sábado, 5 de janeiro de 2013

ABEL

Abel foi a segunda criança trazida ao mundo, mas a primeira a receber Deus. Tudo o que sabemos a respeito deste homem é que era filho de Adão e Eva, pastor de ovelhas, apresentou sacrifícios agradáveis a Deus e teve sua breve vida interrompida pelas mãos do irmão mais velho enciumado, Caim.
A Bíblia não menciona por que Deus gostava dos sacrifícios de Abel e não aceitava os de Caim, mas tanto Caim quanto Abel sabiam a vontade de Deus. Apenas Abel obedeceu. Por toda a sua história, Abel é lembrado por sua obediência e fé, e é chamado “justo”.
A Bíblia está repleta de orientações gerais e expectativas de Deus quanto a nossa vida. Ela é também cheia de orientações mais especificas. A exemplo de Abel, devemos obedecer a todo custo e confiar em Deus para fazer as coisas certas.

PONTOS FORTES E ÊXITOS:
·         Primeiro membro da Galeria da fé em Hebreus 11.
·         Primeiro pastor.
·         Primeiro mártir pela verdade.

LIÇÕES DE VIDA:
·         Deus ouve os que se achegam a Ele.
·         Deus reconhece a pessoa inocente e, cedo ou tarde, Ele pune o culpado.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:
Local: Fora do Éden
Ocupação: Pastor de ovelhas
Familiares: Pais: Adão e Eva; irmão: Caim

VERSÍCULO-CHAVE:
“Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala.” (Hebreus 11.4)

·         A história de Abel pode ser encontrada em Genesis 4.1-8. Ele também é mencionado em Mateus 23.35; Lucas 11.51; Hebreus 11.4 e 12.24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário