sábado, 9 de abril de 2016

Deuteronômio - Parte 2

Esboço

A. O QUE DEUS TEM FEITO POR NÓS: O PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS  (1.1 - 4.43)
Moisés relembrou os atos poderosos de Deus para ajudar Israel. Ao pensarmos no cuidado especial de Deus com nossa vida, recebemos esperança e encorajamento para o futuro.

B. PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA SANTIFICADA: O SEGUNDO DISCURSO DE MOISÉS  (4.44 - 29.1)

  1. Os Dez Mandamentos
  2. Ame o Senhor, teu Deus
  3. Leis acerca da adoração
  4. Leis para governar a nação
  5. Leis acerca dos relacionamentos
  6. As consequências da obediência e da desobediência
A obediência às leis de Deus traria bênçãos aos israelitas e a desobediência causaria desgraças. Isto era a parte do acordo entre Deus e seu povo. Embora não façamos parte desta aliança, o princípio continua valendo: a obediência e desobediência inevitavelmente acarretam consequências nesta vida e na vindoura.

C. O CHAMADO PARA O COMPROMISSO COM DEUS: O TERCEIRO DISCURSO DE MOISÉS (29.2 - 30.20)
Moisés chamou Israel ao compromisso. Deus ainda nos chama para que nos comprometamos com Ele, amando-o com todas as nossas forças, com nossa alma e nosso coração.

D. A MUDANÇA DE LIDERANÇA: OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS (31.1 - 34.12)
Embora tenha cometido erros, Moisés viveu de forma justa e cumpriu os mandamentos de Deus. Moisés morreu com integridade. Nós também cometemos sérios erros, mas isto não deve impedir-nos de viver de forma integra e comprometidos com a santidade.
_____________________________________________________________

Megatemas

HISTÓRIA
Explicação: Moisés relembrou os poderosos atos pelos quais Deus havia libertado Israel da escravidão do Egito. Contou como Deus ajudou a nação e como os israelitas desobedeceram ao Senhor.
Importância: Ao relembrar as promessas de Deus e seus poderosos atos na História, podemos aprender sobre o seu caráter. Passamos a conhecer o Senhor mais intimamente quando compreendemos o modo como Ele agiu no passado. Nós também podemos evitar erros e enganos em nossa vida atentando para a história de Israel.

LEIS
Explicação: Deus lembrou suas leis a Israel. O contrato legal entre Deus e seu povo precisava ser renovado pela nova geração prestes a entrar na Terra Prometida.
Importância: O compromisso com Deus e com a sua verdade não podem ser negligenciados. Cada geração e cada pessoa precisa responder prontamente ao chamado de Deus à obediência.

AMOR
Explicação: A fidelidade e a paciência de Deus são demonstradas com mais frequência do que sua ira. Deus demonstra seu amor sendo fiel a seu povo e as suas promessas. Em resposta, Ele deseja que o amemos de todo o coração e não obedeçamos a sua lei de forma leviana.
Importância: O amor de Deus é a base de nossa confiança nEle. Confiamos no Senhor porque Ele nos ama; por causa desse amor, devemos respeitá-lo e andar conforme sua justiça.

ESCOLHAS
Explicação: Deus lembrou a seu povo que, para ratificar a aliança, Israel precisava optar pela obediência. A decisão pessoal de obedecer traria muitos benefícios, a rebelião acarretaria severas calamidades.
Importância: Nossas escolhas fazem a diferença. Obedecer a Deus nos beneficia e melhora nosso relacionamento com as pessoas. Abandonar os caminhos do Senhor causa danos a nós e aos outros.

ENSINO
Explicação: Deus mandou que os israelitas ensinassem a seus filhos a Lei do Senhor. Eles deveriam utilizar rituais, instruções e memorizações para assegurar-se de que seus filhos compreenderiam as leis de Deus, a fim de que elas fossem transmitidas as gerações futuras.
Importância: O ensino que é dado a nossos filhos precisa ter qualidade. É importante ensinar a verdade de Deus às futuras gerações. Mas Deus deseja que sua Palavra esteja em nosso coração e em nossa mente, não apenas em nossos lábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário