segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Quantas vezes


Quantas vezes queremos um abraço, mas ninguém nos abraça.
Quantas vezes queremos conversar, mas ninguém nos dá atenção.
Quantas vezes queremos simplesmente um sorriso, mas ninguém sorri.
Quantas vezes queremos uma Palavra, mas ninguém está disposto.
Quantas vezes queremos uma companhia, mas todos já estão ocupados.
Quantas vezes queremos uma ajuda, mas ninguém se oferece.
Quantas vezes queremos ouvir a voz de Deus, mas Ele está mudo.
Quantas vezes nós invertemos os papéis, quando na verdade é Deus que se sente assim em relação a nós?
Será mesmo que ninguém nos abraça? Que ninguém nos dá atenção? Que ninguém sorri pra nós? Que ninguém está disposto a nos dar uma Palavra? Que estão ocupados? Que ninguém se oferece? Que Deus está mudo?
Deus está sempre disposto a nos abraçar, nos dar atenção, sorrir pra nós, nos ajudar, nunca está ocupado, e nem está mudo. Apenas nós que invertemos os papéis e procuramos nos satisfazer nas pessoas quando tem um Deus maravilhoso que está disposto a nos oferecer tudo isso.
Quem está 24hs por dia disposto a nos ouvir, conversar e mesmo assim é ignorado boa parte deste tempo? Deus.
Vamos parar de achar que somos ignorados quando na verdade nós que estamos ignorando. Deixa Deus te usar!
Está querendo um abraço? Abrace!
Está querendo conversar? Converse!
Está querendo um sorriso? Sorri!
Está querendo uma Palavra? Leia a Bíblia!
Está querendo companhia? Faça companhia!
Está querendo ajuda? Ajude!
Está querendo ouvir a voz de Deus? Ouça!
Tome a iniciativa!
(Vanessa Cano)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Igreja

Mt 16.18: "Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente, refere-se à reunião de um povo, por convocação. No NT, o termo designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo que se reúne como cidadãos do Reino de Deus, com o propósito de adorar a Deus. A palavra "igreja" pode referir-se a uma igreja local ou à igreja no sentido universal.
1) A igreja é apresentada como o povo de Deus, o agrupamento dos crentes redimidos como fruto da morte de Cristo. É um povo peregrino que já não pertence a esta terra, cujo primeiro dever é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus.
2) A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no Reino de Deus. A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai.
3) A igreja é o templo de Deus e do Espírito Santo.
4) A igreja é o corpo de Cristo. Isto indica que não pode existir igreja verdadeira sem união vital dos seus membros com Cristo. A cabeça do corpo é Cristo.
5) A igreja é a noiva de Cristo. Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela.
6) A igreja é uma comunhão espiritual. Isto inclui a habitação nela do Espírito Santo, a unidade do Espírito e o batismo com o Espírito. Esta comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo amor entre os irmãos.
7) A igreja é um ministério espiritual. Ela ministra por meio de dons outorgados pelo Espírito Santo.
8) A igreja é um exercito engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do Espírito. Seu combate é espiritual, contra satanás e o pecado.
9) A igreja é a coluna e o fundamento da verdade, funcionando, assim, como o alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres.
10) A igreja é um povo possuidor de uma esperança futura. Esta esperança tem por centro a volta de Cristo para buscar o seu povo.
11) A igreja é tanto invisível e visível:
A) A igreja invisível é o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua fé viva em Cristo.
B) A igreja visível consiste de congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis, bem como de crentes falsos, "caídos", espiritualmente "mortos" e "mornos".

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Bíblia

A Bíblia tem sido um livro lido e aceito por povos durante milênios, mas o que há de diferente nele? Pense comigo, você conhece algum relato de alguém que teve sua vida mudada após ter lido um livro de matemática? Uma pessoa que largou o vicio do cigarro e do álcool após a leitura de um livro de história, ou saiu da depressão ao contemplar páginas de um livro de química? Não! É esse o detalhe que 
faz a diferença.
A Bíblia é o único livro capaz de transformar a vida de pessoas, o único livro que se tem relatos verídicos de pessoas que tiveram suas vidas mudadas radicalmente após lerem suas páginas.
Aqui estão listadas outras respostas para essas perguntas:

1-Porque a Bíblia é a verdade. "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" . (Jo 17:17)

2-Porque a Bíblia é luz para iluminar você nesse mundo de trevas "Lâmpada para os meu pés é a Tua palavra e luz, para os meus caminhos" (Sl 119:105)

3-Para obter a vida eterna. "Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (Jo 5:39)

4-Para ter esperança. "Pois tudo quanto, outrora, foi para nosso ensino foi escrito, afim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" (Rm 15:4)

5-Para ser sábio. "E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (II Tm 3:15)

6-Para ser ensinado, repreendido, corrigido e educado. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (II Tm 3:16)

Compreenda que a cada dia, ler esse livro é de suma importância, assim como mudou a vida de muitas pessoas, você também tem a oportunidade de ser transformado, Deus sabe o motivo de cada uma de suas lagrimas e aflições e pretende mudar isso, mas Ele só pode fazer isso se você O buscar primeiro. Pense nisso!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jejum


Texto: Mateus 6.16-18

O que é o jejum para os cristãos?
Não é uma simples abstinência de alimentos e nem algo difícil de se fazer, pois o jejum  não comer nada, apesar de algumas pessoas pensarem isso, mas sim algo mais profundo, uma ação que nos faz chegar mais perto de Deus.
Pessoas ficam sem comer e beber por um período por causa de certos propósitos e não conseguem ver a grandeza deste ato de adoração a Deus, ou seja, passam fome!
O jejum não pode ser encarado como algo mecânico ou uma obrigação, ele deve ser encarado como um ato íntimo de um reconhecimento da glória de Deus e do prazer de humilhar-se na presença de Deus.
O jejum aparece na Bíblia como uma prática agradável a Deus e que movia o coração do Senhor.

Mas porque devemos jejuar?
O jejum é muito importante para anular a carne e nos aproximar de Deus. Quando estamos em jejum reconhecemos nossas fraquezas e buscamos força espiritual.
A grande conquista no jejum é um estado de completa dependência de Deus.
Através do jejum recebemos poder espiritual para vencer o pecado, suportar o mundo e expulsar demônios vencendo todas as fortalezas do inimigo.
A santificação deve ser buscada em jejum e oração constante.

O que devemos fazer durante o jejum?
Quando fazemos um jejum é necessárias 3 ações principais:
1)Leitura da Palavra: Meditar nos ensinamos, vivenciá-los
2)Oração: Jejum sem oração, não é jejum! A oração deve ser constante.
3)Estar em Espírito: é viver com a mente voltada para Deus.
Esses três tópicos são importantes na vida de um cristão, independentemente se estão, ou não, em jejum.

Quais são as formas de jejuar?
Quanto a forma de jejuar, não tem uma receita, mas segue alguns exemplos:
1)Ficar por um período sem alimentar-se:12, 24 horas.
2)Excluir da alimentação por algum período pré-estabelecido algum alimento, como carne, refrigerantes, doces, etc.
3)Não se alimentar de produtos embutidos
4)Alimentar-se só com legumes, frutas e verduras.
5)Alimentar-se somente com líquidos por um tempo determinado.
Na verdade, devemos fazer segundo o nosso coração com o objetivo principal de honrar a Deus.

Quais os motivos para fazer jejum?
Há vários motivos para se realizar um jejum, dentre eles tem:
Consagração;
Aflições;
Busca da proteção Divina;
Enfermidade;
Intercessão;
Preparação para a Batalha Espiritual;
Preparação para  Ministério;
Pregação;
Envio de  ministérios;
Estabelecer liderança.

Alguns acham que o jejum é uma “varinha de condão” que resolve as coisas por si mesmo, mas não podemos ter o enfoque errado. Quando jejuamos, não devemos crer NO JEJUM, e sim em Deus. A resposta às orações flui melhor quando jejuamos porque através desta prática estamos liberando nosso espírito na disputada batalha contra a carne, e por isso algumas coisas acontecem.

domingo, 18 de novembro de 2012

Tempo para tudo!

Já parou para analisar como o ano passou rápido? Parece que foi ontem que o ano começou. Já estamos na metade no mês de novembro, e o que fizemos nestes quase 12 meses? Será que tivemos tempo suficiente para buscar a Deus? Ou será que gasta
mos esse tempo com coisas supérfluas?
A palavra diz em Eclesiastes 3 que a tempo para tudo, mas estamos usando esse tempo da maneira correta?
O dia tem 24 horas, gastamos tempo trabalhando, estudando, dormindo, comendo, mas e nas horas livres o que fazemos? Muitas vezes passamos este tempo de lazer na internet, por exemplo. Não estou dizendo que ir para a internet é errado, pelo contrário, o seu uso pode ser edificante, não só na tua vida, mas na vida de muitas pessoas.
Nestas horas que fica na internet, quanto temo você tira para assistir uma pregação ou ler um texto bíblico? Quanto tempo você tira para postar algo no teu perfil do Facebook, por exemplo, que vai realmente edificar a vida das pessoas?
Vamos analisar que tempo estamos tirando e qual está sendo o nosso foco. Não podemos deixar de ler a Palavra, nem que seja por pouco tempo, mas já é um começo.
Se analise! Busque! Ore! Estude a Palavra! Não deixe Deus de lado!


Como diz na Música Senhor Tu és lindo do Clamor pelas nações:

Quero levar tua palavra a todas as nações mas primeiramente ajuda-me a vivê-lae quando eu a viver, ajuda-me a não buscar louvorPois o meu louvor é te dar glória SenhorSenhor, tu és lindo...

Deus abençoe a todos!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dia da grande esperança


Olá amados e amadas, tudo bom? Hoje quero falar sobre o dia da grande esperança!!!

Em toda a Palavra de Deus a volta do nosso Rei é confirmada o/
Através de mais de 700 afirmações o Senhor confirmou aos Seus discípulos a Sua volta, dizendo: "Virei outra vez" João 14:3. Ele voltará em presença visível, real, em corpo físico. A Bíblia afirma que Ele virá de uma forma tão real e perceptiva quanto em relâmpago que ilumina todo o céu. " Pois assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem" Mateus 24:27. Esse fantástico e tão esperado acontecimento encherá o céu de esplêndida glória! Rodeado por muitos anjos Jesus Cristo nosso Rei virá com o Rei dos Reis!! " Porque o Filho do homem virá na glória de Seu Pai, com seus anjos..." Mateus 16:27. Ele virá buscar Seus filhos.
Leia I Tessalonicenses 4:16-17 e verá como vai acontecer a ressurreição dos mortos e o arrebatamento dos vivos.
Esse dia será glorioso, o dia da vitória! Os mortos acordarão, nos encontraremos com os velhos amigos e conhecidos que se encontraram com a morte, e juntos numa gloriosa comunhão de vida eterna viveremos! E isso é promessa!! Mãe encontrarão seus filhos, os vivos serão transformados, será muita glória!
Não sabemos descrever nem imaginar como isso de sucederá. Será o dia da esperança, será o dia em que tudo fará sentido! O dia que esperamos esperançosos!
GLÓRIA A DEUS!!!
Nos veremos em breve irmão(ã)! Em nome de JESUUUUUUUS!!!!!!!
:D

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O coração


A medicina fala que o órgão mais importante do ser humano é o cérebro, onde todos os outros órgãos podem estar funcionando, mesmo em máquinas, mas quando o cérebro para, a pessoa morre, pois o cérebro é o centro da atividade humana.
A Bíblia, no entanto, diz que o centro de tudo é o coração, como diz em Pv 4.23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”
Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abrange todo o nosso intelecto, emoção e vontade.

 1) O coração é o centro do intelecto:
*As pessoas sabem as coisas em seus corações. (Dt 8.5a)
*Oram no coração. (1Sm 1.12,13)
*Meditam no coração. (Sl 19.14)
*Escondem a Palavra de Deus no coração. (Sl 119.11)
*Maquinam males no coração. (Sl 140.2)
*Guardam as palavras da sabedoria no coração. (Pv 4.21)
*Pensam no coração.  (Mc 2.8)
*Duvidam no coração. (Mc 11.23)
*Conferem as coisas no coração. (Lc 2.19)
*Creem no coração. (Rm 10.9)
*Cantam no coração.  (Ef 5.19).

2) O coração é o centro das emoções:
*Coração alegre. (Ex 4.14)
*Coração amoroso.  (Dt 6.5)
*Coração medroso. (Js 5.1)
*Coração corajoso.  (Sl 27.14)
*Coração arrependido.  (Sl 51.17)
*Coração irado.  (Pv 19.3)
*Coração avivado.  (Is 57.15)
*Coração tranquilo. (Jr 15.16)
*Coração humilde. (Mt 11.29)
*Coração ardente pela Palavra do Senhor. (Lc 24.32)
*Coração perturbado.  (Jo 14.1).
*Coração angustiado.  (Rm 9.2)

3) Por fim, o coração é o centro da vontade humana:
*Coração endurecido que se recusa a fazer o que Deus ordena.  (Ex 4.21)
*Coração submisso a Deus.  (Js 24.23)
*Coração que se dedica a buscar o Senhor.  (1Cr 22.19)
*Coração que decide fazer algo para Deus.  (2Cr 6.7)
*Coração inclinado aos estatutos de Deus.  (Sl 119.36)
*Coração que deseja fazer algo pelos outros. (Rm 10.1).

Quando Adão e Eva deram ouvidos à tentação da serpente para que comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, sua decisão afetou horrivelmente o coração humano, o qual ficou repleto de maldade.
Um coração entregue à prática do pecado corre o grave risco de tornar-se endurecido. Quem se recusa continuamente a ouvir a palavra de Deus e a obedecer ao que Deus ordena e, em vez disso, segue os desejos pecaminosos do seu coração, verá que, depois, Deus endurecerá seu coração de tal modo que se tornará insensível para com a Palavra de Deus e os apelos do Espírito Santo.
A solução de Deus para o coração pecaminoso é a regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus, e pela fé aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.
A regeneração está ligada ao coração. Aquele que, de todo o coração, se arrepende e confessa que Jesus é Senhor, nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo.
Amor e dedicação a Deus não podem estar separados da obediência à sua lei. Jesus ensinou que o amor a Deus, de todo o coração, juntamente com o amor ao próximo, resume toda a lei de Deus.

RESULTADOS DE UM CORAÇÃO REGENERADO:
*Ela louva a Deus de todo o coração.
*Medita no coração.
*Clama a Deus do coração.
*Busca a Deus de todo o coração.
*Oculta a Palavra de Deus no seu coração.
*Confia no Senhor de todo o coração.
*Experimenta o amor de Deus derramado em seu coração.
*Canta a Deus no seu coração.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Humildade

Olááá pessoal, tudo bom? Hoje vou falar de um assunto que eu gosto muito, a humildade. Todos nós sabemos que ser humilde é muito mais do que importante, é essencial para as nossas vidas, principalmente na comunidade e no Corpo. Ontem no culto o Pastor falou sobre isso e achei interessante trazer pra vocês.

Em Mateus 11:28-30 vemos que Jesus fala para nos achegarmos à Ele pois Seu fardo é leve e Ele é humilde de coração. Nós não precisamos de muita coisa para entendermos e aceitarmos a humildade de Jesus que desde pequeno nos ensina tanto sobre humildade.
Onde Jesus Cristo está nesse exato momento? No trono, do lado direito de Deus, mas não podemos nos esquecer que o primeiro lugar que Jesus se "assentou" foi em uma manjedoura. 
Então o que podemos tirar disso? Você quer o trono? Passe pela manjedoura! Seja humilde, seja amoroso, sorva aos homens, assim como Cristo nos serviu, pois quem não serve aos homens não serve para servir à Deus. Humildade nos é ensinado por Cristo em todos os momentos, quando Entra em Jerusalém Ele entra humilde num jumentinho, mais uma prova de que precisamos amar ao próximo e fazer o bem ao próximo sem querer nos engrandecer por isso. Amem?

Por hoje é isso, espero que tenham gostado e que essa palavra possa servir como uma meditação para todos nós.
Deus nos abençoe!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alimento espiritual x Alimento humano

"Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura pra sempre" (Jo 6.27)Muitas pessoas trabalham um monte para ter o suficiente para sobreviver e ter a comida no fim do dia e esquecem de se alimentar da Palavra de Deus.A comida (física) para o corpo humano é necessária , assim como a comida (espiritual) é necessária para a vida eterna. Uma te alimentará aqui na terra a outra te alimentará na vida eterna. Qual é mais importante? As duas, mas com uma diferença, sem a comida espiritual você não terá a vida eterna.
Você trabalha, no minimo, 6 horas por dia no seu emprego, alguns mais outros menos, mas o que você faz nas outras 18hs. Alguns descansam, outros se encontram com amigos, outros perdem tempo no trânsito, no ônibus, mas outros trabalham para para obra de Deus.
O que você faz nas horas vagas? Com o que você ocupa a mente?
Pense: não só do alimento humano precisamos, mas do alimento espiritual também.
Não deixe o seu espírito passar fome!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Que amor você está procurando?

Tantas pessoas sofrendo por amor, achando que aquele(a) é o amor de sua vida. Faria tudo por ele(a) e nunca são preenchidos de amor de verdade.
Como as pessoas não percebem que antes de amor de pessoas teve alguém que por amá-las por demais se fez carne e morreu por ela?
Deus se fez carne e enviou Jesus para amar as pessoas e muitos não querem esse amor, preferem o amor de balada, o amor de uma no
ite, de uma semana, de alguns meses.
Jesus podia ficar junto dos anjos que cantam louvores para Ele sem cessar, mas escolheu ficar junto de nós na terra, sendo q muitas vezes não tiramos nem 5 minutos para conversar com Ele.
Jesus podia morar em qualquer lugar do Universo, mas escolheu dentro do nosso coração e muitas vezes ocupamos o lugar Dele com entulhos supérfluos.
Pode ser tarde para amar esse Deus que nunca deixou de te amar. Pode ser tarde de aceitar jesus como teu Único Senho e Salvador.




Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

Sabe porque eu decidi andar com Jesus? Porque eu cansei de coisas passageiras. Existe sim algo que é eterno... Seu grande amor por mim que me completa a cada dia e que não passa no outro dia pela manhã.





NÃO PERCA TEMPO!!!!
ACEITE ESSE AMOR DE DEUS QUE NUNCA CESSA!!!
ACEITA JESUS COMO O TEU SALVADOR!!!
DEUS TE ABENÇOE!!!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Razões e motivações para evangelização


Olá Pessoal, hoje vou compartilhar com vocês algo para nós refletirmos e colocarmos em prática no evangelismo da Igreja.


Nem sempre a igreja de Cristo tem as melhores motivações para evangelizar. Corremos o risco evangelizar por evangelizar, ou seja, sermos levados pelo grupo e inúmeros outros motivos errados. Confira algumas motivações corretas para praticar essa ação.

1 - Obediência

Evangelizar é, antes de tudo, uma ação de obediência. Nosso mestre nos disse que toda autoridade lhe foi dada no céu como na terra e nos mandou ir por todos os lugares (Mt 28:18). Não foi um pedido, e sim, uma ordem. Devemos obedecê-lo. Lembre-se: Quem obedece ama!

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele". (João 14:21)

2 - Amor

Essa é uma das formas mais belas de se demonstrar o nosso amor pelos perdidos. Isto ocorre porque a alegria da salvação que nos domina é tão grande que não conseguimos guardá-la para nós mesmos e acabamos transmitindo para o nosso próximo.

O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; [...]porquanto me alegro na tua salvação. (1 Samuel 2:1)

3 - Crescimento


Você não pode explicar o que não sabe. Para evangelizar, você precisará explicar o plano de salvação para os que ainda não conhecem a Cristo e para fazer isso você precisa ter conhecimento da palavra de Deus. Isto fará com que você cresça espiritualmente.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15).


Fonte: Atitude Cristão ( http://www.atitudecristao.com )

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Os 12 discipulos



Vocês sabem quem são os 12 discípulos?
Qual a profissão deles?
Suas características e lições de vida?

Neste post vou tentar fazer um pequeno resumo da vida de cada um dos 12 discípulos de Jesus. Tentando mostrar e responder sobre a vida deles e o que Jesus achava de cada um.

SIMÃO PEDRO

OCUPAÇÃO:
Pescador.
CARACTERISTICAS PRINCIPAIS:
Impulsivo. Mais atarde se mostrou corajoso ao pregar a respeito de Jesus.
PRINCIPAIS EVENTOS EM SUA VIDA:
Um dos três discípulos mais íntimos de Jesus;
Reconheceu Jesus como sendo o messias;
Negou a Cristo e se arrependeu;
Pregou o sermão no dia de Pentecostes;
Foi um dos líderes da Igreja em Jerusalém;
Batizou gentios;
Escreveu as epístolas que batizou de 1 e 2 Pedro.
O QUE JESUS DISSE A RESPEITO:
Jesus primeiro chamou Simão de Pedro “pedra”; quando Pedro insistiu para que Jesus rejeitasse a cruz, este o chamou de SATANÁS, ADVERSÁRIO.
O Senhor disse que Pedro seria um pescador de homens; que ele receberia a revelação de Deus; que o negaria.
Mais tarde, Pedro foi crucificado por causa de sua fé.
LIÇÃO CHAVE DE SUA VIDA:
Ás vezes, os cristãos falham, mas quando retornam a Jesus, recebem o perdão de seus pecados e o fortalecimento de sua fé.

TIAGO (filho de Zebedeu)

OCUPAÇÃO:
Pescador
CARACTERISTICAS PRINCIPAIS:
Ambicioso, critico, mas profundamente comprometido com Jesus.
PRINCIPAIS EVENTOS EM SUA VIDA:
Pertence ao grupo dos mais íntimos de Jesus;
Desejava como seu irmão João, que Jesus lhe reservasse um lugar de honra em seu Reino;
Em uma ocasião, quis que viesse fogo do céu para destruir uma vila samaritana;
Foi o primeiro apostolo a ser martirizado.
O QUE JESUS DISSE A RESPEITO:
Tiago e João foram chamados de “filhos do trovão”. O Senhor disse que Tiago seria um pescador de homens e beberia do mesmo cálice do qual Jesus bebeu.
LIÇÃO CHAVE DE SUA VIDA:
Os cristãos devem estar dispostos e morrer por Jesus.

JOÃO

OCUPAÇÃO:
Pescador
CARACTERISTICAS PRINCIPAIS:
Ambicioso, critico. Mais tarde tornou-se um discípulo amoroso
PRINCIPAIS EVENTOS EM SUA VIDA:
Um dos três discípulos mais íntimos de Jesus. Ele e Tiago desejavam que Jesus lhes reservasse um lugar de honra em seu reino;
Em uma ocasião, quis que viesse fogo do céu para destruir uma vila samaritana;
Foi um dos líderes da Igreja em Jerusalém;
Escreveu o Evangelho de João, Apocalipse e as três epístolas que tem seu nome.
O QUE JESUS DISSE A RESPEITO:
Jesus chamou João e Tiago de “filhos do trovão”. O Senhor disse que João seria um pescador de homens e beberia do mesmo cálice do qual Jesus bebeu; cuidaria da mãe de Jesus após sua morte e ressureição.
LIÇÃO CHAVE DE SUA VIDA:
O poder transformador do amor de Cristo está à disposição de todos.

ANDRÉ

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Porque sou cristão?

VOCÊ JÁ PAROU PARA SE PERGUNTAR PORQUE É UMA PESSOA CRISTÃ?

Muitas vezes me perguntei isso, mas no fundo nunca soube me explicar o porque sou cristã. O máximo que consegui dizer era: PORQUE EU AMO A DEUS!

Ser cristão é muito mais que amar a Deus, ser cristão é ter a necessidade de ter um Salvador, é ter fé e confiança em Jesus Cristo.
Ser cristão é ser filho de Deus, é depender totalmente daquele que enviou seu unico filho a terra por causa de nós, de nossos pecados.
Ser cristão é saber que o Espirito Santo habita em nós e sermos um instrumento nas mãos Dele.
Ser cristão não é só saber a Palavra de Deus, mas principalmente praticá-la.
Ser cristão é ter anseio de estar cada vez mais próximo de Deus. (Tg 4.8)
Ser cristão é buscar a santidade.
Ser cristão é amar as pessoas mesmo elas te odiando.
Ser cristão é amar esse Deus maravilhoso, Santo, Inspirador, Exemplo, Fiel e muitas outras qualidades que somente Ele possui.

PENSE BEM: O que é ser cristão para você? (Poste nos comentários a sua resposta)




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como morreram os Apóstolos de Jesus

Olá amados hoje trago um post um pouco diferente é mais uma "curiosidade" bíblica do que um post de estudo. Nós devemos muito aos Apóstolos de Jesus, pois eles foram os primeiros evangelizadores que existiram, e hoje nós só conhecemos o amor de Cristo e a Salvação pelo fato de que no passado esses Apóstolos terem ido pelo mundo e pregado o Evangelho a toda a criatura. Eles foram os pioneiros na evangelização e podemos tirar muitas lições a partir da vida deles. Eles foram apaixonados por Jesus e não negaram o nome do Seu Rei, e por isso a maioria dos Apóstolos de Jesus morreram como mártires, com exceção de Judas que se enforcou após trair Jesus e de João que morreu de forma natural após ser liberto da Ilha de Patmos. Veja:
PAULO: Foi considerado apóstolo pelos Gentios por sua obra missionária, foi decapitado em Roma por ordem de Nero;
MATIAS: Ficou no lugar de Judas, foi martirizado na Etiópia;
SIMÃO: Foi crucificado;
JUDAS TADEU: Morreu como mártir pregando na Síria e na Pérsia;
TIAGO: Foi crucificado;
MATEUS: Morreu como mártir na Etiópia;
TOMÉ: Pregou na Pérsia e na Índia , foi martirizado;
BARTOLOMEU: Foi missionário na Armênia, foi golpeado até a morte;
FILIPE: Morreu como mártir em Hierápolis
TIAGO: Foi decapitado por Herodes;
SIMÃO PEDRO: Pregou entre judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma onde foi crucificado de cabeça para baixo

Como podemos ver a maioria dos Apóstolos morreram como mártires e não negaram Cristo!!
Podemos tirar bons exemplos de evangelistas fiéis, não é verdade?
Que possamos refletir nisto.
Deus abençoe a todos nós! Paz!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ser Criança

Um mundo com bonecas, patins, bola de gude, brigadeiro, bicicleta, desenho animado. O universo da criança é um lugar único, com regrinhas bem especiais:
* ficar alegre, dia sim e dia sim, com coisas simples;
* não guardar nada, porque perdoar é facinho, facinho;
* fazer amigos do peito sem nem saber o nome deles;
* acreditar que tudo vai dar certo, sempre.
Pequenos seres sorridentes, que amam correr atrás de uma bola, comer doce, sorrir, eles mudam qualquer ambiente do planeta, pelo mero fato de estarem ali.
Mas é exatamente a condição fugidia desses “pitocos” - tão puros e confiantes - que justifica a consagração de uma data: 12 de outubro.
Afinal, os anos passarão, e todos mudarão, de um jeito ou de outro. Uns mais fortes, outros mais firmes, outros mais machucados. Alguns perderão a maciez da pétala de rosa e passarão a serem galhos fortes de uma roseira.
Quantas vezes paramos e pensamos: "Como seria bom poder voltar, e viver os dias de meninice..." E sendo isso impossível, nos consolamos com a presença de filhos, netos ou sobrinhos.
Porém, nada impede que um adulto, calejado pelo lado de fora, moldado pelos ventos da praia da vida, tente ainda ser uma criança em seu coração.
De fato, Jesus - o Mestre - declarou que isso não deveria ser meramente uma aspiração, mas uma meta, pois dela dependeria a vida eterna:
Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele. (Lc 18.17).
Ame sempre as crianças, deixe que sua realidade seja envolvida pela delas, e poderá festejar este fato todos os dias da sua vida.


Feliz Dia das Crianças a todos vocês!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A ovelha e o bom pastor


Texto: João 10.11-17


Muitos de nós, cristãos, acreditamos que quando Jesus se identificou como o Bom Pastor e, por analogia, a nós, seres humanos, como as Suas ovelhinhas, Ele estava nos tecendo um elogio, pois a ovelha é um animalzinho tão dócil, tão fofinho, tão inofensivo, tão puro, tão bonzinho...
Porém, para uma boa compreensão da real intenção, ou percepção, do Mestre, devemos procurar conhecer o comportamento, hábitos e algumas características das ovelhas.

Que características tem uma ovelha que a relacionam ao ser humano?

1. A ovelha não sabe discernir a erva boa da erva venenosa, por isso o pastor tem que ir à frente preparar a pastagem com cuidado, retirando aquelas que podem envenenar.
Somos como ovelhas que se não lermos a Bíblia nos alimentamos a erva ruim. Quantas vezes nos enchemos com o “alimento” espiritual de má qualidade?

2. A ovelha é muito sensível à perturbação das moscas que ficam rodeando a sua cabeça e acaba desnorteada. Balança a cabeça de um lado para outro tentando fugir do assedio dos insetos e acaba emagrecendo e vendo que não consegue se livrar dos insetos. É preciso que o pastor molhe a cabeça dela com óleo para afastar os insetos.
3. Quando uma ovelha corre a outra fica apavorada e vai atrás.
Quando as moscas (inimigos) nos rodeiam queremos nos distrair da presença de Deus e por muitas vezes nos distanciamos do rebanho, saímos correndo sem rumo levando outras ovelhas conosco. Deus nos pega com amor e unge nossas cabeças com óleo para afugentar as moscas (inimigos) e assim vivemos em paz.

4. A ovelha come o dia inteiro e a noite está com o estomago muito cheio. O maior órgão que ela possui é o estomago. Durante a noite elas brincam e normalmente caem no chão de patas para cima. Se não for levantada em 1 hora ela morre asfixiada por causa do estomago que comprime a caixa torácica. O pastor deve andar no meio delas durante a noite levantando as ovelhas caídas.
Somos como as ovelhas que nos desgarramos do pastor, damos umas cabeçadas por ai, e mesmo assim o pastor vem e nos levanta novamente para não morrermos.

5. A ovelha é totalmente dependente do pastor, pois precisa dele para se alimentar e beber água e para defendê-las de predadores e ladrões.
6. A ovelha conhece a voz do pastor. A ovelha é tola, porém, tem o ouvido apurado. Dentre mil cordeiros ela conhece a voz do filhotinho. Entre mil pastores ela reconhece logo a voz de seu pastor.
7. A ovelha é um animal medroso e basta ela não sentir o cheiro do pastor para que fique tremula de medo e no auge do medo pode sair correndo e se tornar presa fácil dos predadores.
A boa ovelha ouve a voz do pastor. Você conhece a voz do seu pastor? O cheiro dele?
Além de conhecer sua voz e seu cheiro, devemos pedir que Ele que todos os dias andem em nossa frente mostrando o caminho a seguir.

8. Não se consegue conduzir as ovelhas como é feito com o gado que basta soltá-lo e ir atrás gritando e conduzi-lo aonde ele deve ir. A ovelha segue o pastor ele vai à frente mostrando o caminho que ela deve seguir.

9. Quando duas delas disputam a mesma coisa começam a bater a cabeça uma contra a outra até uma, ou ambas, se ferirem gravemente. É necessária a presença constante do pastor a vigiar as ovelhas briguentas e a apartá-las, antes que se machuquem seriamente.
Nós, quando nos desentendemos com um, ou mais, de nossos irmãos, ficamos trocando “farpas”, revidando as agressões físicas ou verbais, nos vingando assim, um do outro, incessantemente, sem nos perdoarmos. Precisamos de Jesus o Bom Pastor para nos apartar e nos ensinar a termos paciência com nossos irmãos, a nos perdoarmos uns aos outros e a dividirmos irmanamente tudo o que temos: dons espirituais e bens materiais.

10. A quando carregada nos ombros pelo pastor não é por ser a preferida do pastor, a ovelha mais dócil e mais obediente. Nada disso! Esta é a ovelha fujona e teimosa, que não obedece ao Pastor e sempre escapa do rebanho, colocando em risco a própria vida, pois sozinha, longe do pastor e do grupo, ela fica vulnerável ao lobo que pode atacá-la a qualquer instante.
O pastor zeloso, desistindo de educá-la, quebra os ossos de uma de suas patinhas dianteiras, para que ela não consiga mais fugir e, a partir daí, carinhosamente, passa a carregá-la em seus ombros por toda parte, cuidando dela e alimentando-a pacientemente.
Quando, muitas vezes, sofremos uma “poda” de Deus que nos impede de caminhar livremente como gostaríamos de caminhar, isto pode ser um gesto de amor d’Ele nos impedindo que, com o mau uso de nossa liberdade, possamos ficar vulneráveis aos ataques dos muitos “lobos” que pelas estradas da vida nos espreitam, aguardando o momento certo para dar o bote.

Conclusão:
Jesus é o bom pastor dos Seus crentes, assim como os pastores eram de seu gado. Um pastor cuidava de seu rebanho dia e noite. Ele reunia as ovelhas em um curral durante a noite para a sua proteção. O curral era um redil, uma caverna ou uma área cercada por muros de pedra. Como não havia portas, o pastor costumava dormir ou se sentar na abertura, pronto para defender as suas ovelhas do perigo.
Devemos saber que somos uma ovelha, pequena, frágil e ingênua que se não for pelos cuidados e misericórdias do nosso Deus, já teríamos sido devoradas pelos lobos do mundo, mas Ele se deu por nós, sendo como nós, as ovelhas, para nos dar a salvação.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Confiança em Deus


Vamos ler Salmos 118:5-9

"Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo.
O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.
O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam.
É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.
É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes."
Aqui vemos claramente que a confiança em Deus é resultado certo de secesso. Muitas vezes na nossa vida temos momentos de fraqueza, de pecado, de tribulação, de deserto, em fim, de momentos em que a dificuldade se sobrepassa à nossa confiança em Deus. No primeiro versículo de Salmos 125 diz "Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre!" É mais uma prova de que a confiança em Deus é resultado de sucesso. Se na nosso angustia chamarmos a Deus, Ele nos ouvirá e nos levará à presença dEle. Deus está conosco, não devemos temer o que o homem possa nos fazer. Não devemos andar preocupados pois a preocupação é o contrário da fé em Deus. Preocupação é algo que o diabo coloca em nossas vidas para que nosso coração se desvie da fé no Senhor. Deus trabalha em nosso favor, Ele ama Seus filhos e quer ver a nosso vitória! Confiar nEle, deleitar-se nEle, trocar de fardo com Ele, pois Seu fardo é leve (Mateus 11:30b). Romanos 8:28 diz "(...) todas as coisas contribuem para o bem daquele que amam a Deus (...). Ame a Deus, confie nAquele que te deu a vida e já decretou a tua vitória! Não há prazer maior do que trabalhar para Deus e crer que toda a provisão veio, vem e virá dEle! Confie em Deus, e você verá com seus olhos as graças, as bênçãos, as vitórias, as conquistas, e a VIDA que o Rei dos reis nos dá por meio de Sua palavra, Seus amor e Sua aliança. 

Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente (...)! Lucas 8:50

sábado, 6 de outubro de 2012

Senhor cara legal


Águia galinha

Certo homem andava pela floresta e percebeu um ovo caído no chão. Pensando ser ovo de galinha do mato, colocou no próximo ninho que encontrou. Só que era ovo de águia. O resultado foi que a águia foi criada à vida inteira como galinha.
Um dia a ave viu uma linda águia voando no céu e comentou com sua companheira:
- Nossa! Que ave bonita é aquela?
Sua parceira respondeu secamente:
- É uma águia. Você nunca será como ela. Agora, vamos ao lixo para colher nosso alimento.

CONCLUSÃO:
Há muitas pessoas que estão, infelizmente, se deliciando com a vida apagada de uma galinha do mato enquanto poderiam estar voando nas alturas como uma águia.
A misericórdia de Deus deve incentivar você a ser valoroso na prestação de um serviço ao Senhor Jesus. Vivendo, antes de tudo, uma vida vitoriosa e vibrante!
Deus quer lidar com você como águia. Porque assim, se colocando diante de Deus, Ele terá prazer em sua vida.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A FIGUEIRA SEM FIGOS



TEXTO BASE: Lucas 13.6-9
Então Jesus contou esta parábola: – Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum.
Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: “Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir nada?”
Mas o empregado respondeu: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo.
Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la.”

A figueira era uma árvore de grande valor em Israel. Era considerada como um símbolo de fartura e de esperança futura. Era comum ter uma figueira plantada em casa.
A lei mosaica ensinava que toda arvore plantada pelo povo teria seus frutos proibidos ao consumo nos 3 primeiros anos. No 4º ano, os frutos seriam consagrados a Deus e apresentados como oferta. Somente no 5º ano os frutos poderiam ser consumidos pelo povo. (Lv 19.23-25)
O prazo de 3 anos já havia se cumprido e aquela arvore não tinha dado sequer um fruto, para indignação do dono. Ele refletiu sobre o seu prejuízo, afinal, aquela figueira estava ocupando inutilmente a terra que poderia ser usada para ampliar sua plantação de vinha.
Por isso, a ordem dada ao empregado foi que cortasse a figueira. O empregado contestou, disse que cuidaria dela, a fim de que pudesse produzir. Se ao fim do próximo ano a figueira não produzisse fruto algum, então seria cortada.

PERGUNTA: O que Jesus queria ensinar com essa parábola?
O ensino central dessa parábola é que Deus trata os homens com paciência, mas o tempo de misericórdia tem limite.

Podemos apontar 4 lições nesta parábola:
1) A paciência de Deus tem limite:
As pessoas não querem ouvir que a paciência de Deus tem limite. Ao contrário, querem ouvir que Deus é amor, que Deus se importa com os seus problemas financeiros, emocionais, etc.
As pessoas precisam ouvir que o 4º ano está chegando, ou seja, o tempo da nova oportunidade está no fim.
Precisamos nos arrepender dos pecados, Deus irá executar sua justiça, mas Ele deseja que o pecador se arrependa antes.
Cabe aos cristãos, que já passaram pela experiência do arrependimento, expressar em alto e bom som essas palavras.
No passado Deus não levou em conta essa ignorância. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados. Pois ele marcou o dia em que vai julgar o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu prova disso a todos quando ressuscitou esse homem. (Atos 17.30-31)
2) Cuidado com a reviravolta de Deus:
Não podemos ser cristãos acomodados. Toda vez que dizemos que algo é difícil e por causa da dificuldade deixamos de fazer o que deveríamos (exemplo: evangelizar é difícil, amar o próximo é difícil, etc.), estamos desvalorizando a salvação concedida por Deus.
Nossa vida enquanto cristão deve produzir frutos como resposta à graça de Deus. Hoje é o tempo da oportunidade. A figueira ainda tem tempo para dar frutos.

3) Jesus se frustra quando percebe uma pessoa infrutífera:
Aquela figueira estava estrategicamente bem colocada. Estava em condições mais propícias para dar frutos do que uma figueira plantada no deserto, por exemplo.
O dono da figueira ia procurar fruto nela ano após ano com o coração cheio de expectativas. E imaginem como o seu coração se frustrara mais uma vez.
Não é diferente conosco quando Jesus vai até nós para sondar quais os nossos frutos e frustrado percebe que não temos fruto algum.
Quando falamos em frutos que Jesus quer ver em nós, imaginamos que estão associados ao que fazemos, mas não é, os frutos que deveríamos produzir estão associados ao nosso ser:
a) Testemunho cristão: O modo como nos mostramos na sociedade em que vivemos. Como somos vistos pelas pessoas.
b) Vida devocional saudável: Nossa devoção particular é fator importante no nosso crescimento cristão.
c) Amor à igreja: O nodo como nos envolvemos nos projetos da igreja.

4) Ainda há quem interceda pelas pessoas infrutíferas:
O empregado teve compaixão da figueira e rogou pela vida dela (vers. 8)
Quantas vezes nós já nos sentimos derrotados e de repente Deus coloca em nosso caminho pessoas para nos ajudar?
Eu creio que esta frase: “deixa este ano” tem a ver com: ainda temos jeito e há um limite para nossa recuperação.
Não perca tempo, sofrendo essa vida de pecado. Se arrependa agora e seja feliz ao lado do único que quer sempre o seu bem: JESUS!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dia a dia fazendo a Obra de Deus

No mundo natural, no nosso dia a dia normal, todos nós temos uma rotina. Nós acordamos, nos lavamos, tomamos café, nos arrumamos e vamos trabalhar, estudar, ou até mesmo sair para algum lugar. Bom, mas o que que isso tem com a Palavra de Deus? No mundo do Espírito acontece da mesma maneira, da mesma forma que no mundo natural nós nos preparamos par sair de casa para o trabalho (escola, etc...), no mundo espiritual é assim também. E se deixarmos de fazer alguma coisa, algo pode dar errado, por exemplo, se eu não tomar um café da manhã bem reforçado, posso ficar fraco durante todo o meu dia, e aí por diante.
Bom, agora vamos entender isso mais dinamicamente.

BASE BÍBLICA
1º Acordar: Veja Efésios 5:14 - Antes de tudo devemos acordar! Acordar para a obra, sair do lugar onde a nossa visão é limitada, agir com vontade, se dispor, despertar e ver que adiante de nós tem um mundo esperando ouvir falar de Jesus.
2º Nos lavar: Veja 1 João 1 - A sujeira é o nosso pecado, temos que nos lavar, nos limpar, nos purificar e confessar toda a nossa imundícia à Deus. E nos remiremos de toda essa sujeira por meio do batismo.
3º Nos alimentar: Veja Mateus 4:4 - O nosso alimento é toda a palavra que sai da boca de Deus, quem não se alimenta fica fraco e morre. Se queremos "comer" bem e ser saudáveis, nosso alimento se chama BÍBLIA. Provérbios 19:15
4º Nos arrumar: Veja Efésios 6:13 - A armadura de Deus é a nossa vestimenta, é o que nos protege, o que nos reveste. Temos que ter o Espírito Santo de Deus como nossa armadura (lembra de Davi? Ele não precisou da armadura de Saul para vencer Golias, pois a sua armadura era a Presença, o Espírito, Deus estava por ele, e o Rei deu vitória a seu servo). Estamos bem revestidos quando estamos íntimos do Rei.
5º Ir trabalhar: Ide! Pregai o evangelho a TODA criatura; Ide! Fazei discípulos de TODAS as nações. Bom, por último e não menos importante, o IDE! Esse é o nosso maior dever. Depois de toda uma preparação, devemos arregaçar as mangar e colocar as mãos na Obra literalmente! Pois para qual outro motivo estamos aqui se não pelo motivo de falar do amor de Deus, de mostrar a salvação por Jesus e de pregar o evangelho e fazer aqui na terra o Reino de Deus? Não há outo propósito além desses! Então uma boa preparação garante vitória. E devemos estar lavados, remidos e revestidos para fazer a obra. E isso eu garanto que é o que tem de mais prazeroso para os filhos de Deus!

Esse é nosso dia a dia fazendo a Obra de Deus, nossa preparação para o trabalho que é a Obra!

Que Deus esteja com cada um de nós, que Ele possa nos revestir, e que a cada dia, assim como no mundo natural nós nos preparamos, que nós possamos estar sempre preparados para o chamada de Deus. Tenham todos uma semana abençoada, em Nome de Jesus, e que essa palavra possa entrar em seu coração, e que você possa praticá-la, de dia e de noite, para sempre! Amém! Paz!

domingo, 30 de setembro de 2012

A paz que trago no peito

A paz que trago hoje em meu peito é diferente da paz que eu sonhei um dia.
Quando se é jovem ou imaturo, imagina-se que ter paz é poder fazer o que se quer, repousar, ficar do silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção.
Todavia, o tempo vai nos mostrando que a paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece.
A paz está no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé.
Ter paz é ter consciência tranquila, é ter certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, tentou.
Ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida.
Ter paz é ter ouvidos que ouvem, olhos que vêem e boca que diz palavras que constroem.
Ter paz é ter coração que ama.
Ter paz é brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas águas se espreguiçam.
Ter paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer ofensas.
Ter paz é aprender com os próprios erros, é dizer não quando é não que se quer dizer.
Ter paz é ter coragem de chorar ou de sorrir quando se tem vontade.
É ter forças para voltar atrás, pedir perdão, refazer o caminho, agradecer.
Ter paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências.
A paz que hoje trago no peito é a tranqüilidade de aceitar os outros como são, e a disposição para mudar as próprias imperfeições.
É a humildade se não sei tudo e aprender até com os insetos.
É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar ao se não possuo.
É melhorar o que está ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra.
É admitir que nem sempre tenho razão e, mesmo que tenha, não brigar por ela.
A paz que trago em meu peito é a confiança Naquele que criou e governa o mundo.
A certeza da vida futura e a convicção de que receberei, das leis soberanas da vida, o que elas tiver oferecido.

(Desconheço autoria)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Obras da carne e frutos do Espirito


TEXTO: Gálatas 5.16-26

Nenhum outro texto da Bíblia nos mostra tão claramente o contraste entre o modo de vida do crente cheio do Espírito Santo e aquele controlado pela natureza humana.
No interior de cada crente é travado um grande conflito: o Espirito contra carne, o bem contra mal, o certo contra errado.
Ter consciência desta luta interior é imprescindível para quem deseja servir a Deus. Se vivermos no Espirito temos vida e paz, mas se vivermos na carne, a consequência é a morte. 
PERGUNTA: Porque essa luta parece maior na vida de um cristão do que uma pessoa do mundo?
 PERGUNTA: Como vencer as vontades da carne?
 Para vencer esta batalha, precisamos saber com clareza o que é obra da carne e fruto do espirito e alimentar o nosso espirito para que seja fortalecido e vença as paixões da carne.

 OBRAS DA CARNE:

·         Imoralidade sexual ou prostituição: É a imoralidade sexual de todas as formas, ou seja, vídeos, fotos, publicações pornográficas ou seminuas em geral.
·         Impureza: Pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive pensamentos e desejos do coração.
 ·         Ações indecentes ou lascívia: Sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e decência. 
·         Adoração a ídolos ou idolatria: Adoração a espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus. 
·         Feitiçarias: Espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria. 
·         Inimizades: Intenções e ações fortemente antipáticas. 
·         Brigas ou porfias: Oposição, luta por superioridade. 
·         Acessos de raiva ou iras: Fúria explosiva que ocorre através de palavras e ações violentas. 
·         Ciumeiras ou emulações: Ressentimento, inveja amarga, zelo excessivo. 
·         Ambição ou pelejas: Ambição egoísta e a cobiça pelo poder. 
·         Desunião: Grupos desunidos dentro ou fora da igreja, não ficando em prol de um objetivo em comum. 
·         Divisões ou heresias: Grupos divididos dentro da igreja formando grupos egoístas que destroem a unidade da igreja. 
·         Inveja: Antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos ou queremos. 
·         Bebedeiras ou bebedices: Descontrole das faculdades físicas e mentais por meio da bebida alcoólica. 
·         Farras ou glutonarias: Diversões excessivas, festas com comida e bebida de modo extravagante desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.

FRUTOS DO ESPIRITO:

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver integro e honesto, chamado de frutos do espirito.
Esta maneira de viver se realiza à medida que a pessoa se permite dirigir pelo Espirito Santo.

·         Amor ou caridade: Interesse e busca do bem maior de outra pessoa sem nada em troca. 
·         Alegria ou gozo: Sensação boa baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus. 
·         Paz: Quietude de coração e mente baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e Deus. 
·         Paciência ou longanimidade: Perseverança, ser tardio ao irar-se ou para se desesperar-se. 
·         Delicadeza ou benignidade: Não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor. 
·         Fidelidade ou fé: Lealdades constantes e inabaláveis a alguém com quem estão unidas por promessa ou compromisso. 
·         Humildade ou mansidão: É alguém que pode irar-se com tranquilidade quando for necessário e também humildemente submeter-se quando for preciso. 
·         Domínio próprio ou temperança: Controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões.

Como um ditado popular fala: “Deus não dá o frio maior que o cobertor”, ou seja, não enfrentamos dificuldades maiores do que não podemos suportar.
Tudo o que fazemos ou pretendemos fazer devemos pedir ajuda a Deus. Assim como diz em Mateus 6.13 “Não nos deixe cair em tentação, mas livrar-nos do mal.”
A Bíblia diz que todos os homens pecaram cedendo às tentações, mas Jesus sofreu tentações e venceu tudo sem pecar nenhuma vez para nos capacitar a vencer o pecado.