sábado, 26 de março de 2016

Números - Parte 2

Esboço

A. O PREPARO PARA A JORNADA  (1.1 - 10.10)
    1. O primeiro censo da nação
    2. A função dos levitas
    3. A pureza do acampamento
   4. Orientação para a jornada
Como parte da preparação de Israel para possuir sua herança, o Senhor deu rígidas instruções quanto à santidade. O Senhor deseja para seu povo um estilo de vida diferente das nações que o cercam, almeja um povo santo. Devemos preocupar-nos com a santidade da Igreja!

B. A PRIMEIRA INVESTIDA PARA CONQUISTAR A TERRA PROMETIDA  (10.11 - 14.45)
    1. O povo murmura
    2. Miriã e Arão se opõem a Moisés
    3. Dez espiãs incitam rebelião contra Deus
Os israelitas foram impedidos de entrar na Terra Prometida por causa de sua descrença. O povo de Deus sempre enfrentou lutas devido à falta de fé. Precisamos impedir que a incredulidade tenha lugar em nossa vida, pois ela nos priva de gozarmos as bênçãos prometidas por Deus.

C. A PEREGRINAÇÃO NO DESERTO (15.1 - 21.35)
    1. Regras adicionais
    2. Muitos líderes se rebelam contra Moisés
    3. Deveres dos sacerdotes e dos levitas
    4. A nova geração
Quando reclamaram contra Deus e criticaram Moisés, os israelitas foram severamente punidos. Mais de 14 mil homens morreram como resultado da rebelião contra Moisés, entre eles, Corá, Datã, Abirã, toda a família deles e 250 sacerdotes. Se permitirmos que a insatisfação e a murmuração tenham lugar em nossa vida, poderemos facilmente ser conduzidos à desastre. Não devemos reclamar ou criticar  nossos lideres.

D. A SEGUNDA INVESTIDA PARA CONQUISTAR A TERRA PROMETIDA (22.1 - 36.13)
    1. A história de Balaão
    2. O segundo censo da nação
    3. Instruções quanto às ofertas
    4. Vingança contra os midianitas
    5. As tribos além do Jordão
    6. Acampados nas planícies de Moabe
Os moabitas e os midianitas não conseguiram fazer com que Balaão amaldiçoasse Israel, mas obtiveram do profeta conselhos sobre como levar os israelitas à derrota, fazendo com que adorassem ídolos. Balaão conhecia a verdade, mas caiu na tentação das recompensas materiais e pecou. Conhecer a verdade não é suficiente. Precisamos também fazer o que é certo.
_____________________________________________________________

Megatemas

CENSO
Explicação: Moisés contou os israelitas duas vezes. O primeiro censo organizou pessoas em grupos para que se defendessem melhor. O segundo preparou-as para conquistar a terra a leste do rio Jordão.
Importância: Era necessário organizar as pessoas em grupos, a fim de que houvesse mais eficiência nas grandes empreitadas. É sábio calcular o custo antes de entrar em qualquer empreendimento. Quando estamos cientes dos obstáculos à nossa frente, podemos evitá-los com mais facilidade. Na obra de Deus, precisamo remover as barreiras de nosso relacionamento com as pessoas para que nossa eficiência não seja diminuída.

REBELIÃO
Explicação: Em Cades, doze espiãs foram enviados a Canaã, a fim de reconhecer o território dos inimigos. Ao retornarem, dez disseram que Israel deveria desistir e sua herança e voltar para o Egito. Como resultado, o povo recusou-se a entrar na terra. Ao deparar-se com uma escolha, Israel rebelou-se contra Deus. A rebelião, não começou com uma revolta, mas com a implicância e murmuração contra Moisés e Deus.
Importância: A rebelião contra Deus é sempre grave. Não é algo banal, pois o castigo de Deus para o pecado costuma ser muito severo. Nossa rebelião não começa com a guerra, mas de forma sutil, com implicância e críticas. Assegure-se de que seus comentários negativos não sejam o reflexo de um espírito rebelde.

PEREGRINAÇÃO
Explicação: Por terem se rebelado contra Deus, os israelitas peregrinaram durante 40 anos no deserto. Isto demonstra a severidade com a qual Deus pune o pecado. Quarenta anos foram suficientes para que todos os que guardavam os costumes e valores do Egito morressem; foi o tempo suficiente para que uma nova geração fosse treinada nos caminhos do Senhor.
Importância: Deus julga o pecado duramente porque Ele é santo. As peregrinações no deserto demonstram a gravidade da desobediência aos olhos de Deus. Purificar-nos de todos os pecados é vital para o propósito de Deus.

CANAÃ
Explicação: Canaã era a terra que Deus havia prometido a Abraão, a Isaque e a Jacó. Era o lugar de descanso para o povo de Deus, separado para a verdadeira adoração espiritual.
Importância: Embora a punição de Deus para o pecado seja severa, Ele oferece reconciliações e esperança; seu amor é realmente maravilhoso. Assim como o amor e a lei de Deus guiaram Israel à Terra Prometida, pode dar um sentido para nossa vida e guiar-nos ao céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário