sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Direção certa


Muitas vezes com o passar do tempo nos esquecemos de alguns pontos importantes da caminhada cristã, os quais podem fazer a diferença para podermos desfrutar melhor do que Deus tem para nós.
Uma história da bíblia que é bastante conhecida, a do milagre da multiplicação do azeite, realizada através do profeta Eliseu.

TEXTO BASE: 2 Reis 4:1-7:

vamos tirar algumas lições dessa passagem bíblica:

1- Precisamos mostrar pra Deus as nossas dificuldades:
No primeiro versículo, a mulher mostrou ao profeta a situação que ela estava vivendo, não escondendo nada. Nós também devemos confiar em Deus, falando para Ele quais são as nossas fraquezas, medos e dificuldades.
Confesso que para mim é difícil falar de meus problemas, tenho a tendência de carregar tudo sozinha, mas não é isso que Deus quer de nós.
O Senhor não deseja ouvir de nós palavras bonitas, mas palavras que saiam de um coração sincero e confiante. Para alcançarmos o favor de Cristo precisamos crer apesar das circunstancias.
Não precisamos chegar no fundo do poço para pedir ajuda de Deus, temos que buscar a Deus e ter fé desde o inicio e não quanto tudo está desmoronando.

Salmos 37:5: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.”
1 Pedro 5:7: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”

2-Deus deseja saber o que nós queremos que Ele faça em nossas vidas:
No segundo versículo o profeta pergunta a mulher o que ela quer que ele faça. Assim também o nosso Deus sabe o que precisa fazer, mas Ele deseja ouvir de cada um de nós o que queremos que Ele faça, porque Ele é um Deus de relacionamento.
Deus quer ter um relacionamento intimo com você, Ele não quer te ouvir só quando você está em apuros, Ele quer te ouvir todos os dias e em todos os momentos.
Se você não disser para o médico que dor está sentindo ele não vai saber, pode até descobrir após alguns exames. Com Deus é quase a mesma coisa: Ele até sabe o que você está passando, mas quer que você confesse e fale para Ele.

Lucas 11:9: “Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.”

3-Precisamos de nossos irmãos em Cristo:
No terceiro versículo o profeta pede à mulher que emprestasse, de suas vizinhas, vasilhas.
Podemos aprender com isso que devemos nos unir como corpo de Cristo, ajudando uns aos outros, não somente em oração, mas ajudando a cada um em suas necessidades.
Quem nunca precisou de ajuda? Em algum momento de sua vida você precisou de ajuda, devemos retribuir essa ajuda que recebemos ajudando outras pessoas.
Jesus não tinha dia, hora e nem momento para ajudar as pessoas, com nós não deve ser diferente.

Filipenses 2:3-4: “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas as dos outros.”

4-Precisamos de pessoas que nos ajudem na caminhada com Cristo:
No quinto versículo a viúva começa a encher as vasilhas com a ajuda de seus filhos, os quais estavam convivendo com ela todos os dias.
Assim como a mulher, nós também precisamos do apoio de alguém que seja madura espiritualmente, a qual deve nos ajudar em cada momento de nossas vidas, nos ouvindo, aconselhando e orando por nós.
Nem sempre nossos filhos, maridos, amigos, parentes estarão do nosso lado, às vezes, nem o irmão da igreja estará do nosso lado. Deus estará sempre do nosso lado.
Procure sempre alguém em quem você confia que seja uma pessoa madura espiritualmente, que seja comprometida com as coisas de Deus para pedir ajuda. Nunca divida seus sonhos com quem não sonha. Nunca divida seus problemas com quem só irá te atrapalhar.

Tiago 5:16: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”

5- Quanto mais buscarmos, mais o Senhor nos abençoará:
No sexto versículo quando todas as vasilhas que aquela família juntou ficaram cheias o azeite parou de ser derramado.
Podemos aprender com isso que Deus nos abençoará mais quando mais nós estivermos buscando a Ele.
Nunca deixe de buscar a Deus, na alegria ou na tristeza, busque SEMPRE a Deus.

Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Lucas 4:4: “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.”

Se colocarmos em pratica esses ensinamentos estaremos unidos fazendo a diferença na vida das pessoas, e assim mostraremos ao mundo que realmente vivemos para Deus.
Se comprometa a viver plenamente na presença do Senhor, pois Ele sim nunca lhe abandonará, Ele te escuta, Ele quer te ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário