sábado, 5 de março de 2016

Levítico - Parte 1

INTRODUÇÃO

"DEUS parece tão distante... se ao menos eu pudesse vê-lo ou ouvi-lo..." Você já se sentiu desta forma - lutando contra a solidão, desesperado, cheio de pecado e  sobrecarregado de problemas? Todos fomos feitos à imagem de Deus para termos um relacionamento pessoal com Ele. Quando esta comunhão é quebrada, ficamos incompletos e precisamos de restauração. A comunhão com o Deus vivo é a essência da adoração. Ela é vital, atingindo o âmago da nossa vida. Talvez seja esse o motivo por que existe um livro na Bíblia dedicado à adoração. Após a dramática saída do Egito (Ex 19 - Nm 10). Foi um período de descanso, ensino, construção e encontro com Deus face a face. A redenção em Êxodo é a base para a purificação e adoração, e para o culto em Levítico.
A grande mensagem em Levítico é a santidade de Deus - "... Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo"(19.2). Mas como podem pessoas pecadoras aproximar-se do Deus santo? Primeiro, é necessário lidar com o pecado. Os primeiros capítulos de Levítico fornecem instruções detalhadas para as ofertas de sacrifico, que constituíam simbolo ativo de arrependimento e obediência. Quer fossem bois jovens, grãos, cabritos ou ovelhas, as ofertas sacrificiais tinham de ser perfeitas, sem defeito ou manchas, simbolizando o sacrifício definitivo que estava por vir - Jesus, o Cordeiro de Deus, Jesus veio e abriu caminho para Deus, dando vida como sacrifício final em nosso lugar. A verdadeira adoração e unidade com Deus se inicia quando confessamos os nossos pecados e aceitamos a Cristo como único que pode nos redimir do pecado e nos aproximar de Deus.
Em Levítico, os sacrifícios, os sacerdotes e o Dia da Expiação abriram caminho para os israelitas se achegarem a Deus. O povo também deveria adorar a Deus em todo o seu modo de viver. É por esse motivo que lemos acerca das leis da santidade (caps. 11-15) e das regras para o dia-a-dia padrões do mundo (caps. 18-20) e votos (cap. 27). Tais instruções dizem respeito a um caminhar santo com Deus e a padrões de vida espiritual que ainda se aplicam aos dias de hoje. Por isso, a adoração possui um aspecto horizontal - o Deus ser honrado em nossa vida enquanto nos relacionamos com outras pessoas.
A ênfase em Levítico é a celebração. O livro fornece instruções para as festas, que eram ocasiões especiais e regulares em que o povo se lembrava dos feitos de Deus, dando-lhe graças e dedicando-se mais uma vez para o seu serviço (cap. 23). Nossas tradições cristãs são diferentes, mas necessárias para a adoração. Também precisamos de dias especiais para adorar e celebrar com nossos irmãos e para lembrar a bondade de Deus em nossas vidas. Ao ler o livro de Levítico, dedique-se novamente à santidade e adore a Deus em particular, nos cultos e em celebrações especiais.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

PROPÓSITO: Um manual para os sacerdotes e levitas traçarem suas responsabilidades quanto à adoração e um guia de vida santa para os hebreus.

AUTOR:Moisés

DATA: 1445 - 1444 a.C.

PANORAMA: Ao pé do monte Sinai, Deus ensina os israelitas a serem um povo santo.

VERSÍCULOS-CHAVE: "... Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo." (19.2)

PESSOAS-CHAVE: Moisés, Arão, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

LUGAR-CHAVE: Monte Sinai.

CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: A santidade é mencionada em Levítico mais vezes (152) do que em qualquer outro livro da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário