terça-feira, 5 de maio de 2015

EVA

Pouco sabemos a respeito de Eva, a primeira mulher do mundo e, portanto, a mãe de todos nós. Eva foi a peça final no maravilhoso e complexo quebra-cabeça da criação de Deus. Agora, Adão tinha outro ser humano com quem podia conviver - alguém que também fora feito à imagem de Deus. Ali estava alguém suficientemente parecido para fazer-lhe companhia e diferente o bastante para um relacionamento. Juntos eram mais excelentes do que cada um poderia ter sido sozinho.
Satanás aproximou-se de Eva no Jardim do Éden, onde ela e Adão viviam. Ele questionou a sua satisfação. Como poderia ela ser feliz se não lhe era permitido comer o fruto de uma das árvores? Satanás ajudou Eva a desviar seu foco de tudo aquilo que Deus fizera e lhe tinha dado para a única coisa que Ele a tinha proibido fazer. E Eva estava disposta a aceitar o ponto de vista de Satanás sem consultar Deus.


Não lhe parece familiar? Quantas vezes nossa atenção é desviada do muito que temos para o pouco que não temos? Aparece aquele sentimento "eu tenho que ter isso". Eva representa todos nós, e sem dúvida mostramos que somos seus descendentes quando repetimos os seus erros. Nossos desejos, assim como os de Eva, podem ser facilmente manipulados. Eles não são a melhor base para as ações. Precisamos manter Deus presente em nosso processo de decisão constantemente. Sua Palavra, a Bíblia, é o nosso guia quando se trata de decisões.

PONTOS FORTES E ÊXITOS:
  • Primeira mulher e mãe.
  • Primeira fêmea. Ao compartilhar um relacionamento especial com Deus, foi co-responsável com Adão pela criação, e demonstrou certas características de Deus.
FRAQUEZAS E ERROS:
  • Permitiu que sua satisfação fosse minada por Satanás.
  • Agiu impulsivamente, sem consultar a Deus e seu marido.
  • Não apenas pecou, mas também partilhou seu pecado com Adão.
  • Quando confrontada, culpou a todos.

LIÇÕES DE VIDA:
  • A mulher também foi feita à imagem de Deus.
  • Os ingredientes necessários para um casamento sólido são o compromisso mútuo, o companheirismo, a unidade e a pureza. (Gn 2.24-25)
  • A tendência humana básica para o pecado remonta  ao início da raça humana.
INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:
Local: Jardim do Éden
Ocupação: Esposa, ajudadora, companheira e co-gerenciadora do Éden.
Familiares: Marido - Adão; Filhos - Caim, Abel, Sete e inúmeros outros filhos.

VERSÍCULO-CHAVE:
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que .esteja como diante dele" (Gn 218)

·         A história de Eva pode ser encontrada em Gênesis 2.18-4.26. Sua morte não é mencionada nas Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário