sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Tipos de semente


TEXTO BASE: Mateus 13.4-9

A semente citada neste trecho da Bíblia significa a Palavra de Deus. Então lhe pergunto: O que Jesus quis dizer com cada tipo de semente?
Vamos fazer um resumo de cada tipo de semente:
1º tipo de semente:
Caiu no meio do caminho e os pássaros comeram tudo.
2º tipo de semente:
Caiu em um lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes nasceram, mas quando veio o Sol elas morreram.
3º tipo de semente:
Caiu no meio dos espinhos que as sufocaram.
4º tipo de semente:
Caiu em uma terra boa e se multiplicaram em cem, sessenta e trinta grãos cada.
Agora vamos dividir este texto em duas visões: a primeira às sementes vista como membro da igreja e a segunda como ministrante da Palavra de Deus.

1ª VISÃO: Como membro da igreja:
1º tipo de semente:
São as pessoas que ouvem a Palavra, mas não a entendem. Então vem o diabo e tira tudo que foi semeado no coração delas para que não creiam e não sejam salvas.
2º tipo de semente:
São as pessoas que ouvem a Palavra e aceitam com alegria, mas dura pouco. Pois quando chegam as tribulações logo abandonam a fé.
3º tipo de semente:
São as pessoas que ouvem a Palavra, mas as preocupações e as ilusões do mundo sobressaem a Palavra de Deus, por isso seus frutos podem nunca amadurecer.
4º tipo de semente:
São as pessoas que ouvem, entendem a mensagem e produzem grande colheita. Ou seja, as são as pessoas que obedecem a Palavra de Deus.

A mesma palavra de Deus pode ser plantada em nossos dias, mas os resultados serão determinados pelo coração daquele que ouve.
Quando se permite que ervas daninhas cresçam junto com a semente pura, nenhum fruto pode ser produzido.
Faço-lhe uma pergunta: Que tipo de semente está sendo? Essa é para refletir como fosse age como ouvinte da Palavra de Deus

2ª VISÃO: Como ministrante da Palavra
O trabalho do semeador é colocar a semente no solo. A colheita depende da combinação do solo com a semente.
Quando alguém ensina a Palavra de Deus para várias pessoas, a resposta delas depende do estado do coração de cada uma, quanto mais ela é plantada nos corações das pessoas, maior será a colheita.
Não desamine caso você nem sempre veja os resultados, quando fielmente ensina a Palavra. Na verdade, o Espirito Santo faz um milagre ao usar suas palavras para fazer nascer à fé no coração das pessoas.
Quando você falar com as pessoas a respeito de Deus, esteja certo de que só compreenderão se estiverem prontas para isso.
Seja paciente, aproveite todas as oportunidades para ministrar e ore para que o Espirito Santo abra a mente e o coração de cada pessoa, a fim de que recebam a Palavra e ajam de acordo com elas.
É nossa responsabilidade espalhar a semente, mas não devemos desistir quando de nossos esforços falharem.
O fruto produzido depende da resposta à Palavra. É muito importante ler, estudar e meditar sobre as Escrituras.
A Palavra deve habitar em nossos corações, temos que permitir que nossas ações, nossas palavras e nossa própria vida sejam formadas e moldadas pela Palavra de Deus. Aplicar a Palavra de Deus nos ajuda a crescer.
LEMBRE-SE: Nem toda semente cai em boa terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário