domingo, 27 de março de 2016

O que parte e se espalha a partir de nós

TEXTO CHAVE: 1 Ts 1.8-10
É comum ouvirmos sons que repercutem e se espalham para longe. Um dos mais comuns é o trovão que ressoa e se espalha até uma grande distância. Num certo sentido todo o ser humano repercute alguma coisa. A nossa vida, o nosso jeito de ser deixa uma impressão na vida das pessoas, dependendo de como procedemos no nosso dia a dia. Sempre somos observados e sempre deixamos um tipo de impressão. O que parte de nós e se espalha na direção das vidas que nos conhecem? Em última analise, que testemunho deixamos por onde somos conhecidos? Os Tessalonicenses repercutiram um testemunho que impressionou aos que os conheciam. Vejamos por que:
1. Por causa da sua fé – v.8
O testemunho da fé e transformação operada pelo evangelho na vida dos Tessalonicenses repercutiu por uma vasta região geográfica, que englobava a Macedônia e Acaia, bem como outras regiões mais distantes ainda. É impressionante a transformação que o evangelho gerou naquelas vidas. Eles compreenderam a verdade do amor de Deus e o valor da obra da cruz e renderam sua vida completamente a Cristo. Foi algo tão profundo, sincero e verdadeiro que seu nível de entrega e de fé em Cristo tornou-se uma referência, um modelo para toda aquela região. – Qual o nível da nossa entrega e da nossa fé frente ao grande amor por nós na pessoa de Jesus? Até onde nós abrimos mão dos nossos pensamentos e interesses e nos rendemos as mãos do Senhor? Que nível de fé veem em nós as pessoas que nos conhecem e com as quais convivemos? O testemunho de transformação dos Tessalonicenses era tão profundo que não precisava acrescentar mais nada para que as pessoas também rendesse sua vida a Cristo. Simplesmente maravilhoso!

2. Por causa do nível de mudanças em suas vidas – v.9
Paulo trouxe o evangelho até aquela cidade e muitos tiveram uma experiência genuína de conversão. Além de ter entendido o amor de Cristo por suas vidas e, consequentemente, ter rendido suas vidas a Ele, passando a expressar uma fé profunda em Deus, eles também compreenderam a necessidade de lançar fora toda a sorte de ídolos que adoravam até em tão. Deixando os ídolos passaram a seguir e servir o Deus vivo. Este é o grande desejo do Senhor para todos os que se convertem. Que, ao receber o evangelho e crer no seu amor por suas vidas, desvencilhem-se de todas as práticas erradas e de todos os envolvimentos pecaminosos. O Desejo de Deus é que nossa mudança seja radical, como foi dos Tessalonicenses. Infelizmente, muitas vezes, quando pessoas se convertem hoje, não deixam as coisas velhas para trás (2 Co 5.17), pelo contrário, ainda retém algumas práticas do tempo antigo. Com certeza, a prática da plena vontade de Deus precisa repercutir intensamente na nossa vida.


3. Por causa da sua esperança com respeito a brevidade da volta de Cristo – v.10
A seriedade e intensidade com que aguardamos a volta de Cristo vai influenciar diretamente na intensidade da nossa fé e no nível de nossa busca de Deus. Os Tessalonicenses criam na brevidade da volta de Cristo, quando seriam definitivamente salvos do castigo de Deus que virá sobre os que não subiram com Cristo. Isso fez com que vivessem intensamente a sua fé e se consagrassem a Deus através de uma vida de santidade. – Chegará o dia em que o Senhor virá para pedir contas da vida de todas as pessoas. Essa certeza precisa nos levar a buscar cada vez mais o reino de Deus e sua justiça (Mt 6.33), e nos empenharmos para juntar tesouros no céu que, em hipótese alguma, nos serão roubados (Mt 6.19-21). Cristo breve virá para pedir contas também, de cada um de nós. Precisamos estar com nossos olhos fitos no céu, aguardando a volta do Rei, para então, escaparmos do castigo divino (Fp 3.20).

Gancho Evangelístico – Estamos envolvidos com o tema Reforma, porque é tempo da igreja acordar e voltar-se completamente ao Senhor para que o avivamento venha. Por isso é desafiador avaliar qual o tipo de testemunho a respeito da nossa vida repercute na direção daqueles que nos conhecem. No nosso texto vimos Paulo elogiando os Tessalonicenses por causa da sua fé, da mudança radical das suas vidas e da esperança que enchia os corações deles com respeito a volta de Cristo. A própria vida deles tornou-se uma proclamação do evangelho. Sua vida consagrada falava por eles. – É isso que Deus quer que repercutamos entre nossos amigos e conhecidos. Nossa fé, nossa consagração e nossa esperança na volta de Cristo. Consolide!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário