sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O que está barrando sua bênção?


TEXTO BASE: 2 reis 4.8-37

Eliseu era um profeta de Deus, ele vivia viajando pregando a Palavra e servindo a obra de Deus, ia sempre para onde Deus o enviasse. Quando ele precisou de um abrigo na cidade de Suném, uma mulher rica, não negou abrigo a ele, nem comida. Tanto que até lhe fez um quartinho na casa para “o homem de Deus”, como disse no versículo 9.
Então lhe pergunto: Será que estamos sendo hospitaleiros? Será que estamos recebendo bem nossos irmãos? E as pessoas do mundo?
Eliseu queria pagar para a mulher sua hospitalidade, mas em vez dela cobrar Eliseu, lhe disse que não precisava de nada, pois já tinha tudo.
Faço-lhe outra pergunta: Nós temos tudo o que precisamos ou sempre queremos mais?
Muitas vezes reclamamos do que Deus nos dá, dizendo que é pouco ou que não era isso que queríamos. Posso lhe afirmar com certeza que pode não ser o que você queria, mas era exatamente isso que Deus tinha para você.
Indagamos a Deus porque Ele não nos deu o que pedimos, mas já paramos para analisar o porquê que não ganhamos? Muitas vezes não ganhamos porque não estamos preparados espiritualmente, emocionalmente ou fisicamente para aquilo, ou não ganhamos porque só sabemos pedir e não agradecer, não ganhamos porque tivemos pouca fé. Os motivos podem ser vários, mas somente Deus sabe a resposta, pergunte a Ele, com certeza lhe responderá no tempo certo, basta saber ouvir.
A mulher rica era casada com um homem velho, então pela lógica humana não poderiam ter filhos, mas seu desejo oculto era de ter um filho. Eliseu profetizou na vida dela que em 1 ano teria seu filho (uma gravidez dura 9 meses, ela teria 3 meses para engravidar – As condições físicas mais esse agravante lhe permitia a negação do acontecimento).
Pelas suas condições físicas seria impossível engravidar em 3 meses, mas aos olhos espirituais isso era possível sim. (Maria não engravidou virgem?), mas qual foi à reação da moça? “Por favor, não minta para mim!”
Quantas vezes Deus quer te dar as coisas que tanto deseja, os desejos mais ocultos, e quando você está prestes a receber, você nega?
Essa foi à reação da mulher, negou o que o profeta de Deus lhe dizia, mas Deus teve misericórdia e mesmo assim lhe deu o filho (vers. 17).
Quando a mulher recebeu a sua benção, com certeza deve ter ficado muito feliz. O inimigo não gosta de nos ver feliz. E com essa mulher não foi diferente. O menino passou mal e morreu nos braços da mãe. Pergunto-lhe novamente: Qual foi a reação dela? Deitou o menino na cama do quartinho de Eliseu e saiu para falar com o mesmo. Ela não chorou, não gritou, não esperneou, pelo contrário, saiu atrás da única pessoa que podia ajuda-la. (A reação já mudou)
Eliseu viu a mulher de Suném chegando e pediu para o empregado perguntar se estava tudo bem. A mulher respondeu: Esta tudo bem, mas quando chegou aos pés de Eliseu, demonstrou a aflição.
Quando você está perdendo a bênção, perdendo o controle de tudo, qual a sua reação?
Mesmo estando aflita a mulher continuou firme na fé que seu filho iria melhorar, seguiu Eliseu até seu filho e o menino foi ressuscitado por Deus através de Eliseu. (vers. 34-36).
Vamos analisar por partes qual foi à reação da mulher de Suném:
1) Ela negou que seu filho estava morto.
2) Correu atrás de quem podia ajuda-la
3) Quando se encontrou com essa pessoa, se desesperou.
4) Negou que tenha pedido a bênção.
5) Chorou por tudo ter dado certo no fim.
Essas são as etapas de nossa fé quando está tudo prestes a desmoronar na nossa frente e estamos de mãos atadas. Confie no Senhor como essa mulher, que mesmo com o seu filho morto nos braços acreditava que Eliseu podia curar.
Hoje temos Jesus para nos apegar na fé, não precisamos dos homens para isso, apenas para orar junto e sofrer junto com nós, se for preciso. Lembre-se que sempre podemos contar com os nossos irmãos verdadeiros, mas para isso devemos também ser um amigo verdadeiro. A mulher de Suném foi uma amiga de verdade quando recebeu Eliseu em sua casa, e o pagamento de sua hospitalidade foi à cura de seu filho.
O que está barrando a sua benção? A falta de amor pelos irmãos? A falta de fé? Deus quer lhe dar muitas bênçãos!!! Ore a Deus, converse com o Pai e peça para lhe mostrar o porquê. Não perca sua fé, Deus não te abandonou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário