sexta-feira, 14 de setembro de 2012

30 Conselhos para se tornar sábio

Texto base: Pv 22.22-24.22

1. Deus ficará orgulhoso quando falar com sabedoria.
Quem não ficaria orgulhoso vendo que seu filho (a) está falando com sa-bedoria, mansidão diante de dificuldades e turbulências? Com Deus não seria diferente, Ele se agrada quando falamos com sabedoria e mansidão diante de pessoas que estão sendo grosseiras conosco.



 2. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais.
Quando comemos demais ou bebemos demais nós ficamos com uma sensação ruim de estomago cheio, ficamos enjoado e, às vezes, paramos até no hospital para tomar remédios. Devemos ser sábios em saber medir as con-sequências dos exageros. A gula é um dos sete pecados capitais, e futuramente podemos ter doenças em decorrências desses atos exagerados.

 3. Quando você for comer com alguém importante, não se esqueça de quem ele é. Se você é guloso, controle-se. Não tenha pressa de comer a boa comida que ele serve, pois ele pode estar querendo enganar você.
Só porque a pessoa é importante perante outras que ela será uma pessoa digna em seus atos. Devemos tomar muito cuidado com pessoas no poder, pois como dizem “sobe o poder na cabeça” e muitas são capazes de passar por cima de todos para conseguir o que querem.



 4. Não coma na casa de um homem miserável, nem tenha pressa de comer a boa comida que ele serve.
Algumas pessoas mal tem dinheiro para se sustentar, mas são educadas em oferecer o pouco que tem. Em vez de comer o que eles te oferecem, já pensou em oferecer algo para comer?




 5. Não tire vantagem do pobre só porque ele é pobre, nem se aproveite daqueles que não tiverem quem os defenda, pois o Senhor defenderá a causa deles e ameaçará a vida de quem os ameaçar.
Não só das pessoas menos desfavorecidas que não devemos tirar vanta-gens, mas todos em geral. Tirar vantagem dos outros é errado, não devemos “passar por cima de ninguém”, no juiz e advogado (Deus) está sempre de olho em nossas atitudes.


6. Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas, você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguir livrar-se deles.
Ninguém gosta de conviver com pessoas mal educadas e grosseiras, a não ser que sejam igual a essas pessoas. Se você realmente não gosta de pessoas assim, saia de perto delas, pois acabará ficando igual a elas.



7. Não aceite ser fiador de ninguém, porque, se você não puder pagar a divida, levarão embora até a sua cama.
Ser fiador de alguém é complicado mesmo, pois se a pessoa não paga a divida, ela é cobrada para o fiador também, inclusive alguns lugares colocam no SPS e SERASA também. Então pense bem antes de assumir esse com-promisso.




 8. Não mude de lugar os marcos de divisa que seus ultrapassados colocaram.
Isso acontece bastante no interior dos estados (na roça... hehe) onde vi-zinhos que se acham esperto mudam a cerca de lugar para se aproveitar do terreno d vizinho. Não deixa de ser uma espécie de roubo.





 9. Não mude de lugar uma divisa antiga, nem tome posse de terras que pertence a órfãos.
Quando alguém morre devemos fazer inventário de seus bens, para que assim possam ser dividido entre todos que tem direito, sem que ninguém fique prejudicado, quando não se faz isso e se apoderam dos bens sem se preocu-par, estamos roubando a posse de terras dos órfãos. Não façam isso!





 10. Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis.
Quem trabalha direito sem “passar por cima” de outras pessoas, sem in-vejar ninguém, com certeza merece crescer profissionalmente. Se espelhe nessas pessoas que você também cresce.




 11. Não se mate de trabalhar tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia.
Tem pessoas que trabalham exageradamente e esquecem que existe uma vida além do serviço. Não é trabalhar exageradamente que fará você se tornar rico, e sim suas atitudes. O dinheiro assim como chega a seu bolso ele sai, para ele durar só depende de você saber administrar.



 12. Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente.
Você já parou para conversar com uma pessoa que não tem vontade de aprender mais e mais? Ela sempre fica falando bobagens, coisas que não tem nada haver com você. É mais fácil falar com uma pessoa sem cultura, porém com vontade de aprender, do que pessoas que não querem nada com a vida.




 13. Preste atenção no que lhe ensinam e aprenda o mais que puder.
As pessoas mais velhas sempre tem algo para nos ensinar, tem mais tempo de vida e consequentemente mais experiência. Tudo o que estamos passando com certeza elas já passaram e aprenderam como lidar com essas situações, seja errando ou acertando, os conselhos devem sempre ser ouvidos.




 14. Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livra-la da morte.
Acredito que muitas crianças hoje estão se desviando do que é certo de-vido aos pais que não corrigiram seus filhos. Não precisamos espancar a criança para que ela aprenda, acredito que uma boa conversa antes de qualquer coisa possa resolver muita coisa. Mostre seu amor por ela, demonstre que é amigo e que sempre estará do seu lado.




 15. Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele.
Nossos pais sempre querem o nosso bem, devemos ouvi-los e sempre tentar seguir seus conselhos. Não é em vão que a Bíblia também diga que de-vemos honrar pai e mãe.



 16. Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias de sua vida.
Pecadores todos nós somos, ou seja, não devemos ter inveja de ninguém e claro sempre obedecer a Deus não importando as circunstâncias.







17. Não tenha inveja dos maus, nem procure ter amizade com eles.
Por mais que os maus pareçam prosperar, lembre-se que um dia irão cair, e os bons serão engrandecidos perante Deus.






18. Os pecadores não têm futuro; eles são como uma luz que está se apagando.
Pecar todos nós pecamos, mas será que nos arrependemos? Se arre-penda de seus pecados, pois eles não têm futuro decente.






 19. As prostitutas e as mulheres imorais são uma armadilha perigosa e sem saída. Como um ladrão elas esperam pelas suas vítimas e tornam muitos homens infiéis.
Aqui podemos englobar todas as mulheres que não se dão valor e não sabem esperar, principalmente as que se envolvem com homem compromis-sado. Orem homens e mulheres, pois hoje elas são motivos de muitas separa-ções de relacionamentos no mundo.



 20. Não fique olhando para o vinho que brilha no copo, com a sua cor vermelha, e desce suavemente. Pois no fim ele morde como uma cobra venenosa. Você verá coisas esquisitas e falará tolices.
Toda bebida alcoólica tomada em excesso faz mal. Você sabe seus limi-tes mesmo ou apenas diz que sabe, mas vive bêbado? Na duvida não tome, ela só faz mal para seu corpo, no futuro irá sofrer as consequências.





 21. Com sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.
Como a Bíblia também diz: A mulher sábia edifica o lar. Você tem sido o apaziguador de brigas em sua casa ou o gerador de brigas?







 22. Se sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais im-portante que a força.
Davi quando matou Golias não era forte o suficiente para eliminar o gigante, mas com a sabedoria de Deus vou lá e enfrentou o Golias, o resultado você já sabe, ele vence. Use a sabedoria de Deus para enfrentar os obstáculos que a vida te impõe, na força de seu braço você nunca vencerá!
 23. Os provérbios dos sábios são profundos demais para serem en-tendidos pelos tolos; quando são discutidos assuntos importantes, os tolos não tem nada para dizer.
Busque conhecer mais e mais sobre tudo, pois assim não ficará como um tolo sem saber o que falar perante assuntos que venham surgir entre seus amigos.





 24. Quem planeja o mal será chamado de “criador de problemas”.
Neste tópico nem tenho muito que falar, pois o título já diz tudo, apenas digo para não se meter em encrenca, pois quando a fama de encrenqueiro pega em você vai ser difícil tirá-la. Só Jesus na causa.






25. Quem é fraco numa crise é realmente fraco.
É numa crise que podemos ver se realmente somos fortes na fé, pois nessas horas podemos apenas contar com a força de Deus e a fé em Jesus para nos livrar da mesma. Esperar no Senhor é somente para quem é forte o suficiente e resistir às tentações.






 26. Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte.
Como um dia alguém usado por Deus te ajudou a ser arrastado para a morte, deixe Deus te usar e salve alguém também. Um dia isso será cobrado de você.






 27. Assim como o favo de mel é doce na sua língua, assim também a sabedoria é boa para a sua alma.
Todos nós gostamos de um docinho, alguns em pouca quantidade, outros exageradamente. Como você está buscando sabedoria? Pouco ou exageradamente?






 28. A pessoa honesta pode cair muitas vezes, que sempre se levanta de novo. Mas a desgraça acaba com os maus.
Como citei anteriormente, as pessoas com má índole no fim sempre se dão mal. Mantenha-se honesto mesmo que as circunstâncias te leve para o mau caminho, no fim você será recompensado grandemente.




 29. Não fique contente quando o seu inimigo cair na desgraça.
Mesmo que no fundo queremos o mal para quem nos vez mal um dia, de-vemos abençoar essas pessoas. Agindo ao contrario estaremos também fa-zendo o mal, se não gostamos do que fizeram, porque faremos o mesmo?






 30. Tema a Deus, o Senhor, e respeite as autoridades.
Por ultimo, mas não menos importante, temos SEMPRE temer e obedecer a Deus, pois se estamos vivos, lendo esses conselhos, é por que Deus quis. Devemos honrar e respeitar esse Deus maravilhoso que nos ama incondicionalmente, por mais que erramos e não confiamos Nele muitas vezes.

17 comentários:

  1. Sábios conselhos seja sábio.pratique_os!

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHOSO!!! A sabedoria dada por Deus é a melhor coisa.

    ResponderExcluir
  3. eu ignorei alguns, pois estão direcionados a um certo contexto.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito, obrigado ajudou me muito :D

    ResponderExcluir
  5. Sabedoria é sempre bom nunca é demais

    ResponderExcluir
  6. adorei pela maneira sabia os vossos ensinamento.

    ResponderExcluir
  7. Deus nos ensina tanto eli e o pai e nos filhos .. eli sabe tudo

    ResponderExcluir
  8. sabias palavras.muito bom.simples pratico e aproveitavél.

    ResponderExcluir
  9. bem aproveitavel. Palavras claras e simples.

    ResponderExcluir
  10. Obg senhor por mais uma leitura sabia

    ResponderExcluir