sábado, 9 de abril de 2016

Deuteronômio - Parte 2

Esboço

A. O QUE DEUS TEM FEITO POR NÓS: O PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS  (1.1 - 4.43)
Moisés relembrou os atos poderosos de Deus para ajudar Israel. Ao pensarmos no cuidado especial de Deus com nossa vida, recebemos esperança e encorajamento para o futuro.

B. PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA SANTIFICADA: O SEGUNDO DISCURSO DE MOISÉS  (4.44 - 29.1)

  1. Os Dez Mandamentos
  2. Ame o Senhor, teu Deus
  3. Leis acerca da adoração
  4. Leis para governar a nação
  5. Leis acerca dos relacionamentos
  6. As consequências da obediência e da desobediência
A obediência às leis de Deus traria bênçãos aos israelitas e a desobediência causaria desgraças. Isto era a parte do acordo entre Deus e seu povo. Embora não façamos parte desta aliança, o princípio continua valendo: a obediência e desobediência inevitavelmente acarretam consequências nesta vida e na vindoura.

C. O CHAMADO PARA O COMPROMISSO COM DEUS: O TERCEIRO DISCURSO DE MOISÉS (29.2 - 30.20)
Moisés chamou Israel ao compromisso. Deus ainda nos chama para que nos comprometamos com Ele, amando-o com todas as nossas forças, com nossa alma e nosso coração.

D. A MUDANÇA DE LIDERANÇA: OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS (31.1 - 34.12)
Embora tenha cometido erros, Moisés viveu de forma justa e cumpriu os mandamentos de Deus. Moisés morreu com integridade. Nós também cometemos sérios erros, mas isto não deve impedir-nos de viver de forma integra e comprometidos com a santidade.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

domingo, 3 de abril de 2016

Nascidos de Deus

TEXTO CHAVE: 1 Jo 3.6-9


Por causa do seu grande amor pela humanidade Deus planejou e realizou uma obra completa para resgatar o homem do seu pecado e trazê-lo de volta para si. Cristo veio ao mundo e se sujeitou plenamente a vontade do Pai por que era a única possibilidade de reconciliar a humanidade com Deus. Esta é a grande mensagem do evangelho, o amor de Deus pelo homem e o Seu desejo de que este se arrependa e creia em Jesus. No entanto, uma vez passado pelo autêntico novo nascimento e não apenas por uma experiência emotiva da alma, esta agora nova criatura precisa viver uma vida totalmente diferenciada ( 2 Co 5.17). Não pode mais viver no pecado como fazia antes, mas lançar fora de sua vida toda a prática contrária aos mandamentos de Deus. Tema importante e desafiador, com certeza!

1. Quem nasce de Deus é fecundado pela semente divina. v9b
Esta semente divina tanto pode ser a palavra regeneradora do evangelho (1 Jo 2.24; 1 Pe 1.23); ou pode ser a habitação do Espírito Santo (1 Jo 2.20, 27); ou ainda a nova natureza implantada por Deus no coração daqueles que creem. Independente desta afirmação de João, o fato é que com essa semente, o poder dominante do pecado é cancelado. Isso significa que não é muito difícil fazer uma avaliação a respeito do quem habita e dirige nossa vida. Quando entendemos o nível da ação de Deus em nossa vida, não tem como não ocorrer uma Reforma tremenda no nosso interior, que nos leva ao abandono de todo o tipo de pecado. Deus nos fecundou com a semente do céu, que nos habilita para uma vida santa.

2. Quem é nascido de Deus não vive na prática do pecado. v9a
A verdade, infelizmente, é que muitos que se dizem cristãos, de fato, nunca passaram pela experiência real do novo nascimento. Não nasceram como Jesus ensina, da água e do Espírito (Jo 3.5). Quando alguém nasce do Espírito, ele passa a ser habitação, templo do Espírito (1 Co 3.16). Isso significa que aquele que é Santo passa a controlar e dirigir a vida dessa pessoa e, claro, afasta-a cada vez mais da prática do pecado e a leva a obediência dos mandamentos registrados nas Escrituras. Precisamos entender que a vida que agrada o Senhor é a vida de retidão, de justiça, de santidade. Uma vida em que a prática dos mandamentos de Jesus é o maior anseio e a mais pronta decisão. Isso é decisivo e João é muito claro ao afirmar que, se alguém não abandona a prática do pecado está sobre o controle do pecado. E mais, Jesus veio para destruir todas as obras do diabo. O inimigo não pode manter o verdadeiro filho de Deus preso na prática do pecado (1 Jo 3.8).

3. Quem é nascido de Deus obedece os mandamentos 1 Jo 3.24
Os mandamentos de Jesus são maravilhosos por que revelam a vontade de Deus para a vida daqueles que permanecem nEle. Se nos determos no estudo dos ensinos de Jesus, descobriremos ali toda a sorte de mandamentos que Ele nos deixou. Com certeza, não são para dificultar nossa vida, para roubar nossa paz e alegria mas são para nos ajudar a vencer o pecado e, por outro lado, passar a viver uma vida que verdadeiramente agrade o Senhor. O próprio João nos fala do caráter destes mandamentos (1 Jo 5.3) e do que nos revela a sua prática (1 Jo 2.3-5). Segundo João, dizer que se conhece a Deus sem se empenhar em guardar os mandamentos, nos torna mentirosos. O Verdadeiro cristão se empenha em conhecer e praticar os mandamentos ensinados pelo Mestre.

Gancho Evangelístico – Creio que existe uma falta de entendimento muito grande com respeito ao efeito da obra da cruz na nossa vida e sobre o nível de transformação que precisa ocorrer quando nos convertemos. Ser nova criatura pela fé em Cristo nos torna habitação do Espírito Santo. Isso libera uma capacidade, um poder que nos possibilita vencer as tentações que nos sobreveem e manter a carne sujeita a Deus. Mais do que nunca o Senhor precisa de um povo que seja justo e viva em santidade. Os recursos para isso estão disponíveis! O desafio para nossa vida é 2 Cr 7.14. Buscando a Deus Sua vida haverá de fluir em nós e seremos santos como nosso Senhor é santo. Consolide!!!

Ap. Claudemar Rheinheimer – 17/03/2016

sábado, 2 de abril de 2016

Deuteronômio - Parte 1

INTRODUÇÃO

REUNIÕES com colegas de escola primária ou secundária, antigos amigos, vizinhos, parentes, álbuns de fotografias e certas canções podem suscitar lembranças e mexer com as nossas emoções. O passado é um caleidoscópio de promessas, erros, fracassos e vitórias. Às vezes, desejamos esquecer lembranças dolorosas. Recordar acontecimentos desagradáveis normalmente enfraquece nossa confiança no futuro. Mas existe um tempo para relembrar. Os erros não devem ser repetidos, os compromissos precisam ser cumpridos, e a promessa de obter vitória pode encorajar-nos a prosseguir em direção ao alvo.
O livro de Deuteronômio parece um tratado entre um rei e seus vassalos. É um alerta para Israel lembrar quem é Deus e o que Ele havia realizado pela nação; recordar que, por falta de fé, a antiga geração de israelitas peregrinou durante 40 anos e morreu no deserto. Embora o Egito tivesse ficado para trás e Moisés posicionasse o povo a leste do rio Jordão para tomar posse, aquela geração incrédula nunca entrou na Terra Prometida. Por isso, após 40 anos deste acontecimento, Moisés faz um balanço da história de Israel até então e enfatiza grandes atos de Deus a favor de seu povo. Ele recorda a lei e conduz o povo a renovar a aliança com Deus.
As lições são claras. Por meio do histórico de realizações de Deus em prol de seu povo, este deveria ter fé e seguir os caminhos do Senhor; agir conforme Ele esperava; ouvir e obedecer à Palavra de Deus. Poe ser uma nação eleita, Israel deveria amar seu Senhor por completo.

Deus quer te armar agora!

Texto base: Efésios 6.11


Por: Michelle Coutinho /BLOG PALAVRA DO DIA

     "Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo."

     Se você soubesse que amanhã ia ter uma guerra e que a sua casa fosse o alvo principal, o que você faria? Estou certa de que você iria fazer algo, iria se proteger, colocar a sua família em local seguro. Não é verdade?
     É isso o que esse versículo esta querendo dizer para nós hoje. Situações vira e mexe vem sobre as nossas vidas e muitas vezes vemos pessoas chutando o pau da barraca porque não aguenta o tranco da vida. (Desculpe dizer assim)
    Aqui nesse versículo vemos um alerta e por isso eu vou esmiuçar para você entender. Ele diz assim: “Se protejam, comam da palavra de Deus, coloque em pratica, ore, cante louvores, procurem estar perto de Deus e fazer aquilo que agrada a ele, pois quando as dificuldades vierem, nós não vamos desfalecer, não vamos cair, não vamos entregar os pontos, não vamos querer desistir”.
     Muitas vezes deixamos para buscar somente quando já estamos na luta e então o processo é mais doloroso, pois não estamos armados com a armadura e assim somos alvos fáceis.
     Hoje independente de como você estiver, pode ser que tudo esteja muito bem e você se vê sem lutas, ou você se encontra no meio da guerra. Deus quer te armar agora! Deus manda te dizer que vai te livrar dessa vez e assim que a luta acabar você deve busca-lo intensamente!
     Se você estiver alegre, cante louvores a Deus!
    Se você estiver triste, cante, ore e se não conseguir procure alguém que você sabe que pode orar por você!

     Hoje procure se armar e se você conhece alguém que precisa, ajude ela a se armar também!

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Garotas, se valorizem!

Pequena Palavra da cantora Marcela Tais sobre garotas que devem se valorizar. Vale a pena assistir.


Ele é o dono do milagre!

Texto base: Números 11.23


Por: Erika Ribon / Blog Palavra do dia

     O Senhor respondeu a Moisés: “Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não “

     Na maioria das vezes que pedimos algo ao Senhor, nós tentamos explicar para Ele como fazer, como resolver ou como preparar o que precisamos. Em momentos como esse, estamos usando nossa visão física e humana, pois não podemos ver além das nossas limitações. Neste texto é possível entender que Moisés estava vendo apenas o que estava ao seu alcance e esqueceu que estava falando com o dono dos milagres, inclusive de todos os milagres que ele mesmo havia testemunhado.
     Ao pedir algo para Deus, lembre que Ele é o dono do milagre e que para Ele não há limitação. Espere com fé e deixe o Senhor agir ao seu modo, porque tudo o que Ele faz é perfeito.

quinta-feira, 31 de março de 2016

O antigo e o novo método de sacrifício

MÉTODO ANTIGO DE SACRIFÍCIO

  • Era temporário (Hb 8.13);
  • Arão - primeiro sumo sacerdote (Lv 16.32);
  • Da tribo de Levi (Hb 7.5);
  • Era efetuado com sangue de animais (Lv 16.15);
  • Requeria muitos sacrifícios (Lv 22.19);
  • Eram necessários animais perfeitos (Lv 22.19);
  • Exigia cuidadosa aproximação do Tabernáculo (Lv 16.2);
  • Olhava para o novo método de sacrifício (Hb 10.1).


MÉTODO NOVO DE SACRIFÍCIO




  • É permanente (Hb 7.21);
  • Jesus - único Sumo Sacerdote (Hb 4.14);
  • Da tribo de Judá (Hb 7.14);
  • Ministrado no céu (Hb 8.12);
  • É efetuado com sangue de Cristo (Hb 10.5-12);
  • Requer apenas um sacrifício (Hb 9.28);
  • É necessária uma vida perfeita (Hb 5.9);
  • Encoraja a aproximação confiante (Hb 4.16);
  • Põe de lado o antigo sistema (Hb 10.9).

Enxergue o Invisível!

Texto base: Hebreus 10.35


    Por: Michelle Coutinho / Extraído de Lagoinha. com

     "Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada."

     Toda tribulação é momentânea, tem data para começar e data para terminar. Você pode ter problema, mas o problema não pode ter você; pode ter tribulação, mas a tribulação não pode te ter. Essas pequenas dificuldades, na verdade tão transitórias, estão conquistando para nós uma recompensa permanente, gloriosa e sólida, que não se pode comprar com nossa dor.
     Não deixe o mundo que você enxerga ser a sua última voz. Saiba que existe algo além do que tem visto aqui. Podemos passar por aflições, mas a glória está além de qualquer coisa que venhamos a passar. O que determina se a tribulação é leve, é com o que você a compara. O que tem peso em nossa vida é a glória, o único peso que o Senhor quer que você carregue é o peso da glória. Um dos elementos de unção na bíblia é o azeite. Isso porque para a azeitona dar o seu óleo, ela passa por muita tribulação. Lembre-se sempre: quanto mais o mundo quiser te apertar, mais vai fluir unção da sua vida.
     As aflições no corpo provocam renovação no espírito. Nas balanças antigas eram usados os contra peso para pesar uma mercadoria, ou seja, de um lado ficava o peso e do outro colocavam a mercadoria até os dois pratos ficarem na mesma altura. Agora, imagine o que significa a glória como contra peso. O futuro está nas mãos do Senhor. Cuidado para que aquilo que é externo não virar eterno em sua vida.
    Durante todo o tempo olhamos para as coisas visíveis, que são transitórios, enquanto deveríamos aprender a enxergar as invisíveis, que são de fato permanentes. Muito do que é invisível no presente se torna visível no futuro, em nossa jornada de fé.
    Quando for elogiado e aplaudido, não dê atenção; quando for rejeitado e maltratado, não desista. Não permita que os elogios e as críticas humanas te desviem do caminho. Aconteça o que acontecer não tire os olhos do alvo, por maior que os obstáculos sejam extremos, os prêmios são eternos.
     Está se sentindo apertado pelas circunstâncias? Permita que de você flua a unção!
     “Toda tribulação é momentânea, tem data para começar e data para terminar”.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Você Pode Confiar em Deus

     Quando o apóstolo Paulo, por exemplo, está dando um discurso para alguns presbíteros da igreja de Éfeso, ele diz em Atos 20 que eles devem cuidar do rebanho de Deus, a igreja de Deus em Éfeso, que Deus comprou com seu próprio sangue. Isso não é notável? Deus? Com seu próprio sangue? É claro, ele poderia esmiuçar isso, ele poderia explicar só um pouco mais. Isto é, ele poderia dizer, é claro, não é o Pai Celestial, mas o Filho de Deus, Jesus, que é o próprio Deus, e por ele ser Deus, ele dá sua vida e derrama seu sangue, portanto é apropriado dizer que Deus derramou sua vida. Se você tiver que desembrulhar foi isso que ele quis dizer.

     Contudo, não deixe o choque da linguagem impedir você. Esta é a ação de Deus em Cristo Jesus, no Deus-Homem. Esta não é a morte de um indivíduo humano, e nada mais. É o indivíduo humano que também era o Deus Vivo que foi pendurado naquela cruz não por ser forçado a fazer pelas circunstâncias, mas porque ele está trazendo em si mesmo todos os fios do sistema sacrificial do Antigo Testamento, aquele sistema de templo, trazendo-o para de si mesmo, todos os fios da queda, a promessa da semente da mulher vindo para esmagar a cabeça da serpente através de sua própria morte.

     Levando o pecado e rudemente zombado, Ele permaneceu em meu lugar condenado com seu sangue, o meu perdão ele selou! Aleluia! que grande Salvador!

     É apropriado falar do Deus que morre.

     No fim da Primeira Guerra Mundial, a mais sangrenta, disparatada e estúpida guerra, muitos poetas ingleses; Wilfred Owen, Rupert Brook, mais um ou dois; escreveram algumas poesias muito comoventes sobre a selvageria da guerra. Uma das menores obras, de Edward Shillito, era chamada de “Jesus das Cicatrizes”. E o poeta termina dizendo:

     “Outros deuses eram fortes, mas tu eras fraco;
     Eles cavalgaram, mas cambaleaste até teu trono;
     E às nossas feridas, só as feridas de Deus podem falar.
     E nenhum deus possui feridas, além de ti.”

    Então quando encaramos as desolações da incerteza, quando há sofrimento e agonia em nossas vidas ou no mundo, e nos perguntamos o que Deus está fazendo e não temos respostas, e relemos o livro de Jó, essa literatura sapiencial, que vimos sessões atrás, e ouvimos Deus dizendo: “Você não entende tudo”. Nós podemos agora adicionar mais uma coisa: ”Somente Deus pode falar com as nossas feridas, E nenhum deus possui feridas, além de ti.” Você pode confiar em um Deus que não é apenas soberano, mas que sangra por você. E às vezes quando não há outras respostas para sua culpa, ou seus medos, ou suas certezas, ou sua angústia, há um lugar inalterável para você ficar de pé. É o solo diante da cruz.

(D.A. Carson)
(Voltemos ao Evangelho)

Deus quer honrar a sua fé!

Texto base: Salmos 125.1


     Por: Michelle Coutinho / BLOG PALAVRA DO DIA

     "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre."

    Você confia em Deus? Então permaneça crendo, não abra mão da sua fé diante das situações difíceis. Não seja abalado, mas permaneça crendo sempre!
     Mais uma semana se iniciando, algumas situações podem vir para querer abalar a sua fé, mas você não vai recuar... Segure a sua fé e vença todos as dificuldades em nome de Jesus! Veja (2 Samuel 23:8-12) - Deus não tem prazer nos que recuam, mas honra aquele que continua firme diante das dificuldades e não desiste!
     Deus quer honrar a sua fé, então não se abale!
     Tenha fé e tenha uma semana de milagres!

terça-feira, 29 de março de 2016

Como anda seu relacionamento?

Texto base: Ct 5.2-16

     Por: Vanessa Cano

     Neste trecho, é revelado como o relacionamento deste casal se desenvolveu e amadureceu, apesar dos problemas.
     Algum tempo havia se passado desde o casamento, e a jovem sentiu que alguma indiferença havia se instalado em seu relacionamento.
     Ela se mostrara indiferente ao marido e, mesmo tendo mudado sua atitude, com o passar do tempo, ele havia ido embora. A impaciência e o egoísmo dela, apesar de breves, causaram a separação. Mas a jovem agiu rapidamente; visando corrigir o problema, procurou o marido (Ct 6.8).
     É inevitável que, com o passar do tempo e o crescimento da intimidade, um casamento comece a perder a vivacidade inicial. Olhares e toques não produzem mais a mesma reação emocional. Os conflitos e as pressões podem chegar, ocasionando a perda da ternura.
    O mundo não é um porto para amantes; na verdade, as pressões externas, muitas vezes, agem contra o relacionamento conjugal. Mas eles podem aprender a ser um porto um para o outro.
    Se a intimidade e a paixão diminuírem, lembre-se de que podem ser renovadas e restauradas. Tenha tempo para recordar o compromisso que você assumiu, as primeiras emoções, a excitação e o vigor do seu cônjuge.
   Quando você mantém o foco nos pontos positivos, o resultado poderá ser reconciliação e a renovação. A esposa de Salomão era como um renovo para ele, como um manancial.

     Seu cônjuge pode dizer o mesmo a seu respeito?

     Algumas vezes a convivência faz com que nos esqueçamos dos irresistíveis sentimentos de amor e felicidade que compartilhamos no início.
    Muitos casamentos podem ser renovados se os seus cônjuges empenharem-se continuamente nisso, dizendo um ao outro palavras encorajadoras, dando presentes inesperados, fazendo uma mudança de ritmo, seja com telefonema, uma mensagem inesperada, ou mesmo evitando a discussão de algum problema até o momento mais adequado.
   Os cônjuges precisam oferecer um ao outro o refúgio e o renovo que o restante do mundo normalmente não oferece.

     Você traz renovação a seu cônjuge ou é um fardo de reclamações, tristezas e problemas?

segunda-feira, 28 de março de 2016

ISAQUE

Um nome pode demonstrar grande autoridade. Destaca pessoas. Traz lembranças à tona. O som de um nome chama a atenção em algum lugar.
Muitos nomes bíblicos costumavam, além disso, descrever fatos importantes sobre o passado de alguém, bem como as esperanças para o futuro. A escolha do nome Isaque ("ele sorri") para o filho de Abraão e Sara deve ter causado uma variedade de sentimentos a cada vez que era pronunciado. Algumas vezes, deve tê-los feito lembrar de seu riso atônito quando Deus anunciou que teriam um filho em idade avançada. Em outros momentos, o nome deve ter trazido à memória os sentimentos de alegria ao receberem a tão esperada resposta às orações por um filho. Mais importante, era um testemunho do poder de Deus em tornar realidade a sua promessa.
Em uma família de vigorosos desbravadores, Isaque era do tipo quieto, que se importava mais com seus próprios negócios, a menos que recebesse um chamado especifico para agir. Ele foi o filho protegido desde que Sara livrou-se de Ismael e até que Abraão arranjasse seu casamento com Rebeca.
Em sua própria família, Isaque ocupava a posição patriarcal, mas Rebeca tinha o poder. Ao invés de ser firme, Isaque achava mais fácil mentir ou condescender a fim de evitar confrontos. Apesar desses defeitos, Isaque fazia parte dos planos de Deus. O exemplo que recebera de seu pai incluía uma grande fé no único Deus verdadeiro. A promessa de Deus, de criar uma grande nação através da qual Ele abençoaria o mundo, foi passada de Isaque para seus filhos gêmeos.
Não é raro nos identificarmos com Isaque em suas fraquezas. Mas considere um instante: Deus trabalha através das pessoas a despeito de suas falhas. Ao orar, fale com Deus que você está disponível para ser usado por Ele. Você descobrirá que a disposição de Deus em usá-lo é ainda maior que seu desejo de ser usado.

Amor ao próximo, você tem?

Texto base: Mt 22.34-40

Por: Vanessa Cano

     Os fariseus haviam elaborado mais de 600 leis, e frequentemente, procuravam fazer uma distinção das mais importantes. Por isso, um deles, um doutor da lei, pediu a Jesus que identificasse a mais importante. Jesus respondeu com as citações em Deuteronômio 6.5: "Amarás, pois, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder." e Levítico 19.18: "Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR." e disse que, quando uma pessoa obedece a estes dois mandamentos, está obedecendo a todos os demais. Eles resumem os Dez Mandamentos e todas as outras leis morais do Antigo Testamento.
     Jesus disse que, se realmente amarmos a Deus e ao próximo, naturalmente estaremos obedecendo aos mandamentos. Essa é uma forma de olhar positivamente para as leis de Deus. Ao invés de preocupar-nos com o que não devemos fazer, devemos concentrar-nos em tudo aquilo que podemos fazer para demonstrar nosso amor a Deus e ao próximo.

domingo, 27 de março de 2016

O que parte e se espalha a partir de nós

TEXTO CHAVE: 1 Ts 1.8-10
É comum ouvirmos sons que repercutem e se espalham para longe. Um dos mais comuns é o trovão que ressoa e se espalha até uma grande distância. Num certo sentido todo o ser humano repercute alguma coisa. A nossa vida, o nosso jeito de ser deixa uma impressão na vida das pessoas, dependendo de como procedemos no nosso dia a dia. Sempre somos observados e sempre deixamos um tipo de impressão. O que parte de nós e se espalha na direção das vidas que nos conhecem? Em última analise, que testemunho deixamos por onde somos conhecidos? Os Tessalonicenses repercutiram um testemunho que impressionou aos que os conheciam. Vejamos por que:
1. Por causa da sua fé – v.8
O testemunho da fé e transformação operada pelo evangelho na vida dos Tessalonicenses repercutiu por uma vasta região geográfica, que englobava a Macedônia e Acaia, bem como outras regiões mais distantes ainda. É impressionante a transformação que o evangelho gerou naquelas vidas. Eles compreenderam a verdade do amor de Deus e o valor da obra da cruz e renderam sua vida completamente a Cristo. Foi algo tão profundo, sincero e verdadeiro que seu nível de entrega e de fé em Cristo tornou-se uma referência, um modelo para toda aquela região. – Qual o nível da nossa entrega e da nossa fé frente ao grande amor por nós na pessoa de Jesus? Até onde nós abrimos mão dos nossos pensamentos e interesses e nos rendemos as mãos do Senhor? Que nível de fé veem em nós as pessoas que nos conhecem e com as quais convivemos? O testemunho de transformação dos Tessalonicenses era tão profundo que não precisava acrescentar mais nada para que as pessoas também rendesse sua vida a Cristo. Simplesmente maravilhoso!

2. Por causa do nível de mudanças em suas vidas – v.9
Paulo trouxe o evangelho até aquela cidade e muitos tiveram uma experiência genuína de conversão. Além de ter entendido o amor de Cristo por suas vidas e, consequentemente, ter rendido suas vidas a Ele, passando a expressar uma fé profunda em Deus, eles também compreenderam a necessidade de lançar fora toda a sorte de ídolos que adoravam até em tão. Deixando os ídolos passaram a seguir e servir o Deus vivo. Este é o grande desejo do Senhor para todos os que se convertem. Que, ao receber o evangelho e crer no seu amor por suas vidas, desvencilhem-se de todas as práticas erradas e de todos os envolvimentos pecaminosos. O Desejo de Deus é que nossa mudança seja radical, como foi dos Tessalonicenses. Infelizmente, muitas vezes, quando pessoas se convertem hoje, não deixam as coisas velhas para trás (2 Co 5.17), pelo contrário, ainda retém algumas práticas do tempo antigo. Com certeza, a prática da plena vontade de Deus precisa repercutir intensamente na nossa vida.


3. Por causa da sua esperança com respeito a brevidade da volta de Cristo – v.10
A seriedade e intensidade com que aguardamos a volta de Cristo vai influenciar diretamente na intensidade da nossa fé e no nível de nossa busca de Deus. Os Tessalonicenses criam na brevidade da volta de Cristo, quando seriam definitivamente salvos do castigo de Deus que virá sobre os que não subiram com Cristo. Isso fez com que vivessem intensamente a sua fé e se consagrassem a Deus através de uma vida de santidade. – Chegará o dia em que o Senhor virá para pedir contas da vida de todas as pessoas. Essa certeza precisa nos levar a buscar cada vez mais o reino de Deus e sua justiça (Mt 6.33), e nos empenharmos para juntar tesouros no céu que, em hipótese alguma, nos serão roubados (Mt 6.19-21). Cristo breve virá para pedir contas também, de cada um de nós. Precisamos estar com nossos olhos fitos no céu, aguardando a volta do Rei, para então, escaparmos do castigo divino (Fp 3.20).

Gancho Evangelístico – Estamos envolvidos com o tema Reforma, porque é tempo da igreja acordar e voltar-se completamente ao Senhor para que o avivamento venha. Por isso é desafiador avaliar qual o tipo de testemunho a respeito da nossa vida repercute na direção daqueles que nos conhecem. No nosso texto vimos Paulo elogiando os Tessalonicenses por causa da sua fé, da mudança radical das suas vidas e da esperança que enchia os corações deles com respeito a volta de Cristo. A própria vida deles tornou-se uma proclamação do evangelho. Sua vida consagrada falava por eles. – É isso que Deus quer que repercutamos entre nossos amigos e conhecidos. Nossa fé, nossa consagração e nossa esperança na volta de Cristo. Consolide!!!

Lista de preocupações!

Texto base: Mt 6.34 


Por: Michelle Coutinho

     “Não vos preocupeis com o dia de amanhã...”

      Uma certa tarde em uma praça bem tranquila, estava em cima de uma arvore dois pássaros. Ali eles observavam um homem que estava muito preocupado. Um pássaro perguntou para o outro, por que será que ele esta assim tão preocupado? O outro pássaro respondeu: deve ser porque ele não tem um Deus como o nosso.
       Em Mateus 6:25-26 diz assim: Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas?
     Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves?
A palavra de Deus também diz: Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? (Romanos 8:32)


     Você esta preocupado?

     Acredito que depois do que a palavra de Deus acabou de nos afirmar, eu não precisaria dizer mais nada. Não é?
     Mais neste momento eu quero te fazer a mudar essa situação. Em vez de você ficar preocupado, perdendo a sua paciência, saúde e até mesmo descontando em quem esta a sua volta, transforme a sua preocupação em uma lista de oração.

     Vamos lá...
     Faça uma lista das suas preocupações.
     Peça a Deus que trabalhe nessas situações que o preocupa.
     Ore especificamente por suas necessidades.
     Confie em Deus e lembre-se dos versículos acima.

     Agora lembre-se: O que se tornou motivo de oração, não deve ser motivo de preocupação!

sábado, 26 de março de 2016

Números - Parte 2

Esboço

A. O PREPARO PARA A JORNADA  (1.1 - 10.10)
    1. O primeiro censo da nação
    2. A função dos levitas
    3. A pureza do acampamento
   4. Orientação para a jornada
Como parte da preparação de Israel para possuir sua herança, o Senhor deu rígidas instruções quanto à santidade. O Senhor deseja para seu povo um estilo de vida diferente das nações que o cercam, almeja um povo santo. Devemos preocupar-nos com a santidade da Igreja!

B. A PRIMEIRA INVESTIDA PARA CONQUISTAR A TERRA PROMETIDA  (10.11 - 14.45)
    1. O povo murmura
    2. Miriã e Arão se opõem a Moisés
    3. Dez espiãs incitam rebelião contra Deus
Os israelitas foram impedidos de entrar na Terra Prometida por causa de sua descrença. O povo de Deus sempre enfrentou lutas devido à falta de fé. Precisamos impedir que a incredulidade tenha lugar em nossa vida, pois ela nos priva de gozarmos as bênçãos prometidas por Deus.

C. A PEREGRINAÇÃO NO DESERTO (15.1 - 21.35)
    1. Regras adicionais
    2. Muitos líderes se rebelam contra Moisés
    3. Deveres dos sacerdotes e dos levitas
    4. A nova geração
Quando reclamaram contra Deus e criticaram Moisés, os israelitas foram severamente punidos. Mais de 14 mil homens morreram como resultado da rebelião contra Moisés, entre eles, Corá, Datã, Abirã, toda a família deles e 250 sacerdotes. Se permitirmos que a insatisfação e a murmuração tenham lugar em nossa vida, poderemos facilmente ser conduzidos à desastre. Não devemos reclamar ou criticar  nossos lideres.

D. A SEGUNDA INVESTIDA PARA CONQUISTAR A TERRA PROMETIDA (22.1 - 36.13)
    1. A história de Balaão
    2. O segundo censo da nação
    3. Instruções quanto às ofertas
    4. Vingança contra os midianitas
    5. As tribos além do Jordão
    6. Acampados nas planícies de Moabe
Os moabitas e os midianitas não conseguiram fazer com que Balaão amaldiçoasse Israel, mas obtiveram do profeta conselhos sobre como levar os israelitas à derrota, fazendo com que adorassem ídolos. Balaão conhecia a verdade, mas caiu na tentação das recompensas materiais e pecou. Conhecer a verdade não é suficiente. Precisamos também fazer o que é certo.

Não sabe como pedir?

Texto base: Rm 8.26


Por: Michelle Coutinho / BLOG PALAVRA DO DIA

     “O Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras.”

     Não é incrível! Até mesmo naqueles momentos em que minhas palavras são bloqueadas e meu coração fica pesado, Deus ouve minha oração. E não é porque sou expressiva, sábia, fiel o suficiente para orar como deveria. Não! É Porque Deus graciosamente colocou seu Espírito no meu coração para fazer conhecer o que minhas palavras não conseguem captar, nem minha mente consegue verbalizar.
     Deus ouve meus gemidos, meus desejos, minhas tristezas e os gritos do meu coração. Ele sabe o que eu nem posso pensar, mas que sinto. Através da obra do Espírito Santo ele responde àquelas orações inarticuladas, com sua presença, graça e poder.
     Você não esta sabendo como pedir, como falar? Convide o Espírito Santo e peça para ele te sondar e cuidar das palavras que você precisa orar.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Porque perdoar


Você pode esperar?

Texto base: Sl 40.1


Por: Paulo Barbosa / BLOG PALAVRA DO DIA

     "Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim ouviu o meu clamor"

     Um jovem se sentiu profundamente insultado por outro na aldeia e foi imediatamente falar com o ancião, que todos costumavam consultar em situações semelhantes. Furioso, ele disse ao ancião que iria exigir satisfações ao outro Jovem. O sábio ancião lhe disse: "Menino querido, aceite o conselho de um homem velho que ama a paz. Um insulto é como lama; é mais fácil limpar quando está seca. Espere um pouco para que você e ele se acalmem. Será melhor. Ir agora só resultará em uma disputa amarga". Ele aceitou o conselho, planejando ir no dia seguinte. O que insultou, porém, veio antes do tempo planejado e implorou o seu perdão. Nem sempre acontece dessa maneira, mas, não devemos esquecer o conselho do sábio ancião: "Um insulto é como lama, é mais fácil limpá-la quando está seca."
     Aproveitando a ilustração inicial, eu poderia falar de perdão e amor, que são temas apropriados para um cristão, filho de Deus, que ama ao Senhor e deseja ser uma bênção em suas mãos. Mas, resolvi falar de paciência.
     Muitas vezes nos mostramos inquietos, ansiosos, não conseguindo compreender a vontade de Deus porque não somos capazes de esperar com paciência para que Deus dirija a situação segundo Seus planos. Ele não somente sabe o que é melhor para nós como a melhor hora de todas as coisas acontecerem.
     A nossa bênção não chegará antes da hora e nem nossos sonhos se realizarão com atraso. Não alcançaremos a felicidade almejada tentando acelerar o tempo do Senhor e nem buscando lhe dar uma ajuda para que o nosso tempo chegue mais rápido.
     Saber esperar é uma arte e uma prova de sabedoria diante do Senhor. A fé nos ajuda a esperar! A confiança no Senhor nos permite descansar em paz! O nosso melhor momento é o que Deus determinou para ser o nosso melhor momento. Ele sabe todas as coisas... esperemos.
     Deixe a lama de sua impaciência secar. O resultado será muito bom para você!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Os Holocaustos

Aqui estão listados os cinco principais sacrifícios que os israelitas faziam para Deus a fim de terem os pecados perdoados e o relacionamento com Deus restaurado. A morte de Jesus Cristo tornou tais sacrifícios desnecessários. Através dele, todos os nossos pecados foram completamente perdoados e a nossa comunhão com Deus, restaurada.

Oferta: Holocausto (Lv 1 - voluntário)
Propósito: Expiar os pecados geral.
Significado: Mostrava a devoção de Deus.
Cristo, o Perfeito Sacrifício: A morte de Jesus foi o perfeito sacrifício.

Oferta: Oferta de Manjares (Lv 2 - voluntário)
Propósito: Demonstrar honra  respeito a Deus em adoração.
Significado: Reconhecia que todos pertencemos a Deus.
Cristo, o Perfeito Sacrifício: Cristo foi o homem perfeito, que deu a si mesmo a Deus e aos outros.

Oferta: Sacrifício Pacífico (Lv 3 - voluntário)
Propósito: Expressar gratidão a Deus.
Significado: Simbolizava paz e comunhão com Deus.
Cristo, o Perfeito Sacrifício: Cristo é o único caminho para se ter comunhão com Deus.

Oferta: Oferta pelo pecado (Lv 4 - exigida)
Propósito: Pagar pelo pecado cometido, involuntariamente, por ignorância, negligência ou imprudência.
Significado: Restabelecia comunhão do pecador com Deus; mostrava a gravidade do pecado.
Cristo, o Perfeito Sacrifício: A morte de Cristo restaura o nosso relacionamento com Deus.

Oferta: Oferta pela culpa (Lv 5 - exigida)
Propósito: Pagar pelos pecados cometidos contra Deus e as pessoas. Um sacrifício era feito para Deus, e a pessoa prejudicada era restituída.
Significado: Provia compensações em partes lesadas.
Cristo, o Perfeito Sacrifício: A morte de Cristo anula as consequências mortais do pecado.

Você vai sair dessa situação!

Texto base: Is 43.2,5,13


Por: Michelle Coutinho / Blog Palavra do dia

     "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti; ...Não temas, pois, porque estou contigo; Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"

      Você clamou e tem esperado uma resposta de Deus? Olha ai.. “Não temas!”
     Se Deus falou, acredite, pois ninguém pode impedir! O inimigo pode até tentar te derrubar, mas não vai conseguir frustrar os planos que Deus tem para você.
     Esta doendo? Esta difícil? Deus fala que esta contigo em todos os momentos. Você vai sair dessa situação. O deserto não é lugar para se morar, é somente um lugar por onde passamos para ter um particular com Deus e depois seguimos até a vitória.
     Deus conhece o seu amanhã, ele pode ir aonde você não pode ir. Ele pode fazer aquilo que você não pode fazer. Então confie, pois Deus não é limitado e não precisa de matéria prima para fazer o seu milagre acontecer! Apenas confie no seu Deus que é o TODO PODEROSO!

quarta-feira, 23 de março de 2016

Jesus, sempre confiarei em Ti

Por que se confunde e se agita diante dos problemas da vida? Deixe que eu cuide de todas as suas coisas e tudo será melhor. Quando você se entregar a mim, tudo se resolverá com tranquilidade, segundo meus desígnios. Não se desespere, não me dirija uma oração agitada, como se quisesse exigir o cumprimento dos seus desejos. Feche os olhos da alma e diga-me com calma: 

Jesus, eu confio em Ti!

Evite preocupações e as angústias, e os pensamentos sobre o que pode acontecer depois. Não bagunce os meus planos, querendo impor suas ideias. Deixe-me ser Deus e atuar com liberdade. Abandone-se confiadamente em mim. Repouse em mim e deixe em minhas mãos o seu futuro. Diga-me frequentemente: 

Jesus, eu confio em Ti! 

O que mais danos lhe causa são suas razões, suas próprias ideias, e você querer resolver as coisas à sua maneira. Quando me disser: Jesus, eu confio em Ti!, não seja como o paciente que pede ao médico que o cure, porque lhe sugere o modo de fazer. Deixe se levar em meus braços divinos, não tenha medo, pois Eu Te Amo!

Se acreditar que as coisas pioram ou se complicam apesar da sua oração, siga confiando. Feche os olhos da alma e confie. Continue dizendo a toda hora: 

Jesus, eu confio em Ti!

Necessito das mãos livres para fazer a minha obra. Mesmo que a dor seja tão forte, a ponto de derramar lágrimas dos seus olhos. Estarei com você e com a sua família em todos os momentos. Diga: 

Jesus, eu confio em Ti!

Confie só em mim, abandone-se em mim, jogue todas as suas angústias e durma tranquilo. Diga-me sempre: Jesus, eu confio em Ti!, e verá acontecer grandes milagres. Eu lhe prometo, por meu amor, pois sempre confiarei em você, meu filho!


Continue caminhando!

Texto base: Êx 14.15


     “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.”

     Aqui vemos Deus advertindo o povo de Israel, pois Deus já havia falado que ia libertar esse povo das mãos de faraó, tinha dado tantos sinais e livramentos, mas todas as vezes que eles se deparavam com alguma situação difícil, eles questionavam e colocavam Moisés na parede com tantas reclamações. Até que Deus disse: “PAREM DE FICAR QUESTIONANDO, CONTINUEM CAMINHANDO!!!”
    Isso serve de lição para nós, quantas vezes perdemos tempo olhando para trás e ficamos questionando o que será que vai acontecer? Hoje Deus te fala a mesma coisa: “PARE DE FICAR QUESTIONANDO, CONTINUE CAMINHANDO!!!”
     Lendo mais a frente vemos que eles continuaram caminhando e então Deus abriu o mar para eles passarem... Não sei qual é o mar que tem que se abrir na sua vida, mas ele só vai se abrir se você parar de questionar, e então começar a caminhar em frente.
     Deus tem planos para você, mas não vai acontecer do jeito que você quer! Deus quer apenas que você confie!
   Pare de querer ouvir somente o que você quer ouvir! Pare de querer caminhar somente por caminhos que você quer caminhar! Comece a fazer o que Deus te mandou fazer, Continue caminhando!!!
     Não esta acontecendo do jeito que você quer? Continue caminhando!!!

terça-feira, 22 de março de 2016

Ele promete andar com você

Texto base: Lv 26.12 "Estarei sempre com você"

Talvez você já tenha ouvido a história anônima chamada "Pegadas na areia". é a história de um homem que teve um sonho. Ele sonhou que estava andando em uma praia com o Senhor. Cenas de sua vida cruzavam o céu. Ele percebeu que, para cada cena, dois pares de pegadas apareciam na areia - um par era dele mesmo, e o outro par de pegadas era do Senhor. Quando a última cena da vida dele passou, ele olhou pra trás e viu as pegadas na areia. E ele também notou que muitas vezes durante o percurso de sua vida havia apenas uma par de pegadas na areia. E ele também notou que apenas um par de pegadas aparecia justamente durante as horas mais difíceis e tristes de sua vida. Isso o deixou perturbado, e ele questionou o Senhor sobre isso. "Senhor, você disse que caminharia comigo durante todo o caminho. Mas eu notei que, nos tempos mais cheios de problemas em minha vida, havia apenas um par de pegadas. Eu não entendo por quê você estava lá quando eu mas precisei. Você disse que nunca me abandonaria!"
O Senhor respondeu: "Meu filho, meu precioso filho, eu amo você e eu nunca o abandonaria. Durante as suas horas de tenção e sofrimento, onde você vê apenas um par de pegadas, foi quando eu carreguei você."
Você pegou o que essa história quer dizer? Não importa por qual tipo de situação você passe, o Senhor estará com você. Não esqueça disso. Você nunca vai precisar andar sozinho novamente. Ele anda com você.

OLHE E COMPROVE: Sl 23.4; Pv 3.23-26; Hb 13,5b

Você tem servido a Deus?

Texto base: Nm 14.20-23


PRELETOR: Vanessa Cano

     Israel teve uma clara visão de Deus mais do que qualquer outro povo, pois tinha as suas leis e a presença do Altíssimo. A recusa de Israel em servir a Deus após testemunhar seus milagres e ouvir sua Palavra tornava ainda mais severo o julgamento contra a nação.
     Deus não exagerou quando disse que os israelitas, por diversas vezes, deixaram de confiar nEle e obedecer-lhe.

     Como exemplo dos pecados de Israel, cito:
  1. Falta de fé para atravessar o mar Vermelho (Ex 14.11,12);
  2. A murmuração quanto às águas amargas de Mara (Ex 15.24);
  3. A reclamação no deserto de Sim;
  4. A atitude de recolher mais do que a cota diária de maná (Ex 16.20);
  5. O recolhimento no maná no Sábado (Ex 16.27-29);
  6. A queixa sobre a falta de água em Redifim (Ex 17.2,3);
  7. O culto ao bezerro de ouro (Ex 32.7-10);
  8. O protesto em Taberá (Nm 11.1,2);
  9. A reclamação sobre a falta de deliciosas comidas (Nm 11.4);
  10. A falta de confiança em Deus para entrar e possuir a Terra Prometida (Nm 14.1-4).

     Grandes oportunidades requerem grande responsabilidade. Como Jesus disse: "E o servo que soube a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais lhe pedirá" (Lc 12.47,48).
     Que grande responsabilidade temos de obedecer e servir a Deus; possuímos a Bíblia e conhecemos o Filho de Deus, Jesus Cristo!
   Jesus nos disse como viver até que Ele venha: devemos estar atentos à Ele, trabalhar diligentemente e obedecer a seus mandamentos. Tais atitudes são especialmente necessárias aos líderes. Aqueles que forem atentos e fiéis receberão cada vez mais oportunidades e responsabilidades. Quanto mais recursos, talentos e entendimento tivermos, mais solicitados seremos a usá-los eficazmente. Deus não julgará responsáveis por dons que Ele não nos tenha dado, mas todos nós recebemos dons e deveres suficientes para nos mantermos ocupados até a volta de Jesus.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Recompensa de Deus

Texto base: Mt 19.25-30

PRELETOR: Vanessa Cano    

 Segundo as escrituras, Deus concede recompensas ao povo de acordo com a sua justiça. No Antigo Testamento, muitas vezes a obediência trouxe recompensa terrenas (Dt 28), mas a obediência nem sempre é imediatamente acompanhada pela recompensa. Se assim fosse, os bons sempre seriam ricos e o sofrimento seria sinal de pecado.
     Como cristãos, nossa recompensa é a presença e o poder de Cristo por intermédio de seu Espírito Santo que habita em cada um de nós. Mais tarde, na eternidade, seremos recompensados por nossa fé e nosso serviço a Deus. Se as recompensas materiais nessa vida nos fossem concedidas por casa boa ação que praticássemos, seríamos tentados a vangloriar-nos de nossas conquistas e agir por motivos equivocados.
     Jesus assegurou a seus discípulos que aquele que, em seu nome, renunciar a algo valioso, receberá cem vezes esse valor em vida, embora não necessariamente da mesma forma. Por exemplo, uma pessoa pode ser rejeitada por sua família natural por aceitar a Cristo, mas será recompensada por passar a fazer parte de uma família muito maior: a espiritual.
     Jesus contrariou os valores do mundo. Pense nas pessoas mais poderosas e conhecidas. Quantas chegarem a ocupar esse lugar por serem humildes, gentis ou por colocarem-se em segundo plano? Não muitas! Mas na vida futura, os últimos serão os primeiros. Não perca o direito às recompensas eternas em troca de benefícios passageiros. Esteja disposto a fazer sacrifícios agora, para alcançar maiores recompensas mais tarde. Esteja disposto a suportar a censura, por saber que sua vida tem a aprovação divina.

SARA

Provavelmente não há nada mais difícil do que esperar, quer seja algo bom, ruim ou desconhecido. Um meio comum que utilizamos para lidar com a longa espera (ou mesmo uma pequena espera) é querer ajudar Deus a colocar seu plano em ação. Sara fez isto. Ela estava muito idosa para esperar gerar um filho, e então imaginou que Deus deveria ter algo mais em mente. Do ponto de vista limitado de Sara, isto seria possível apenas se ela desse um filho a Abraão através de outra mulher - uma prática comum naqueles dias. O plano parecia inofensivo. Abraão se deitaria com a serva de Sara e ela daria à luz um bebê. Sara tornaria a criança como sua. O plano funcionou perfeitamente, a princípio. Mas, ao lermos os acontecimentos que se seguiram, ficamos perplexos em ver quanto Sara deve ter se arrependido do dia em que decidiu dar um empurrãozinho no plano de Deus.
Outra forma de lidarmos com a longa espera é gradualmente chegarmos à conclusão de que estamos esperando por algo que nunca irá acontecer. Sara esperou 90 anos por um bebê! Quando Deus lhe disse que finalmente ela teria um filho, Sara riu, não tanto por falta de fé  na promessa de Deus, mas por duvidar sobre o que Ele poderia fazer através dela. Quando confrontada a respeito de sua risada, ela mentiu - da mesma forma que vira o marido fazer de vez em quando. Provavelmente ela não queria que seus verdadeiros sentimentos fossem conhecidos.
Que partes da sua vida parecem estar pendentes hoje? Você compreende que isto pode fazer parte do plano de Deus para você? A Bíblia está repleta de direções claras para nos manter ocupados enquanto aguardamos para prosseguir com alguma parte de nossa vida particular.

domingo, 20 de março de 2016

Como é ficar firme na fé?

TEXTO DE APOIO: Hb 4.14-16; Rm 6.6,11


  • Precisamos ficar firme em Jesus porque Ele é o inicio, meio e o fim; o Alfa e o Omega. Porque somos consumidos pelo pecado diariamente.
  • Como o pecado chega a nós? Pelas brechas que deixamos, porque achamos que Deus não está, mas está conosco, porque achamos que Jesus está no nosso coração, mas não caminha conosco.
  • Porque Jesus entrou na própria presença de Deus? Pra ficarmos firmes na fé.
  • Jesus não foi falho, Ele foi tentado e não pecou, mas qual nossa reação quando pecamos?
  • Nós sabemos qual nossas fraquezas, temos que confiar em Jesus porque Ele sabe cada uma delas e Ele quer que você vença a tua fraqueza.
  • Sabemos reconhecer nossas qualidades, mas reconhecer nossas fraquezas e declarar ajuda é difícil.
  • A tentação bate a porta, não quer dizer que devemos abrir.
  • Muitas vezes culpamos o diabo, mas é nosso eu pecador.
  • Ele nos escolheu primeiro, por isso estamos vivos para Deus.

Há tempo pra tudo

Texto base: Ec 7.14

PRELETOR: Vanessa Cano  

  O tempo é importante. O segredo para ter paz com Deus é descobrir, aceitar e apreciar o tempo perfeito de Deus. O perigo está em duvidar ou ressentir-se em relação ao momento do Senhor. Isto pode levar ao desespero, à rebelião ou a seguir em frente sem o conselho dEle.
     Deus permite que todos tenham tempos difíceis e tempos bons. Ele combina em nossa vida de tal maneira que não possamos predizer o futuro ou contar com a sabedoria e o poder humanos. É comum atribuirmos a nós mesmos o crédito pelos bons momentos e culpemos a Deus pelos difíceis, sem agradecer-lhe pelo que desfrutemos.
     Quando a vida parecer certa e controlável, não deixe que a satisfação ou complacência façam com que você se sinta confortável demais; Deus pode permitir que os tempos difíceis o conduzam novamente a Ele.
     Quando a vida parecer incerta e incontrolável, não se desespere; Deus está no controle, Ele trará bons resultados a partir dessas intempéries.

sábado, 19 de março de 2016

Números - Parte 1

INTRODUÇÃO

TODO pai conhece o lamento estridente de seu pequeno filho, uma reclamação alta e contínua que fere os tímpanos e agrava a alma. Essa lamúria é difícil de suportar quando sua verdadeira causa é o descontentamento e a desobediência.
Ao saírem do monte Sinai em direção a Canaã, os filhos de Israel murmuraram, lamentaram-se e reclamaram a cada caminhada. Eles se concentraram no desconforto. Não havia fé para possuírem a Terra Prometida, por isso eles adicionaram 40 anos extras à sua jornada.
No livro de Números está registrada a trágica história da incredulidade de Israel, que deve servir como dramática lição para todo de Deus, pois o Senhor nos ama e quer o melhor para nós. Ele pode e deve receber toda a nossa confiança.
Também há no livro de Números um retrato da paciência de Deus. Por diversas vezes Ele reteve o juízo e preservou Israel. Mas não devemos abusar da paciência dEle, sabendo que o julgamento virá. Nós devemos obedecer a Deus em tudo.
No início da narrativa de Números, a nação de Israel estava acampada ao pé do monte Sinai. As pessoas haviam recebidos as leis de Deus e preparavam-se para caminhar. Um censo foi realizado para determinar o número de homens para o serviço militar. A seguir, as famílias foram separadas para Deus. Ele estava preparando espiritual e fisicamente as pessoas, para receberem a herança. Entretanto a reclamação teve início. Primeiro, as pessoas murmuram sobre a comida; depois sobre a autoridade de Moisés. Deus castigou algumas, mas poupou a nação por causa das orações de Moisés.
Israel chegou a Cades, e alguns espias foram enviados a Canaã, para avaliar a terra. Dez espias retornaram com um péssimo relatório sobre gigantes que lá habitavam. Só Calebe e Josué encorajaram Israel. Eles disseram: "Subamos animosamente e possuamo-la [a terra] em herança" (Nm 13.30). Mas Israel não deu ouvidos ao relatório da minoria, esmagado pela mensagem ameaçadora da maioria. Por causa da descrença da nação, Deus declarou que a geração presente [com exceção de Josué e Calebe] não viveria na Terra Prometida. Assim, teve início a peregrinação de Israel no deserto. Nesse período, houve contínua murmuração, desafios, disciplina e morte. Quão melhor seria para a nação ter confiado em Deus e possuído sua terra! Por não obedecerem a Deus, seguiu-se uma terrível espera, o suficiente para que a velha geração fosse aniquilada e surgisse a nova geração, que obedeceria fielmente a Deus.

Somos motivados pelo amor?

Texto base: Mc 9.42-50

PRELETOR: Vanessa Cano  

  Está escrito em Lucas 9.48b: "Aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande." Aos olhos de Jesus, qualquer um que acolhe uma criança também o acolhe; oferecer um copo de água fresca a uma pessoa sedenta é o mesmo que oferecê-lo a Deus. Mas ofender os outros ou deixar de atendê-los é pecado, mesmo que o mundo não o condene por considerar essas atitudes pouco importantes. Aliás, é possível que pessoas egoístas e indiferentes alcancem alguma glória temporal, porém a glória duradoura é medida pelos padrões de Deus.

     O que você usa como sua medida: a realização pessoal ou o abnegado serviço a Deus?

  Essa advertência contra a ofensa aos pequeninos na fé aplica-se tanto ao que fazemos individualmente como ao que permitimos que venha a corromper nossa comunhão cristã.
    Nossos pensamentos e ações devem ser motivados pelo amor (1Co 13) e devemos ser cautelosos quanto a julgar os nossos semelhantes (Mt 7.1-5; Rm 14.1-15.4). Entretanto, também temos a responsabilidade de confrontar os pecados flagrantes dentro da igreja (1Co 5.12,13)
    Jesus usou uma alegoria assustadora para enfatizar a importância de eliminar o pecado de nossa vida. Uma dolorosa autodisciplina sera exigida de seus seguidores.
     Desistir de um relacionamento, emprego ou hábito contrários à vontade de Deus pode parecer tão doloroso quanto eliminar qualquer parte do corpo. Entretanto, nosso supremo objetivo merece qualquer sacrifício.
    Ganhar a Cristo supera qualquer perda em nossa vida. Nada deve ficar no caminho da fé. Devemos ser impiedosos ao eliminar o pecado de nossa vida, a fim de evitarmos o sofrimento por toda eternidade. Faça sua escolha tendo em vista a eternidade.
     Com essas palavras aparentemente estranhas, Jesus mostrou as graves consequências do pecado.

     Jesus usou o sal para ilustrar as três qualidades que devem ser encontradas no povo de Deus:
  1. Devemos lembrar a fidelidade de Deus com o seu povo (Lv 2.13);
  2. Devemos causar uma diferença no "sabor" do mundo em que vivemos, exatamente como o sal muda o sabor dos alimentos (Mt 5.13);
  3. Devemos agir de um modo contrário à decadência moral da sociedade, assim como o sal evita o alimento venha a se decompor.
     Quando perdemos esse desejo de "salgar" a terra com amor e a mensagem de Deus, tornamo-nos inúteis a Deus.

     Você quer ser útil à Deus? ENTÃO AME!!!

sexta-feira, 18 de março de 2016

Você cumpre suas promessas?

Texto base: Pv 20.25

PRELETOR: Vanessa Cano
 
 Este provérbio assinala o perigo de fazer precipitadamente um voto e depois reconsiderá-lo. Deus leva os votos a sério e exige que sejam cumpridos (Dt 23.21-23).
Frequentemente temos boas intenções quando votamos, porque queremos mostrar a Deus que estamos determinados a agradá-lo. Jesus, porém, disse que é melhor não fazermos promessas a Deus, porque Ele conhece a dificuldade que temos de cumpri-las. Se mesmo assim sentir que é importante fazer um voto, tenha certeza de que está ciente das consequências, caso venha quebrar tal promessa. É melhor não fazer promessas do que fazê-las e não cumpri-las. Convém avaliar os custos dos votos antecipadamente.
     Em Juízes 11, vemos que Jefté fez uma promessa precipitada e tola de sacrificar quem primeiro lhe fosse ao encontro em seu retorno para casa. Sua filha foi esta pessoa.
Em Mateus 5.33-37 Jesus enfatizou a importância de dizer a verdade. O povo quebrava os votos e usava a linguagem sagrada de maneira casual e negligente.
     Manter os votos e as promessas é importante; constrói a confiança e torna os relacionamentos possíveis. Mas a Palavra condena a atitudes daqueles que fazem votos casualmente, empenhando sua palavra, quando sabem que não cumprirão, e dos que juram falsamente em nome de Deus.
     Os votos serão necessários em certas situações, apenas porque vivemos em uma sociedade pecadora, que cria e nutre a desconfiança.
     Os juramentos eram comuns, mas Jesus disse a seus seguidores para não jurar a palavra deles deveria ser o bastante.

     Você é conhecido como uma pessoa de palavra?

   A veracidade parece tão rara, que muitas vezes sentimos necessidade de finalizar nossas declarações com a expressão "eu prometo". Se dissermos a verdade durante todo o tempo, vemos sentir-nos menos pressionados a apoiar nossa palavra em juramentos ou promessas.

Ame sua esposa


quinta-feira, 17 de março de 2016

Peças-chave do Tabernáculo


Arca da Aliança


  • Uma caixa retangular de ouro que continha as tábuas da Lei.
  • Simbolizava o pacto de Deus com o povo de Israel.
  • Ficava no Lugar Santíssimo.

O Propiciatório

  • Cobria a Arca da Aliança.
  • Simbolizava a presença de Deus entre seu povo.


Véu


  • Dividia os dois cômodos sagrados do Tabernáculo - o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo.
  • Simbolizava a separação entre o homem e Deus por causa do pecado.

Mesa

  • Uma mesa de madeira ficava situada no Lugar Santo do Tabernáculo. O Pão da Proposição e vários utensílios eram mantidos nela.



Pão da Proposição

  • Era doze pedaços de pães cozidos, um para cada tribo de Israel.
  • Simbolizava o alimento espiritual oferecido por Deus ao seu povo.


Candelabro e Lâmpadas

  • Um candelabro de ouro era situado no Lugar Santo, onde queimavam sete lâmpadas de óleo.
  • O candelabro iluminava o Lugar Santo para os sacerdotes.



Altar do Incenso

  • Ficava em frente do véu.
  • Era utilizado para queimar o incenso especial de Deus e era também um simbolo da aceitação da oração.

Azeite da Santa Unção


  • Óleo especial usado para ungir os sacerdotes no Tabernáculo.
  • Um sinal de estar separado para Deus.



Altar do Holocausto

  • Altar de bronze no lado de fora do Tabernáculo para sacrifícios.
  • Simbolizava a reconciliação com Deus através do sacrifício.

Você tem fé?

Texto base: MT 17.19-21

Preletor: Vanessa Cano 

Os discípulos perguntaram a Jesus por que não tinham sido capazes de expulsar o demônio. O Senhor respondeu que a fé deles era muito pequena.  É o poder de Deus, misturado a nossa fé  que move montanhas. 
A semente de mostarda é a menor, e Jesus disse que mesmo uma fé tão pequena como a semente da mostarda teria sido suficiente. Talvez os discípulos tenham tentado expulsar o demônio por seus próprios esforços, e não pelo poder de Deus.  Existe um grande poder até na mais diminuta fé, quando confiamos no poder de Deus. Se, como cristãos, sentimo-nos fracos ou impotentes, devemos examinar nossa fé, para nos certificará os de que estamos confiando no poder de Deus, e não em nossa capacidade de alcançar resultados. 
Jesus não estava condenando os discípulos por terem uma fé abaixo do padrão; estava apenas mostrando a importância da fé para um futuro ministério.  Se você estiver enfrentando um problema que pareça ser tão grande e irremovível como uma montanha, afaste os seus olhos do problema e busque a Cristo para obter mais fé. Somente assim será possível superar os obstáculos que estiverem em seu caminho. 

quarta-feira, 16 de março de 2016

Nunca Desista dos Seus Sonhos

Todos nós sempre almejamos algo ou queremos algo para a nossa vida. E em toda ela sempre batalhamos para conseguir o que desejamos. Mas às vezes, por algum motivo, sentimos medo de realizar os nossos sonhos. Mas é a esperança de um dia poder realizá-los que nos deixa vivos, e que permite que continuemos a batalhar por eles.

Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo é renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo.

Entretanto, há algumas vezes que simplesmente, por termos perdido uma batalha, desistimos do que desejamos ter e acabamos por dizer que nossa vida não tem mais sentido, que não vale mais a pena viver. E nessa hora você deve simplesmente se perguntar e Deus lhe dará todas as respostas.

Sofri muito nesse período? Foi aprendizado. Chorei muito? Foi limpeza da alma.

Fiquei com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.

Me senti só por diversas vezes? É por que fechou a porta até para os outros.

Um grande problema para não realizarmos ou colocarmos em prática o que sonhamos é o medo do que pode vir a acontecer: medo das reações de outras pessoas que estão ao seu redor, medo de comentários ou até mesmo das críticas. Mas se não tentarmos, jamais conseguiremos. Quando nos trancamos na tristeza nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis, o mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca ficar amarga.

Se gostamos de alguém e não temos a coragem de revelar esse sentimento a pessoa pela qual estamos apaixonados , ela jamais saberá que é uma pessoa desejada . E pior ainda é se ela sente a mesma coisa e também não tem coragem de dizer. Imagine quantos momentos juntos foram desperdiçados pelo simples medo de falar para essa pessoa o que sentíamos por ela. Tem tanta gente que acaba se afastando por conta desses “períodos de isolamento", tem tanta gente esperando apenas um sorriso para "chegar" perto e dizer o quanto gostaria de estar junto da mesma pessoa que não conseguiu lhe olhar nos olhos.

Às vezes, esse medo pode ser prejudicial, pois quando resolvermos perdê-lo pode ser tarde de mais. Quando estamos com euforia e vontade de lutar, devemos lutar, pois o nosso esforço, de alguma forma será recompensado. Devemos nos lembrar que tudo no final sempre irá dar certo. Mas depende de nós conseguirmos chegar até lá.

Fico sempre me perguntando: O que é pior? A mentira que conforta ou a verdade que derrama uma lágrima? Se você opta pela mentira que conforta, deve saber que jamais irá conseguir conhecer a verdade, pois você estará vivendo de uma mentira. No entanto, se você opta pela verdade, algumas lágrimas podem até cair, mas após isso, você se levanta com mais forças ainda para batalhar por aquilo que você almeja.

Por isso eu me levantei varias vezes e sempre com mais força, pois por muitas e muitas vezes me recusei a ver a verdade, mais quando dei de cara com ela, fui derrubado perigosamente, e foi a minha vontade de "VIVER" e de "VENCER" que me fez dar a volta por cima. Pois Quando me amei de verdade, pude perceber que o sofrimento emocional é um sinal de que estou indo contra a minha verdade.

Portanto Nunca desista dos seus sonhos, por mais distantes que eles pareçam estar de você, pois quem desiste daquilo que ama está designado a uma vida de tristezas e limites. Aquele que batalha, sempre terá a felicidade das vitórias que conseguir. Um dia, o seu sonho irá tornar-se sim realidade, e você verá que valeu a pena tanto esforço e sacrifício para alcançá-lo.

(Marco Túlio)


terça-feira, 15 de março de 2016

Ele promete que ele é santo

Texto base: Lv 11.44 "Eu sou o Senhor... Eu sou santo."

É a final do campeonato de futebol. O jogo está empatado em 1 a 1, e o seu time precisa apenas do empate para ser campeão. O melhor jogador adversário dribla um zagueiro dentro da grande área e recebe falta. Pênalti. É o ultimo minuto de jogo. Correu, bateu e ... Defende o goleiro Juvenal! Seu time é campeão, e o narrador grita: "São Juvenal!"
Santidade é vista sem muita preocupação por muita gente - não só por narradores esportivos. Vamos ver o que Deus fala sobre ser santo. Primeiro, nós devemos saber que servimos a um Deus santo. Sl 111.9 diz: "Deus pôs o seu povo em liberdade e fez com ele uma aliança eterna. Ele é santo e poderoso." Sl 99.5 também nos diz que o Senhor é um Deus santo. Segundo, ele quer que nós lutemos para que sejamos santos como ele é (Ef 5.1). Você quer ser como Jesus? Viver como ele? Falar como ele? Agir como ele? Pensar como ele? Ser santo é isto: confiar em Jesus, ser devotado a Deus e obedecer à Sua Palavra.
Ao dedicar seu tempo à Palavra de Deus, ele se revelará a você. Não há nada melhor do que passar o tempo na presença do Deus Todo-Poderoso! Use o seu tempo hoje para louvá-lo por ele ser santo (Sl 71.22).

OLHE E COMPROVE: Lv 20.7; 1Pe 1.15-16

segunda-feira, 14 de março de 2016

ABRAÃO

Todos sabemos que existem consequências para as ações que praticamos. O que fazemos pode desencadear uma série de acontecimentos que talvez perdurem até muito após a nossa morte. Infelizmente, quando tomamos uma decisão, a maioria de nós pensa somente nas consequências imediatas. Este engano é cometido com frequência pelo fato de termos um período de vida e os pertences para terras desconhecidas ou permanecer exatamente onde estava. Ele precisava decidir entre a segurança do que possuía e a incerteza de viajar sob a direção de Deus.Tudo com que ele contava para prosseguir era a promessa de que Deus iria guiá-lo e abençoá-lo. Abraão dificilmente poderia imaginar quanto o futuro dependia de sua decisão, mas sua obediência afetou a história da nação que seria usada por Deus ao visitar Ele próprio a terra. Quando Jesus Cristo veio ao mundo, a promessa de Deus foi cumprida; através de Abraão, o mundo inteiro foi abençoado.
Você provavelmente não sabe os efeitos em longo prazo da maioria das decisões que faz. Mas, o fato de que haverá consequências no futuro não deveria fazê-lo pensar com cuidado e buscar a direção de Deus nas escolhas de hoje?

domingo, 13 de março de 2016

A igreja está em perigo!!!

TEXTO DE APOIO: 2Co 11.3,4; Mt 7.15,20; 10.3,4; Jo 14.13; Tg 4.2,3; Sl 144.1; 1Pe 4.12


  • A igreja Corintio estava sendo levada por falsas ideologias, Palavras e hoje a igreja (pessoa) está sofrendo igual.
  • Muitas vezes o que está ao redor é mais atrativo do que o pastor prega.
  • Jesus está longe de ser o que se prega hoje em dia (falso profeta).
  • Devemos andar no caminho do Senhor, no caminho da Verdade.
  • Quem tem que aparecer é Jesus e não homens.
  • Está cheio de falsos mestres! Mídia, rádio, igrejas. Gostamos de ser enganados, tudo é bom.
  • Jesus não ensinou que devemos fazer algo para receber alguma coisa Dele, apenas entregar nossa vida a Ele.
  • Ser abençoado por Deus não é ter os bens materiais, nós distorcemos isso. Ser abençoado por Jesus é a certeza da Salvação e que nada rouba isso de nós.
  • Se o que você está orando a Deus vai glorificar o Nome do Senhor você vai receber, se não vai morrer pedindo.
  • Tudo o que queremos é em nosso beneficio.
  • Jesus não faz milagre porque tem poder, mas sim porque quer glorificar o seu nome para o seu povo.
  • Jesus não disse que vamos passar por caminhos fáceis, mas Ele prometeu estar conosco em todos os momentos.
  • Servir a Deus é correr riscos, é servir a guerra.
  • O mundo terá aflições!!! A vida com Jesus não é uma vida sem tristeza, é celebrar a vida que Ele nos deu.