem ser pecaminosas. A raiva deveria ser a energia por trás de uma boa ação, não uma ação maligna.
  • O que oferecemos a Deus precisa ser de coração - o melhor do que somos e possuímos..
  • As consequências do pecado podem durar toda a vida.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:
Local: Próximo ao Éden, provavelmente onde se encontram hoje o Iraque ou Irã.
Ocupação: Agricultor, depois peregrino.
Familiares: Pais - Adão e Eva; irmãos - Abel, Sete e outros não mencionados.

VERSÍCULO-CHAVE:
“Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz a porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás," (Gn 4.7)

·         A história de Caim pode ser encontrada em Gênesis 4.1-17. Ele também é mencionado em Hebreus 11.4; 1 João 3.12 e Judas 1.11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário