segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MELQUISEDEQUE

Você gosta de um bom mistério? A história está cheia de mistérios! Eles costumam envolver as pessoas. Uma das pessoas mais misteriosas na Bíblia é o rei da paz, Melquisedeque. Certo dia ele apareceu na vida de Abrão e depois nunca mais se ouviu falar dele. Entretanto, o que ocorreu naquele dia seria lembrado por toda a história e viria a tornar-se um assunto de uma das cartas do Novo Testamento (Hebreus).
Este encontro entre Abrão e Melquisedeque foi muito incomum. Embora os dois homens não se conhecessem e fossem estranhos um ao outro, ambos partilhavam uma característica essencial: adoravam e serviam ao Deus que fez os céus e a terra. Este foi um grande momento de triunfo para Abrão. Ele acabara de derrotar um exercito e recobrar a liberdade de um grande numero de cativos. Se houve em sua mente qualquer duvida sobre o responsável pela vitória, Melquisedeque fez claro: "... bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos" (Gn 14.20).
Melquisedeque fazia parte de um pequeno grupo de pessoas no Antigo Testamento que adoravam a Deus, tinham contato com os judeus (israelitas), porém não eram judias. Isto mostra que o requisito para seguir a Deus não é genético, mas está baseado na obediência fiel aos seus ensinamentos e no reconhecimento da sua grandeza.
Você permite que Deus fale a sua vida através de outras pessoas? Ao avaliar os outros, você considera a influência de Deus em suas vidas? Está atento às semelhanças entre você e as outras pessoas que adoram a Deus, mesmo que esta forma de adoração seja diferente da sua? Permita que Melquisedeque, Abraão, Davi e Jesus, juntamente com outros homens e mulheres da Bíblia lhe mostrem este grande Deus, Criador dos céus e da terra. Ele quer que você saiba o amor infinito que tem por você; Ele deseja que você o conheça pessoalmente.

PONTOS FORTES E ÊXITOS:
  • Primeiro sacerdote/rei das Escrituras - um líder com o coração voltado pra Deus.
  • Hábil para encorajar as pessoas a servir a Deus de todo o coração.
  • Um homem cujo caráter refletia seu amor por Deus.
  • Uma pessoa no Antigo Testamento que nos lembra Jesus, e a qual alguns realmente acreditam que era Jesus.
LIÇÕES DE VIDA:
  • Viva para Deus e você provavelmente estará no lugar certo e no momento certo. Examine seu coração: Para quem ou para que é a sua maior fidelidade? Caso sua resposta honesta seja Deus, você está vivendo para Ele.
INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:
Local: Reinou em Salém, local de futura Jerusalém.
Ocupações: Rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo.

VERSÍCULO-CHAVE:
“Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis; e o abençoou [...] Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dos despojos" (Hb 7.1,4)

·         A história de Melquisedeque pode ser encontrada em Gênesis 14.17-20. Ele também é mencionado em Salmos 110.4 e Hebreus 5-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário