terça-feira, 24 de março de 2015

ADÃO

Mal podemos imaginar qual deve ter sido a sensação de ser a primeira e única pessoa no mundo. Uma coisa é para nós ser solitário; outra foi para Adão, que nunca havia conhecido outro ser humano. Ele não teve muito do que nos faz ser quem somos: infância, pais, família ou amigos. Foi preciso aprender quem era por si só. Felizmente, Deus não o deixou lutando sozinho por muito tempo até presenteá-lo com uma companheira ideal, Eva. Ambos formavam uma unidade; eram completos e inocentes, sem qualquer sinal de vergonha.
Uma das primeiras conversas de Adão com sua maravilhosa maravilhosa companheira deve ter sido a respeito das regras do jardim. Antes que Deus fizesse Eva, já havia concedido Adão completa liberdade no jardim, junto com a responsabilidade de zelar por este. Mas uma árvore lhe era proibida - a árvore do conhecimento do bem e do mal. Adão teria dito a Eva todas estas coisas. Ela sabia, quando Satanás aproximou-se, que aquele fruto não deveria ser provado, mas decidiu comê-lo e então ofereceu-o a Adão. Nesse instante, o destino da criação estava traçado. Lamentavelmente, Adão não parou para considerar as consequências; ele foi em frente e comeu o fruto.


Naquele momento de pequena rebelião, algo grande, belo e livre foi despedaçado... a criação perfeita de Deus. Adão foi separado de Deus pelo desejo de agir por si próprio. O efeito em uma janela de vidro é o mesmo se quebrada por um pequeno ou um grande seixo - os muitos fragmentos jamais podem ser colados novamente.
Deus, entretanto, tinha um plano para vencer os efeitos de rebelião. A Bíblia inteira mostra como este plano se desenvolveu, culminando com a vinda do próprio Deus à terra, por meio de seu Filho Jesus. Sua vida sem pecado e sua morte possibilitaram o perdão de Deus a todos quantos o desejassem. Nossos pequenos e grandes atos de rebelião provam que somos descendentes de Adão. E somente pedindo perdão a Jesus Cristo podemos nos tornar filhos de Deus.

PONTOS FORTES E ÊXITOS:
  • Primeiro zoólogo - conferiu nome aos animais.
  • Primeiro arquiteto de paisagens, designado para cuidar do jardim.
  • Pai da raça humana.
  • Primeira pessoa  feita à imagem de Deus, e o primeiro homem a partilhar um relacionamento íntimo e pessoal com Deus.
FRAQUEZAS E ERROS:
  • Fugiu da responsabilidade e culpou a outros; preferiu esconder-se a confrontar; inventou desculpas ao invés de admitir a verdade.
  • Maior falta: juntamente com Eva trouxe pecado ao mundo.

LIÇÕES DE VIDA:
  • Como descendente de Adão, todos refletimos em algum grau imagem de Deus.
  • Deus está à procura de pessoas que, embora sejam livres para fazer o mal, escolham amá-lo.
  • Não devemos culpar outros por nossas falhas.
  • Não podemos nos esconder de Deus.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:
Local: Jardim do Éden
Ocupação: Zelador, jardineiro e fazendeiro.
Familiares: Esposa - Eva; filhos - Caim, Abel, Sete e inúmeros outros. Único homem que nunca teve pai e mãe terrenos.

VERSÍCULO-CHAVE:
“Então, disse Adão: Mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Gn 3.12); "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também  todos serão vivificados em Cristo" (1 Co 15.22)

·         A história de Adão pode ser encontrada em Gênesis 1.26-5.5. Ele também é mencionado em 1 Crônicas 1.1; Lucas 3.38; Romanos 5.14; 1 Coríntios 15.22,45; 1 Timóteo 2.13,14

Nenhum comentário:

Postar um comentário