domingo, 14 de fevereiro de 2016

Fundamento Sólido

TEXTO CHAVE: 1 Co 3.11
Normalmente,quando se vai construir um prédio alto, de muitos andares, há uma preocupação séria com os fundamentos. Se esse prédio for erguido numa região de terremotos, estes fundamentos são lançados a uma grande profundidade, diretamente sobre a rocha. Assim, se vier um abalo sísmico, aquele prédio não será atingido porque sua base é muito bem assentada. Assim também na vida espiritual. Se nosso fundamento for sólido e firme e nossa vida estiver estabelecida sobre ele, não seremos abalados jamais. O que é importante observar com respeito a esse tema:
1. Na vida passamos por lutas e dificuldades – At 14.22; 1 Pe 1.6
A verdade é que nossa nova vida em Cristo é colocada em constante prova. Dificuldades, lutas, oposições, críticas, tentações são uma constante na vida de todos os filhos de Deus. É por isso que precisamos ter um fundamento firme, que nos sustente nestas horas de dificuldades. Isto significa que não podemos estar firmados sobre emoções temporárias, sobre presunção, ou meramente em experiências do passado. Isto não vai nos sustentar! Pelo contrário, fendas vão se abrir na nossa vida e, de repente, o desânimo, o desespero, e a falta de domínio próprio para desestabilizar completamente nossa fé. Fundamento firme e inabalável é Jesus! É sobre Ele que devemos edificar toda a nossa vida (2 Tm 2.19; Sl 112.6,7).
2. Cuidado com os falsos fundamentos!!!
Falsos fundamentos podem ser a auto-confiança, isto é, confiarmos em nossa sabedoria, fôrça ou experiência. Com certeza, não vão nos manter de pé (Sl 21.30; 1 Co 1.19). – Falsos fundamentos podem ser, também, os bens materiais. Por mais abundantes que sejam os bens materiais que tivermos, eles não vão nos sustentar na hora da luta, da dificuldade, das tempestades da vida (Lc 12.19,20). Falso fundamento pode ser até a igreja, porque o pertencer simplesmente a uma igreja não é o suficiente para nos manter de pé por ocasião de intempéries na nossa vida (Jr 7.4). Falso fundamento pode ser o confiarmos nos homens, por mais sábios e bons que sejam. Com certeza, não podem nos sustentar na hora das crises e lutas (Sl 108.12: 1 Co 3.20,21). Para vencer as provas do dia a dia precisamos estar firmados sobre a Rocha Eterna, Jesus.
3. Cristo e sua obra são a base segura – 1 Co 3.11
Cristo Jesus e sua obra realizada na cruz do Calvário são base suficientemente ampla para encontrarmos a segurança e firmeza que necessitamos em qualquer circunstância da nossa vida. Cristo e sua obra são, também, suficientemente fortes para que nos firmemos nelas para vencer dificuldades que nos sobrevirem. Cristo e sua obra são suficientemente duradouras para que nos sustentes e nos mantenham em vitória durante todos os dias da nossa vida. Como é importante lançarmos nossa total confiança em Cristo e naquilo que realizou por nós na cruz. Confiados e fundamentados nele seremos sempre mais que vencedores (Rm 8.37).
Gancho Evangelístico – Precisamos entender que na vida passamos por lutas, dificuldades e problemas. É por isso que o tema “Fundamento Sólido” é muito importante! Precisamos constantemente reavaliar nossa vida para ver como está a nossa fé e nossa dependência do Senhor. Com certeza, o Senhor proveu todos os recursos, isto é, coloca a disposição todos os recursos que precisamos para permanecermos firmes e inabaláveis em todas as circunstâncias. Por isso, firme-se cada vez mais em Cristo através de uma fé inabalável! Consolide!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário