terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Igreja

Mt 16.18: "Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente, refere-se à reunião de um povo, por convocação. No NT, o termo designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo que se reúne como cidadãos do Reino de Deus, com o propósito de adorar a Deus. A palavra "igreja" pode referir-se a uma igreja local ou à igreja no sentido universal.
1) A igreja é apresentada como o povo de Deus, o agrupamento dos crentes redimidos como fruto da morte de Cristo. É um povo peregrino que já não pertence a esta terra, cujo primeiro dever é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus.
2) A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no Reino de Deus. A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai.
3) A igreja é o templo de Deus e do Espírito Santo.
4) A igreja é o corpo de Cristo. Isto indica que não pode existir igreja verdadeira sem união vital dos seus membros com Cristo. A cabeça do corpo é Cristo.
5) A igreja é a noiva de Cristo. Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela.
6) A igreja é uma comunhão espiritual. Isto inclui a habitação nela do Espírito Santo, a unidade do Espírito e o batismo com o Espírito. Esta comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo amor entre os irmãos.
7) A igreja é um ministério espiritual. Ela ministra por meio de dons outorgados pelo Espírito Santo.
8) A igreja é um exercito engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do Espírito. Seu combate é espiritual, contra satanás e o pecado.
9) A igreja é a coluna e o fundamento da verdade, funcionando, assim, como o alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres.
10) A igreja é um povo possuidor de uma esperança futura. Esta esperança tem por centro a volta de Cristo para buscar o seu povo.
11) A igreja é tanto invisível e visível:
A) A igreja invisível é o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua fé viva em Cristo.
B) A igreja visível consiste de congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis, bem como de crentes falsos, "caídos", espiritualmente "mortos" e "mornos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário