sábado, 27 de fevereiro de 2016

Êxodo - Parte 2

Esboço

A. ISRAEL NO EGITO  (1.1 - 12.30)
    1. Escravidão no Egito
    2. Deus escolhe Moisés
    3. Deus envia Moisés
   4. Pragas atingem o Egito
   5. A Páscoa
Quando os israelitas foram escravizados no Egito. Deus ouviu seus clamores e os resgatou. Podemos confiar que Ele ainda ouve o clamor do seu povo. Assim como Deus libertou os israelitas de seus captores, Ele também nos liberta do pecado, da morte e do mal.

B. ISRAEL NO DESERTO  (12.31 - 18.27)
    1. O êxodo
    2. A travessia do mar
    3. A murmuração no deserto
Após cruzarem o mar Vermelho, os israelitas tornaram-se briguentos e descontentes. Com frequência, o mesmo acontece conosco, pois é fácil reclamar quando algo vai mal. Os cristãos ainda passam por lutas, mas jamais devem permitir que as dificuldades e circunstâncias desagradáveis impeçam-nos de confiar em Deus.

C. A  (6.1 - 11.32)
    1. A entrega da Lei
    2. As instruções para Tabernáculo
    3. A Lei é quebrada
    4. A construção do Tabernáculo
Deus revelou sua lei para os israelitas no Sinai. Foi através da lei que eles aprenderam mais sobre Deus e como deveriam viver. Alei é instrutiva para nós, pois expõe o nosso pecado e nos mostra o padrão de Deus para a nossa vida.

_____________________________________________________________

Megatemas

ESCRAVIDÃO
Explicação: Durante os 400 anos que passaram no Egito, os israelitas tornaram-se escravos, e Faraó os oprimiu cruelmente. Eles oraram para que Deus os libertasse desta situação.
Importância: Como os israelitas, precisamos da liderança humana e divina para escapar da escravidão ajudou os israelitas a tratar as pessoas com generosidade. Precisamos nos opor aos que oprimem as pessoas.

RESGATE/REDENÇÃO
Explicação: Deus resgatou Israel através de seus poderosos milagres e do líder Moisés. A celebração da Páscoa era uma recordação anual de sua libertação da escravidão.
Importância: Deus nos liberta da escravidão do pecado. Jesus Cristo celebrou a Páscoa com seus discípulos na ultima ceia e então partiu para nos resgatar do pecado através da sua morte em nosso lugar.

DIREÇÃO
Explicação: Deus tirou Israel do Egito usando as pragas, a coragem heroica de Moisés, o milagre do mar vermelho e os Dez Mandamentos. Deus é o guia de confiança.
Importância: Embora seja Todo-Poderoso e possa realizar milagres, Deus costuma guiar-nos através de sábia liderança e esforço de equipe. Sua Palavra nos dá sabedoria para tornarmos decisões diárias e administrarmos nossas vidas.

OS DEZ MANDAMENTOS
Explicação: O sistema da lei de Deus possuía três partes: os Dez mandamentos, contendo os absolutos da vida moral e espiritual; a lei civil, que fornecia regras para conduzir a vida; e a lei cerimonial, que se constituía nos padrões para a construção do Tabernáculo e para a adoração regular.
Importância: Deus estava ensinando a Israel a importância da responsabilidade. Quando obedeciam às condições da lei, Ele os abençoava; do contrário, Ele os punia ou permitia que calamidades acontecessem. Muitos grandes países do mundo possuem suas leis baseadas nos sistema moral estabelecido no livro de Êxodo. A moral de Deus é válida até os dias de hoje.

A NAÇÃO
Explicação: Deus fundou a nação de Israel para ser fonte de verdade e salvação para todo o mundo. O relacionamento com seu povo era amoroso, porém firme. Os israelitas não possuíam exércitos, escolas, governadores, prefeitos ou policia quando saíram do Egito. Deus precisou instrui-los em suas leis constitucionais e práticas diárias. Ele lhes mostrou como adorar e ter feriados nacionais.
Importância: A recém-formada nação de Israel possuía todas as características comportamentais dos cristãos de hoje. Costumamos ser desorganizados, algumas vezes rebeldes, e outras, vitoriosos. Deus e a sua Palavra ainda são nossos únicos guias. Se nossas igrejas refletirem a liderança de Deus, elas serão eficientes no que diz respeito as servi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário