quarta-feira, 13 de maio de 2015

Santificação - Ordem de Deus

1 Pe 1. 15 a 16Deus tem muitos alvos, propósitos e projetos para os seus filhos. É por isso que a Bíblia é tão importante. É porque nela que Deus fez registra tudo aquilo que Ele almeja para o homem. Muitos não chegam nem perto daquilo que o Senhor gostaria para as suas vidas, porque não conhecem a Deus, ou não conhecem as Escrituras ou simplesmente não se empenham em aproximar-se do Senhor para conhecê-lo melhor e, é claro, conhecer seus propósitos e alvos para as suas vidas. Hoje vamos analisar um dos principias alvos de Deus para o ser humano, a santificação.

 1.  O QUE É SANTIFICAÇÃO- Rm 12. 1 e 2
É uma ordem de Deus para igreja e não apenas um pedido ou sugestão (1 Ts 4.7; Hb 12.14). Ao recebermos a Cristo como Salvador e Senhor, somos declarados santos diante de Deus, isto é, separados para o uso do Senhor. Mas para estarmos preparados para este uso é preciso santificação. Santificação não é uma opção, uma escolha, mas uma ordem a ser cumprida. Não é possível levar a vida de qualquer jeito distante do Senhor. Se o crente escolher pela sua santificação, estará fazendo o que Deus deseja para sua vida. Quando cremos em Jesus passamos a ter a mente de Cristo (1 Co 2.16), isto é, o Espírito Santo nos direcionando para santidade. Isto quer dizer que santificação não é uma mera reforma na nossa vida, mas acontece na natureza do crente pela ação do Espírito Santo, gerando a morte da velha natureza e na consequente implantação da nova natureza totalmente sujeita a Cristo. Por isso o desafio de Deus é que cresçamos na santificação, usufruindo de comunhão e intimidade com Jesus.

2. SANTIDADE INTERIOR – 1 Ts 4. 3,7

Santidade não é algo que acontece só no nosso interior sem que isto reflita no nosso exterior, nossas palavras, pensamentos e ações.  Mt 15. 19 e 20 ensina que o que contamina o crente é o mal ou pecado dominando seu coração e pensamentos, maus  propósitos, imaginação corrompida, atitudes erradas, conversas sujas etc. A presença do pecado não confessado e abandonado é que estraga a vida do filho de Deus. Precisamos deixar Deus limpar nosso coração e essa limpeza acontece pela ação da palavra de Deus em nossas vidas (Jo 15.3). A palavra de Deus vira a vida do homem do avesso e lhe revela os seus pecados (Hb 4.1 2 e 13). Faça uso do que Deus dispõe para alcançar um coração puro, limpo e santo.

3. QUANDO INICIA A SANTIFICAÇÃO
A santificação começa com o novo nascimento. Quando alguém vem a Jesus vem com todos os seus erros, pecados, sujeiras, e ao dizer sim para Jesus essa pessoa é salva, introduzida no reino de Deus e a partir dai começa a ação transformadora do Espírito no seu interior removendo o velho e implantando o novo, esse processo não é apenas para um tempo, mas é algo para toda vida. É questão de viver aberto para a palavra de Deus, deixando a agir em nosso interior, no transformando cada vez mais na imagem de Cristo, o nosso modelo (Rm 12.2).  Santificação é uma questão de disciplina interior. É aplicar o que está em Fp 4.8 pois este texto é um filtro maravilhoso para nossa vida crescer em santificação. Que a recomendação de Paulo em 1 Ts 5.23 seja perseguida por cada um de nós!

Gancho Evangelístico:
Vivemos no meio de uma sociedade que cada vez se aprofunda no pecado, na iniquidade, no erro. Por isso também Deus tem salientado no meio do seu povo a importância da santificação. Precisamos entender que sem a santificação, jamais veremos a Deus. É o que diz ao Senhor na sua palavra. Infelizmente o que vemos no meio da igreja é uma omissão, um desleixo lamentável com respeito a este tema, a essa vontade de Deus tão claramente expressa nas Escrituras. Tome a decisão de crescer em santidade!  Não se conforme com a sua condição atual! Invista na santificação e consagre-se cada vez mais ao Senhor!  Consolide!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário