sábado, 6 de fevereiro de 2016

Gênesis - Parte 1

INTRODUÇÃO

INICIAR... começar... dar início... abrir... Há algo revigorante e otimista nestas palavras, quer refiram-se ao amanhecer, ao prelúdio de uma sinfonia ou aos primeiros quilômetros da viagem de férias em família, Livres de problemas e cheios de promessas, os inícios provocam esperanças e visões imaginativas do futuro. Gênesis significa "início" ou "origem"; registra o início do mundo, da história da humanidade, da família, da civilização, da salvação. É a história do propósito e plano de Deus para a criação. Como livro do começo, Gênesis estabelece o cenário para toda a Bíblia. Revela a pessoa e a natureza de Deus (Criador, Sustentador, Juiz, Redentor); o valor e a dignidade do ser humano (feito à imagem de Deus, salvo pela graça, usado por Deus no mundo); a tragédia e as consequências do pecado (queda, separação de Deus e julgamento); e a promessa e segurança da salvação (conserto, perdão e promessa do Messias).

Deus. é onde Gênesis tem seu início. De repente, vemo-lo criando o mundo em uma majestosa demonstração de poder e propósito, culminando com o homem e a mulher feitos à sua imagem (1.26,27). Não muito tempo depois, o pecado entra no mundo e Satanás  é desmascarado. Banhada em inocência, a criação é despedaçada pela queda (a desobediência consciente de Adão e Eva). A comunhão com Deus é quebrada e o Diabo começa a tecer sua teia destruidora. Em rápida sucessão, vemos Adão e Eva serem expulsos do belo jardim, seu primeiro filho tornar-se assassino, e o mal gerar mal até que Deus por finalmente destrói a todos na terra, exceto uma pequena família chefiada por Noé, a única pessoa devota a Deus.

Ao encontrarmos Abraão nas planícies de Canaã, descobrimos o início do concerto de Deus com as pessoas e a essência do plano da salvação: A salvação seria pela fé, os descendentes de Abraão seriam o povo de Deus, e o Salvador do mundo viria através desta nação escolhida. As histórias subsequentes de Isaque, Jacó e José são mais do que biografias interessantes. As pessoas que encontramos em Gênesis são simples, comuns, e no entanto Deus operou por meio delas grandes coisas. Estes são exemplos vívidos de como Deus pode usar, e de fato usa, todos os tipos de pessoas para realizar seus bons propósitos - mesmo pessoas como você e eu.
Leia Gênesis e seja encorajado. Há esperança! Não importa quão escura a situação mundial possa parecer, Deus tem um plano. Não importa quão insignificante ou inútil você se sinta, Deus o ama e o quer em seus planos. Não importa quão pecador e separados de Deus você esteja, a salvação está disponível. Leia Gênesis... e creia!


INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

PROPÓSITO: Registrar o momento em que Deus criou o mundo e seu desejo de ter um povo separado para adorá-lo.

AUTOR: Moisés

DESTINATÁRIO: Povo de Israel

DATA: 1450 - 1410 a.C.

PANORAMA: Região atualmente conhecida como Oriente Médio.

VERSÍCULOS-CHAVE: "E criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea." (1.27); "E far-te-ei, e engradecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (12.2,3).

PESSOAS-CHAVE: Adão, Eva, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Rebeca, Jacó e José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário