Texto base: Nm 14.20-23
PRELETOR: Vanessa Cano
Israel teve uma clara visão de Deus mais do que qualquer outro povo, pois tinha as suas leis e a presença do Altíssimo. A recusa de Israel em servir a Deus após testemunhar seus milagres e ouvir sua Palavra tornava ainda mais severo o julgamento contra a nação.
Deus não exagerou quando disse que os israelitas, por diversas vezes, deixaram de confiar nEle e obedecer-lhe.
Como exemplo dos pecados de Israel, cito:
- Falta de fé para atravessar o mar Vermelho (Ex 14.11,12);
- A murmuração quanto às águas amargas de Mara (Ex 15.24);
- A reclamação no deserto de Sim;
- A atitude de recolher mais do que a cota diária de maná (Ex 16.20);
- O recolhimento no maná no Sábado (Ex 16.27-29);
- A queixa sobre a falta de água em Redifim (Ex 17.2,3);
- O culto ao bezerro de ouro (Ex 32.7-10);
- O protesto em Taberá (Nm 11.1,2);
- A reclamação sobre a falta de deliciosas comidas (Nm 11.4);
- A falta de confiança em Deus para entrar e possuir a Terra Prometida (Nm 14.1-4).
Grandes oportunidades requerem grande responsabilidade. Como Jesus disse: "E o servo que soube a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais lhe pedirá" (Lc 12.47,48).
Que grande responsabilidade temos de obedecer e servir a Deus; possuímos a Bíblia e conhecemos o Filho de Deus, Jesus Cristo!
Jesus nos disse como viver até que Ele venha: devemos estar atentos à Ele, trabalhar diligentemente e obedecer a seus mandamentos. Tais atitudes são especialmente necessárias aos líderes. Aqueles que forem atentos e fiéis receberão cada vez mais oportunidades e responsabilidades. Quanto mais recursos, talentos e entendimento tivermos, mais solicitados seremos a usá-los eficazmente. Deus não julgará responsáveis por dons que Ele não nos tenha dado, mas todos nós recebemos dons e deveres suficientes para nos mantermos ocupados até a volta de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário