segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Algumas pessoas simplesmente deixam-se levar pela vida. Quando se vêem com a chance de optar, suas escolhas tendem a seguir o curso da menor resistência. Ló, sobrinho de Abraão, era pessoa assim.
Ló perdeu seu pai quando ainda era jovem. Embora tivesse sido difícil para ele, não lhe faltaram exemplos de padrões de comportamento - seu avô, Tera, e seu tio, Abraão, o educaram. Ainda assim, Ló não desenvolveu seu senso de propósito. Durante toda a vida ele foi tão apegado ao presente que parecia incapaz de ver as consequências de seus atos. É difícil imaginar como teria sido sua vida sem a atenção cuidadosa de Abraão e a intervenção de Deus.
Quando Ló desviou-se da direção, sua vida deu uma volta terrível. Ele estava tão apegado à cultura pecaminosa de seus dias que não queria abandoná-la, e isto terminou levando-o a uma direção especifica: a destruição. Então suas filhas cometeram incesto com ele.
No entanto, Ló é chamado de "justo" no Novo Testamento (2 Pe 2.7,8). Rute, que descendeu de Moabe, foi ascendente de Jesus, embora o nascimento de Moabe tenha sido resultado do incesto cometido entre Ló e uma de suas filhas. A história de Ló nos proporciona esperança de que Deus perdoa e faz surgir circunstâncias positivas apesar do pecado. Em que direção está a sua vida? Você está se aproximando de Deus ou afastando-se dEle? Caso esteja afastado, a escolha em direção a Deus pode parecer difícil, mas é a única que ofusca todas as demais escolhas.


PONTOS FORTES E ÊXITOS:
  • Foi um homem de negócios bem-sucedidos.
  • Pedro o chama de "justo" (2Pe 2.7,8)
FRAQUEZAS E ERROS:
  • Costumava fugir às decisões, e depois escolhia a saída mais fácil.
  • Ao receber a opção de escolha, sua primeira reação era pensar em si mesmo.
LIÇÕES DE VIDA:
  • Deus requer de nós mais do que simplesmente seguir a vida; Ele deseja que sejamos uma influência para Ele.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:
Locais: A principio morou em Ur dos Caldeus e depois mudou-se para Canaã com Abraão. Por fim,  mudou-se para a perversa cidade de Sodoma.
Ocupações: Rico fazendeiro de ovelhas e gado; uma autoridade na cidade.
Familiares: Pai - Harã. Adotado por Abraão quando seu pai morreu. O nome de sua esposa, que foi transformada em estátua de sal, não é mencionado.

VERSÍCULO-CHAVE:
“Ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegavam pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhes o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade." (Gn 19.16)

·         A história de Ló pode ser encontrada em Gênesis 11-14;19. Ele também é mencionado em Deuteronômio 2.9; Lucas 17.28-32; 2 Pedro 2.7,8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário