segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MELQUISEDEQUE

Você gosta de um bom mistério? A história está cheia de mistérios! Eles costumam envolver as pessoas. Uma das pessoas mais misteriosas na Bíblia é o rei da paz, Melquisedeque. Certo dia ele apareceu na vida de Abrão e depois nunca mais se ouviu falar dele. Entretanto, o que ocorreu naquele dia seria lembrado por toda a história e viria a tornar-se um assunto de uma das cartas do Novo Testamento (Hebreus).
Este encontro entre Abrão e Melquisedeque foi muito incomum. Embora os dois homens não se conhecessem e fossem estranhos um ao outro, ambos partilhavam uma característica essencial: adoravam e serviam ao Deus que fez os céus e a terra. Este foi um grande momento de triunfo para Abrão. Ele acabara de derrotar um exercito e recobrar a liberdade de um grande numero de cativos. Se houve em sua mente qualquer duvida sobre o responsável pela vitória, Melquisedeque fez claro: "... bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos" (Gn 14.20).
Melquisedeque fazia parte de um pequeno grupo de pessoas no Antigo Testamento que adoravam a Deus, tinham contato com os judeus (israelitas), porém não eram judias. Isto mostra que o requisito para seguir a Deus não é genético, mas está baseado na obediência fiel aos seus ensinamentos e no reconhecimento da sua grandeza.
Você permite que Deus fale a sua vida através de outras pessoas? Ao avaliar os outros, você considera a influência de Deus em suas vidas? Está atento às semelhanças entre você e as outras pessoas que adoram a Deus, mesmo que esta forma de adoração seja diferente da sua? Permita que Melquisedeque, Abraão, Davi e Jesus, juntamente com outros homens e mulheres da Bíblia lhe mostrem este grande Deus, Criador dos céus e da terra. Ele quer que você saiba o amor infinito que tem por você; Ele deseja que você o conheça pessoalmente.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Uma declaração de amor e fé

TEXTO CHAVE: Sl 18.1-3
Davi enfrentou muitas lutas e dificuldade durante sua vida. Antes de ser empossado rei de Israel sofreu nas mãos no rei Saul que queria, a todo custo, acabar com sua vida. Davi escreve esse salmo, conforme podemos ver no título, quando obteve livramento das perseguições de Saul e de outros inimigos mais. Davi escreveu muitos salmos que se tornaram canções de louvor, gratidão e adoração a Deus, porque ele entendia a realidade do cuidado e da proteção do Senhor para com ele. Se avaliarmos com cuidado a nossa vida, com certeza, também encontraremos muitas razões para cantar louvores ao Senhor por aquilo que Ele tem feito a favor das nossas vidas. O que encontramos no canto de Davi:
1. Uma declaração de amor – v.1a
Davi faz uma declaração do seu amor para com Deus por causa das inúmeras experiências preciosas vividas com esse Deus no seu dia a dia. Ele podia fazer esta declaração de amor por que havia experimentado, na prática, o amor de Deus para com ele. Os livramentos, a proteção, as direções de Deus para sua vida, até mesmo as correções de Deus não era nada menos do que expressões reais do amor de Deus para com a sua vida. – É lindo quando um filho de Deus reconhece as ações de Deus a seu favor. O amor de Deus por nós é uma realidade. E maior expressão deste amor de Deus foi a vinda e o sacrifício de Cristo na cruz em nosso favor (Jo 3.16). Não há nada que possa igualar esse gesto de Deus a nosso favor. Tento sido perdoado salvos e sendo protegidos, ensinados e orientados por Deus é evidência clara de que Deus ama a cada um de nós. Entendendo tudo isso, não vão faltar canções nos nossos lábios e nem expressões no nosso coração de reconhecimento e amor para com o nosso Deus. Podemos cantar em alto e bom som: Jesus eu te amo!
2. Uma declaração de Fé – v.2
Impressionante a qualificações que Davi atribui ao seu Deus e que revelam sua fé nEle. Ele chama o Senhor de rocha, fortaleza, libertador, esconderijo, escudo, abrigo, segurança. Não é impressionante? Isto nos leva a deduzir que, de fato, Davi teve experiência fabulosa com o seu Deus durante sua vida. Experimentou o cuidado do Senhor para com ele em situações complexas, sendo sempre liberto e protegido por Ele contra as ações dos inimigos contra ele (2 Sm 18.10-11; 21.12-15; 22.1). O Deus no qual Davi confiava é o mesmo Deus no qual nós depositamos a nossa fé. Se esse Deus não decepcionou Davi, muito menos o abandonou no meio das crises, o mesmo Ele fará conosco. Precisamos depositar toda a nossa fé, toda a nossa confiança no Senhor. Não há o que Jesus não possa fazer. A fé libera o poder de Deus para que Ele aja na nossa vida e nos dê a proteção e o livramento que precisamos nas horas de lutas e dificuldades (Mc 11.22-23).
3. Uma declaração de dependência – v.3
Sempre que estava em apuros Davi não inventava estratégias humanas para vencer, mas simplesmente invocava o seu Deus. A palavra “invocar” significa chamar Deus para administrar o problema. Todas as vezes que o invocarmos, com certeza, Ele vira em nosso socorro e agirá em nosso favor, nos dando a vitória contra os inimigos, sejam eles quais forem (Sl 34.4; 50.15). Precisamos parar de tentar resolver os nossos problemas com recursos meramente humanos. Somos filhos de Deus e temos um Deus amoroso e cheio de poder a nossa disposição. É só invocá-lo, entregar e Ele nossas necessidades e, simplesmente, crer nas suas promessas (Sl 37.5).
Gancho Evangelístico – Nosso Deus é muito maior do que podemos imaginar. Por isso podemos chamá-lo de rochedo, fortaleza, libertador, esconderijo, abrigo, etc. Nossa fé nesse Deus vai acionar todos estes atributos para que atuem a nosso favor. É só invocá-lo de coração e Ele virá rápido na nossa direção para nos socorrer e livrar dos nossos inimigos. Simplesmente entregue sua vida a Cristo e confia nEle de todo o coração!!! Consolide!!
Texto para decorar:
Mateus 6.33 “ Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.”

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Êxodo - Parte 2

Esboço

A. ISRAEL NO EGITO  (1.1 - 12.30)
    1. Escravidão no Egito
    2. Deus escolhe Moisés
    3. Deus envia Moisés
   4. Pragas atingem o Egito
   5. A Páscoa
Quando os israelitas foram escravizados no Egito. Deus ouviu seus clamores e os resgatou. Podemos confiar que Ele ainda ouve o clamor do seu povo. Assim como Deus libertou os israelitas de seus captores, Ele também nos liberta do pecado, da morte e do mal.

B. ISRAEL NO DESERTO  (12.31 - 18.27)
    1. O êxodo
    2. A travessia do mar
    3. A murmuração no deserto
Após cruzarem o mar Vermelho, os israelitas tornaram-se briguentos e descontentes. Com frequência, o mesmo acontece conosco, pois é fácil reclamar quando algo vai mal. Os cristãos ainda passam por lutas, mas jamais devem permitir que as dificuldades e circunstâncias desagradáveis impeçam-nos de confiar em Deus.

C. A  (6.1 - 11.32)
    1. A entrega da Lei
    2. As instruções para Tabernáculo
    3. A Lei é quebrada
    4. A construção do Tabernáculo
Deus revelou sua lei para os israelitas no Sinai. Foi através da lei que eles aprenderam mais sobre Deus e como deveriam viver. Alei é instrutiva para nós, pois expõe o nosso pecado e nos mostra o padrão de Deus para a nossa vida.

Confie no tempo de Deus

A confiança requer que você coloque sua agenda nas mãos de Deus, crendo que o tempo dele é perfeito para todas as coisas em sua vida. Sua natureza humana quer que as boas coisas aconteçam imediatamente, não mais tarde.

Mas você aprende a crer e a esperar que as coisas aconteçam no tempo perfeito de Deus à medida que amadurece na vida cristã. Confiar em Deus frequentemente significa não saber como Ele irá realizar algo e quando Ele o fará. Mas não saber “como e quando” fortalece sua fé e lhe ensina lições de confiança.

Lembre-se: a confiança não é herdada, é aprendida. O tempo desempenha um papel importante para aprender a confiar em Deus. À medida que você experimentar a fidelidade do Senhor, vez após vez, desistirá de confiar em si mesmo e colocará sua vida nas mãos habilidosas de Deus. Esse é um lugar maravilhoso para estar!

(Joyce Meyer)


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cânticos famosos na Bíblia

Onde: Ex 15.1-21
Propósito: Cântico de Moisés após Deus ter tirado Israel do Egito e repartido as águas do mar vermelho. Miriã juntou-se a ele neste cântico de louvor.

Onde: Nm 21.17
Propósito: Cântico de Israel em louvor a Deus por terem recebido água no deserto.

Onde: Dt 21.1-43
Propósito: Cântico de Moisés sobre a história de Israel com ações de graças e louvor enquanto os hebreus estavam prestes a entrar na Terra Prometida.

Onde: Jz 5.2-13
Propósito: Cântico de Débora e Baraque em louvor a Deus pela vitória de Israel sobre o exército do rei Jabim, no monte Tabor.

Onde: 2Sm 22.2-51
Propósito: Cântico de Davi em gratidão e louvor a Deus por livrá-lo de Saul e seus inimigos.

Onde: Cantares de Salomão
Propósito: Cântico de amor de Salomão celebrando a união entre marido e mulher.

Onde: Is 26.1
Propósito: Cântico profético de Isaías sobre como os remidos cantarão na Nova Jerusalém.

Onde: Ed 3.11
Propósito: Cântico de Israel em louvor a Deus pelo término da construção do templo.

Onde: Lc 1.46-55
Propósito: Cântico de Maria a Deus pela concepção de Jesus.

Onde: Lc 1.68-79
Propósito: Cântico de Zacarias em louvor a Deus pelo nascimento de seu filho.

Onde: At 16.25
Propósito: Paulo e Silas cantam hinos na prisão.

Onde: Ap 5.9,10
Propósito: O "novo cântico" dos 24 anciãos aplaudindo a Cristo como aquEle que é digno de abrir os sete selos do rolo de Deus.

Onde: Ap 14.3
Propósito: O cântico dos 144.000 remidos da terra.

Onde: Ap 15.3,4
Propósito: Cântico de todos os remidos em louvor ao Cordeiro que os redimiu.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Deus fala comigo!

Um homem sussurrou:
Deus, fale comigo.
E um rouxinol começou a cantar.
Mas o homem não ouviu.
Então o homem repetiu:
Deus, fale comigo!
E um trovão ecoou nos céus.
Mas o homem foi incapaz de ouvir…
O Homem olhou em volta e disse:
Deus, deixe-me vê-lo.
E uma estrela brilhou no céu.
Mas homem não a notou.
O homem começou a gritar:
Deus, mostre-me um milagre
E uma criança nasceu
Mas o homem não sentiu o pulsar da vida…
Então o homem começou a chorar e a se desesperar:
Deus, toque-me e deixe-me sentir que você está aqui.
E uma borboleta pousou suavemente e em seu ombro.
O homem espantou a borboleta com a mão e, desiludido,
continuou o seu caminho…

Será que nós estamos preparados para perceber que nem sempre o caminho que esperamos encontrar é o que buscamos?
Será que não conseguimos vislumbrar outros caminhos que se apresentam no nosso caminhar pela vida, endurecidos na desilusão de nossas expectativas?
Será que não conseguimos perceber que a felicidade está presente em caminhos diversos, e quanto a vida é rica de oportunidades e que Deus está presente em cada partícula do Universo.
E mesmo assim ficamos cegos à sua presença porque sua manifestação não é como a esperávamos?
Pensem nisso, amigos. E vamos em busca da felicidade, que se encontra, quem sabe, onde menos a esperamos:
Dentro de nós mesmos…
Permita que Deus faça morada em seu coração, e em sua vida! Ele te ama…

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ele promete aceitar vocês como seu povo

Ex 6.7

A história de Israel é, de muitas maneiras, um simbolo da jornada que todos os seguidores de Jesus estão fazendo. Esta é uma das razões por que o Antigo Testamento continua tão importante para os cristãos. Você pode procurar no Antigo Testamento sabedoria para todas as situações pelas quais você passa e também para descobrir o que virá depois.
Quando Deus disse: "Farei com que vocês sejam o meu povo", ele não estava falando apenas dos israelitas. Ele olhou através do tempo e falou para os cristãos de hoje. Ele sabia que você estaria na terra agora e queria ter a certeza de que você saberia disso: ele o aceita como um do seu povo. A nação de Israel pertencia a Deus por causa da fé e obediência de seu pai, Abraão. Hoje, você é um escolhido por causa do amor e da obediência de Jesus.
Pertencer a Deus faz com que você tenha valor. Sua inteligência, seu talento, sua habilidade nos esportes - nada disso impressiona a Deus. mesmo sem tudo isso você é alguém valioso, porque Deus o aceita para ser dele.

OLHE E COMPROVE: Rm 1.17; 3.10

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Algumas pessoas simplesmente deixam-se levar pela vida. Quando se vêem com a chance de optar, suas escolhas tendem a seguir o curso da menor resistência. Ló, sobrinho de Abraão, era pessoa assim.
Ló perdeu seu pai quando ainda era jovem. Embora tivesse sido difícil para ele, não lhe faltaram exemplos de padrões de comportamento - seu avô, Tera, e seu tio, Abraão, o educaram. Ainda assim, Ló não desenvolveu seu senso de propósito. Durante toda a vida ele foi tão apegado ao presente que parecia incapaz de ver as consequências de seus atos. É difícil imaginar como teria sido sua vida sem a atenção cuidadosa de Abraão e a intervenção de Deus.
Quando Ló desviou-se da direção, sua vida deu uma volta terrível. Ele estava tão apegado à cultura pecaminosa de seus dias que não queria abandoná-la, e isto terminou levando-o a uma direção especifica: a destruição. Então suas filhas cometeram incesto com ele.
No entanto, Ló é chamado de "justo" no Novo Testamento (2 Pe 2.7,8). Rute, que descendeu de Moabe, foi ascendente de Jesus, embora o nascimento de Moabe tenha sido resultado do incesto cometido entre Ló e uma de suas filhas. A história de Ló nos proporciona esperança de que Deus perdoa e faz surgir circunstâncias positivas apesar do pecado. Em que direção está a sua vida? Você está se aproximando de Deus ou afastando-se dEle? Caso esteja afastado, a escolha em direção a Deus pode parecer difícil, mas é a única que ofusca todas as demais escolhas.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Vida Eterna - Aqui e agora

TEXTO CHAVE: Jo 17.1-3

Uma das declarações mais maravilhosas já feitas por Cristo, quando esteve aqui na terra, foi a declaração de que tinha autoridade e o poder para dar a vida eterna aos homens. O NT deixa claro que a vida eterna não é algo que recebemos quando morremos e vamos para o céu, pelo contrário, é uma vida que podemos receber e gozar aqui e agora, na terra, muito antes de morrermos e irmos para o céu. É uma outra dimensão de vida daquela que naturalmente vivemos. É a vida da qual Cristo estava falando quando disse o que está registrado em MT 4.4. Então, qual o significado de ter a vida eterna?
1. Significa compartilhar a vida de Deus – Ef 2.4;5
O NT ensina que as pessoas estão mortas até o momento em que iniciam um relacionamento pessoal e direto com Deus e passam a conhecê-lo. Estão mortos, é claro, no aspecto espiritual. A história do “filho pródigo” nos fornece um exemplo da palavra “morto” com esse sentido. Na conversa com o filho mais velho o pai usa essa palavra (Lc 15.32). O filho pródigo voltou a vida quando se arrependeu, voltou para casa e se reconciliou com seu pai. Assim é, também, no âmbito espiritual! Quando alguém se arrepende e se reconcilia com o Pai, recebe a vida espiritual e passa a viver espiritualmente. Quando uma pessoa se arrepende e se converte a Deus, não apenas descobre a Deus, mas Deus gera dentro dela uma nova vida, uma vida que nunca tivera antes. Isto porque Deus a “vivifica”, gera nela a Sua própria vida espiritual, assim como um pai transmite sua própria vida aos filhos que gera (Ef 2.4,5).
2. O dom da vida eterna estabelece uma relação pessoal entre Deus e aquele que a recebe.
Quando um pai gera os seus filhos e lhes transmite a própria vida, junto com a vida as crianças recebem a capacidade de conhecer e amar seu pai e de desfrutar uma relação cada vez mais profunda com ele. Do mesmo modo, quando Deus transmite a Sua própria vida espiritual para as pessoas quando Ele as vivifica e regenera, isso faz nascer um relacionamento entre essas pessoas e Ele e elas passam a conhecê-lo e amá-lo. É por isso que o NT diz que a vida eterna consiste em conhecer a Deus e Jesus Cristo, e em compartilhar a vida de Deus por meio de Cristo (Jo 17.3; 1 Jo 1.1-4).
3. A vida eterna é um dom presente, mas também, uma propriedade eterna – Jo 10.28
A vida eterna, como Deus diz, é eterna. Quando Deus estabelece essa relação espiritual, com uma pessoa e compartilha Sua própria vida com essa pessoa, essa relação, definitivamente, é eterna. Isto significa que a morte física não pode acabar com ela e nem destruí-la. Uma vez que Deus tiver estabelecido um relacionamento pessoal com alguém pelo dom da vida eterna, Ele permanecerá fiel a essa promessa e manterá o relacionamento para sempre (Jo 10.28; Jo 3.16). A vida eterna não pode ser afetada pela morte do corpo. Na ressurreição, a Bíblia ensina que todos os salvos receberão um corpo glorificado. Paulo fala sobre isso em 2 Co 5.1. A vida eterna dada por Deus inclui ainda a vida eterna (Hb 5.9); a redenção eterna (Hb 9.12); a glória eterna (2 Co 4.17). O maravilhoso de tudo isso é que a vida eterna é um dom gratuito oferecido a todos que se arrependem e creem em Cristo em Cristo como seu Salvador e Senhor (Rm 6.23).
Gancho Evangelístico –- Com certeza, a vida que o Senhor nos oferece é tremenda e maravilhosa. É a vida eterna que não é algo apenas para após a morte, mas para aqui e agora. O alvo do Senhor é estabelecer uma comunhão profunda e intensa entre Ele e cada um de nós, seus filhos pela fé. Seja grato por tudo o que o Senhor conquistou em Cristo para você, mas, acima de tudo, desfrute de tudo isso através de um relacionamento comprometido, sério e profundo com Ele! Consolide!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Êxodo - Parte 1

INTRODUÇÃO

LEVANTA-SE... deixe... saia - estas são boas palavras para os presos ou escravizados. Alguns, no entanto, resistem à ordem para marchar, preferindo o ambiente a que estão acostumados a deparar-se com o novo e desconhecido. Não é fácil trocar a confortável segurança do conhecido por um futuro incerto. E se Deus nos der a ordem para marchar? Seguiremos sua liderança? Êxodo relata uma série de chamados de Deus e as respostas de seu povo.
Quatrocentos anos haviam se passado desde que a família de José se mudara para o Egito. Estes descendentes de Abraão agora tinham aumentado seu número para mais de dois milhões. Para o novo Faraó, os hebreus eram estrangeiros, e seu número tornava-se assustador. Faraó decidiu escravizá-los, temendo uma virada na balança do poder. Este foi seu maior erro, pois Deus veio socorrer o seu povo.
Por meio de uma série de acontecimentos notáveis, um menino hebreu, chamado Moisés, veio a ser príncipe no palácio de Faraó e mais tarde um exilado em terras desérticas. Deus visitou Moisés na misteriosa sarça de fogo ardente. Moisés tentou argumentar, mas acabou concordando em retornar ao Egito para liderar a libertação do povo de Israel. Faraó foi confrontado e, após um ciclo de pragas e promessas feitas e quebradas, israel foi libertado de seu cativeiro.
Não foi tarefa fácil mobilizar esta massa humana. Mas eles marcharam para do Egito, pelo mar Vermelho, e entraram no deserto seguindo a Moisés e as colunas de nuvem e de fogo, Apesar da contínua evidência do amor e poder de Deus, o povo queixou-se e começou a sentir falta de seus dias no Egito. Deus supriu suas necessidades físicas e espirituais com alimentos e local para adoração, mas também julgou-os por sua desobediência e incredulidade. Durante um dramático encontro com Moisés no Sinai, Deus entregou suas leis para um viver correto.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O calendário Hebreu

O mês hebreu inicia-se na metade do mês do nosso calendário. O plantio era realizado em novembro e dezembro e a colheita em março e abril.

Mês 1: Nisã (Abibe)

Calendário atual: Março - Abril
Referência Bíblica: Êxodo 13.4; 23.15; 34.18; Deuteronômio 16.1
Feriados em Israel: Páscoa (Lv 23.5); Pães Asmos (Lv 23.6); Primícias da colheita (Lv 23.10).

Mês 2: Liar (Zive)

Calendário atual: Abril - Maio
Referência Bíblica: 1 Reis 6.1,37
Feriados em Israel: Segunda Páscoa (Nm 9.10,11)

Mês 3: Sivã

Calendário atual: Maio - Junho
Referência Bíblica: Ester 8.9
Feriados em Israel: Pentecoste (festa das semanas) (Lv 23.16)

Mês 4: Tamuz

Calendário atual: Junho - Julho

Mês 5: Abe

Calendário atual: Julho - Agosto

Mês 6: Elul

Calendário atual: Agosto - Setembro
Referência Bíblica: Neemias 6.15

Mês 7: Tisri (Etanim)

Calendário atual: Setembro - Outubro
Referência Bíblica: 1 Reis 8.2
Feriados em Israel: Trombetas (Nm 29.1; Lv 23.24); Dia da Expiação (Lv 23.27); Tabernáculos (Lv 23.34)

Mês 8: Masresvã (Bul)

Calendário atual: Outubro - Novembro
Referência Bíblica: 1 Reis 6.38

Mês 9: Quisleu

Calendário atual: Novembro - Dezembro
Referência Bíblica: Neemias 1.1
Feriados em Israel: Dedicação (Jo 10.22)

Mês 10: Tebete

Calendário atual: Dezembro - Janeiro
Referência Bíblica: Ester 2.16

Mês 11: Sabate

Calendário atual: Janeiro - Fevereiro
Referência Bíblica: Zacarias 1.7
Feriados em Israel:  Purim (Et 9.24-32)

Mês 12: Adar

Calendário atual: Fevereiro - Março
Referência Bíblica: Ester 3.7

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

LÍDER!

(As dez perguntas - de entre outras - que o líder deve responder.)

1 - Qual é a leitura que meus liderados estão fazendo de minha liderança?
2 - Qual a leitura que minha comunidade e o povo em geral estão fazendo sobre meu modo de liderar?
3 - Sou absoluto ou aceito dialogar?
4 - Procuro ser mais visto do que meus companheiros e auxiliares ou crio meios de promovê-los?
5 - Tenho conselheiros que podem me falar a verdade ou são amigos bajuladores medrosos?
6 - Estou satisfazendo meus liderados e minha comunidade ou eles gostariam de uma mudança?
7 - Assusto meus liderados pelo posto que ocupo ou conquisto-os com sinceridade?
8 - Posso ser imitado na íntegra por meus liderados e por minha comunidade?
9 - Se todos liderassem como eu, qual seria o resultado da união respeitosa e da comunhão?
10 - Estou preparando futuros líderes ou quero me "eternizar" no trono?

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ele promete tirar o seu povo do Egito

Texto: Ex 3.8

Os filhos de Israel foram libertados do Egito e perambularam pelo deserto durante 40 anos antes de entrarem na terra que Deus havia prometido a eles.
E você sabe o que aconteceu? O ano de numero 41 chegou, e eles pararam de andar sem rumo. Eles entraram na terra do leite e do mel! Talvez, muitas vezes, você tenha a sensação de estar passando por um deserto em sua vida. Ou sinta como se estivesse tropeçado por 40 anos. Não se preocupe! O ano de 41 está chegando!
Dê uma olhada nestes exemplos: Noé e sua família ficaram na arca enquanto chovia durante 40 dias e 40 noites o dia de numero 41 veio, e a chuva parou. Durante 40 dias, todas as manhãs, Golias aparecia e ridicularizava Israel - o dia de numero 41 veio, e Davi o matou!
Deus prometeu livrar você do Egito - confie nele! Seja qual for a situação pela qual você esteja passando, não desista. Deus está do seu lado. Assim se você acha que problemas estão caindo o tempo todo sobre a sua cabeça, não se preocupe porque o dia de numero 41 está a caminho. A chuva vai parar. Qualquer que seja o gigante da sua vida, 41 está chegando, e o gigante cairá. Você é mais que um vencedor através de Jesus Cristo (veja Rm 8.37). Ele libertará você do Egito.

OLHE E COMPROVE: Gn 7-8; 1Sm 17; Sl 34.17,19

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

NOÉ

A história da vida de Noé envolve não uma, mas duas trágicas inundações. O mundo, nos dias de Noé, estava inundado pelo mal. O número dos que se lembravam do Deus da criação, perfeição e amor e estava reduzido a um. Noé era o único que restara dentre o povo de Deus. A resposta de Deus a esta situação crítica foram 120 longos anos de última chance, durante os quais Noé construiu um enorme barco em terra seca para estabelecer um tempo. Para Noé, a obediência significava um compromisso com um projeto em longo prazo.
É interessante que a duração da obediência de Noé neste projeto tenha sido maior que o período de vida das pessoas hoje. O único projeto em longo prazo comparável a este é a nossa própria vida. Aqui talvez esteja o grande desafio que a vida de Noé nos oferece - viver, na aceitação da graça de Deus, uma vida inteira de obediência e gratidão.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Fundamento Sólido

TEXTO CHAVE: 1 Co 3.11
Normalmente,quando se vai construir um prédio alto, de muitos andares, há uma preocupação séria com os fundamentos. Se esse prédio for erguido numa região de terremotos, estes fundamentos são lançados a uma grande profundidade, diretamente sobre a rocha. Assim, se vier um abalo sísmico, aquele prédio não será atingido porque sua base é muito bem assentada. Assim também na vida espiritual. Se nosso fundamento for sólido e firme e nossa vida estiver estabelecida sobre ele, não seremos abalados jamais. O que é importante observar com respeito a esse tema:
1. Na vida passamos por lutas e dificuldades – At 14.22; 1 Pe 1.6
A verdade é que nossa nova vida em Cristo é colocada em constante prova. Dificuldades, lutas, oposições, críticas, tentações são uma constante na vida de todos os filhos de Deus. É por isso que precisamos ter um fundamento firme, que nos sustente nestas horas de dificuldades. Isto significa que não podemos estar firmados sobre emoções temporárias, sobre presunção, ou meramente em experiências do passado. Isto não vai nos sustentar! Pelo contrário, fendas vão se abrir na nossa vida e, de repente, o desânimo, o desespero, e a falta de domínio próprio para desestabilizar completamente nossa fé. Fundamento firme e inabalável é Jesus! É sobre Ele que devemos edificar toda a nossa vida (2 Tm 2.19; Sl 112.6,7).
2. Cuidado com os falsos fundamentos!!!
Falsos fundamentos podem ser a auto-confiança, isto é, confiarmos em nossa sabedoria, fôrça ou experiência. Com certeza, não vão nos manter de pé (Sl 21.30; 1 Co 1.19). – Falsos fundamentos podem ser, também, os bens materiais. Por mais abundantes que sejam os bens materiais que tivermos, eles não vão nos sustentar na hora da luta, da dificuldade, das tempestades da vida (Lc 12.19,20). Falso fundamento pode ser até a igreja, porque o pertencer simplesmente a uma igreja não é o suficiente para nos manter de pé por ocasião de intempéries na nossa vida (Jr 7.4). Falso fundamento pode ser o confiarmos nos homens, por mais sábios e bons que sejam. Com certeza, não podem nos sustentar na hora das crises e lutas (Sl 108.12: 1 Co 3.20,21). Para vencer as provas do dia a dia precisamos estar firmados sobre a Rocha Eterna, Jesus.
3. Cristo e sua obra são a base segura – 1 Co 3.11
Cristo Jesus e sua obra realizada na cruz do Calvário são base suficientemente ampla para encontrarmos a segurança e firmeza que necessitamos em qualquer circunstância da nossa vida. Cristo e sua obra são, também, suficientemente fortes para que nos firmemos nelas para vencer dificuldades que nos sobrevirem. Cristo e sua obra são suficientemente duradouras para que nos sustentes e nos mantenham em vitória durante todos os dias da nossa vida. Como é importante lançarmos nossa total confiança em Cristo e naquilo que realizou por nós na cruz. Confiados e fundamentados nele seremos sempre mais que vencedores (Rm 8.37).
Gancho Evangelístico – Precisamos entender que na vida passamos por lutas, dificuldades e problemas. É por isso que o tema “Fundamento Sólido” é muito importante! Precisamos constantemente reavaliar nossa vida para ver como está a nossa fé e nossa dependência do Senhor. Com certeza, o Senhor proveu todos os recursos, isto é, coloca a disposição todos os recursos que precisamos para permanecermos firmes e inabaláveis em todas as circunstâncias. Por isso, firme-se cada vez mais em Cristo através de uma fé inabalável! Consolide!!!

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Gênesis - Parte 2

Esboço

A. A História  da Criação (1.1 - 2.4)
Deus criou o céu, os mares e a terra. Ele criou as plantas, os animais, os peixes e os pássaros. Os seres humanos, porém, Ele criou à sua imagem. Há momentos em que somos tratados com desrespeito, mas podemos estar seguros da nossa dignidade e do nosso valor, pois fomos criados à imagem de Deus.

B. A História de Adão (2.4 - 5.32)
    1. Adão e Eva
    2. Caim e Abel
    3. Os descendentes de Adão
Quando Adão e Eva foram criados por Deus, eles eram sem pecado. Mas tornaram-se pecadores quando desobedeceram a Deus e comeram o fruto da árvore proibida. Através de Adão e Eva aprendemos sobre o poder destrutivo do pecado e suas amargas consequências.

C. A História de Noé (6.1 - 11.32)
    1. O Dilúvio
    2. Repovoando a terra
    3. A torre de Babel
Noé foi poupado da destruição do dilúvio porque obedeceu a Deus e construiu a arca. Assim como Deus protegeu Noé e sua família, Ele protege aqueles que lhe são fiéis hoje.

D. A História de Abraão (12.1 - 25.18)
    1. Deus promete uma nação a Abraão
    2. Abrão e Ló
    3. Deus promete um filho a Abrão
   4. Sodoma e Gomorra
   5. O nascimento e o sacrifício não consumado de Isaque
   6. Isaque e Rebeca
   7. Morre Abraão
Abraão recebeu instrução para deixar sua terra, peregrinar em Canaã, esperar por um filho durante anos, e então queimá-lo em sacrifício. Durante este período de provações dolorosas, Abraão permaneceu fiel a Deus. Seu exemplo nos ensina o que significa viver uma vida de fé.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Limites


Até Jesus respeitou seus limites - Ele dormiu quando cansado, comeu quando faminto,afastou-se da multidão quando preciso e ainda hoje pode entrar em um coração fechado.
Você não pode salvar o mundo sozinho. Então pare de agir como se pudesse. Cuide-se. Você não é um anjo, mas ser finito.

1. Pare de querer agradar a todos.
2. Não assuma compromissos demais.
3. Faça pequenas pausas durante o dia.
4. Aprenda a dizer não.
5. Descanse e cuide da saúde.
6. Delegue responsabilidades.
7. Não faça o que qualquer um pode fazer; quem fará o que só você pode fazer?
8. Tire férias. O diabo não tira férias, mas não trabalhamos pra ele.
9. Renove-se ou perderá a alegria. Sem alegria o espirito enfraquece.
10. Ore e leia a Palavra de Deus; fortaleça o seu espirito.

A melhor maneira de ser feliz amanhã é ser feliz agora mesmo.

As pragas

Praga 1: Sangue

Referência: Ex. 7.14-24
O que acontece: Peixes morrem, o rio cheira mal e as pessoas ficam sem água.
Resultado: Os mágicos de Faraó realizam o mesmo milagre através da "ciência oculta", e Faraó fica endurecido.

Praga 2: Rãs

Referência: Ex. 8.1-15
O que acontece: Rãs saem das águas e cobrem a terra por completo.
Resultado: Novamente os mágicos de Faraó imitam o milagre através da feitiçaria, e Faraó fica endurecido.

Praga 3: Piolhos

Referência: Ex. 8.16-19
O que acontece: Todo o pó da terra do Egito transforma-se em piolhos.
Resultado: Desta vez os mágicos não conseguem imitar o milagre e dizem ser isto o "dedo de Deus". Mas o coração de Faraó permanece endurecido.

Praga 4: Moscas

Referência: Ex. 8.20-32
O que acontece: Enxames de moscas cobrem a terra.
Resultado: Faraó promete libertar os hebreus, mas seu coração torna a endurecer-se. E ele volta atrás com sua palavra.

Praga 5: Peste nos animais

Referência: Ex. 9.1-7
O que acontece: Morre todo o gado egípcio - porém nenhum animal dos israelitas fica sequer doente.
Resultado: Faraó ainda recusa a deixar o povo ir.

Praga 6: Úlceras

Referência: Ex. 9.8-12
O que acontece: Úlceras terríveis afligem todos no Egito.
Resultado: Os mágicos não podem agir, pois também estão com úlceras - Faraó se recusa a ouvir.

Praga 7: Saraiva

Referência: Ex. 9.13-35
O que acontece: Chuva de pedras mata todos os escravos e animais não protegidos e quase destrói todas as plantas.
Resultado: Faraó admite seu pecado, mas muda de ideia e recusa-se a libertar Israel.

Praga 8: Gafanhotos

Referência: Ex. 10.1-20
O que acontece: Gafanhotos cobrem o Egito e comem tudo o que sobrou após a chuva de granizo.
Resultado: Todos aconselham Faraó a permitir que os hebreus deixem o Egito. Mas Deus endurece o coração dele, e ele não os libera.

Praga 9: Trevas

Referência: Ex. 10.21-29
O que acontece: Completa escuridão cobre o Egito durante três dias, de forma que ninguém consegue mover-se - exceto os hebreus, que tinham luz normal.
Resultado: Faraó novamente promete deixar que os hebreus partam, mas muda de ideia mais uma vez.

Praga 10: Morte dos primogênitos

Referência: Ex. 11.1-12.33
O que acontece: Os primogênitos do povo e gado egípcios morrem; Israel é poupado.
Resultado: Faraó e os egípcios obrigam o povo israelita a partir rapidamente. Após saírem, Faraó outra vez muda de ideia e os persegue.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A mochila e as pedras

Um fervoroso devoto estava atravessando uma fase muito penosa de sua vida, com graves problemas de saúde em família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo que o livrassem de tamanhas atribulações.

Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo lhe apareceu, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:

O Senhor se compadeceu da sua situação e lhe manda dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir, e carregá-la com você, em suas costas, por um ano, sem tirá-la por um instante sequer. Manda também lhe dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria. E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.

"Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele me manda carregar pedras?" Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo? "Pensava o devoto. Mas, ao contar para sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela lhe disse que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:

Deus sempre sabe o que faz...

O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras pequenas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses.

Findo esse tempo, na data marcada, mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara nas costas por um ano inteiro tinham se transformado em pepitas de ouro... , apenas duas pequenas pepitas.

Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de se suportar, são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento.

Temendo a dor, a maioria se recusa a enfrentar desafios, a partir para novas direções, a sair do lugar comum, da mesmice de sempre.

Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito.

Mas aqueles que encaram para valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou esquivar-se delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.

Como está sua mochila?


terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Ele promete cumprir tudo o que prometeu

Gn 28.13-15

Jacó teve um mau começo em sua vida espiritual. Primeiro, ele convenceu Esaú, seu irmão mais velho, a desistir da herança que receberia por ser primogênito. Mais tarde, ele enganou Isaque, seu pai, fazendo-o pensar que ele era Esaú e assim receber a benção especial que Isaque queria dar a Esaú.
Parecia que Jacó nunca faria algo grande pra Deus. E nós até poderíamos pensar que sua fé em Deus era frágil. Mas Deus escolheu Jacó. Apesar das coisas traiçoeiras que Jacó tinha feito, o Senhor apareceu a ele em um sonho e disse: "Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi."
Há momentos em que promessas de Deus parecem realmente distantes, além do mundo das possibilidades, especialmente quando você não mantém a sua parte no acordo. Mas, mesmo quando sua fé está mais forte do que a fé de Jacó, há dias em que você tem vontade de dizer: "Nunca! Deus não vai fazer isso -  não por mim." Não se entregue. Ao invés disso, ouça de todo o coração, com todas as forças sua fé, Deus dizer: "Eu cumprirei tudo o que eu prometi."

OLHE E COMPROVE: 2Sm 23.5; 1Rs 8.56; 2Rs 20.9

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CAIM

A despeito dos esforços e preocupações dos pais, os conflitos entre filhos numa família parecem inevitáveis. O relacionamento entre irmãos proporciona tanto competição como cooperação. Na maioria dos casos, a mistura de amor e brigas cria, por fim, um forte laço entre irmãos e irmãs. No entanto, não é raro ouvir alguns pais dizerem: "Eles brigam tanto; espero que não se matem quando crescerem". No caso de Caim, o problema em potencial tornou-se uma realidade. E embora não saibamos muitos detalhes sobre a vida desta primeira criança, podemos aprender através da sua história.
Caim ficou furioso. Tanto ele quanto seu irmão, Abel, haviam oferecido sacrifícios a Deus, mas os seus foram rejeitados. A reação de Caim nos dá uma pista de que sua atitude estava provavelmente errada desde o início. Caim tinha uma escolha a fazer. Ele poderia corrigir sua atitude quanto à oferta oferecida a Deus ou descontar a raiva em seu irmão. Sua decisão é um claro lembrete de como estamos cientes das escolhas opostas, e mesmo assim optamos por fazer a que é errada, exatamente como procedeu Caim. Podemos não escolher o assassinato, mas ainda estamos intencionalmente escolhendo o que não deveríamos.
Os sentimentos motivadores do nosso comportamento não podem ser mudados por uma simples reflexão poderosa. Mas aqui podemos experimentar a disposição de Deus em ajudar. Pedir a sua ajuda para escolher o que é certo pode nos impedir de desenvolver atitudes das quais nos arrependeremos.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Por que Deus não aprova o Carnaval?

O Brasil é considerado no mundo todo como o "país do carnaval". Existe até uma música que diz: "Atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu." O Carnaval está relacionado à alegria, liberdade e muita curtição, mas nós sabemos que os excessos cometidos nesses dias de folia causam muita tristeza. A alegria dura poucos dias, mas a tristeza vinda do pecado pode durar a vida toda. A prostituição, o adultério e as drogas destroem vidas preciosas e muitos guardam como lembranças do Carnaval as doenças sexuais, gravidezes indesejadas e muitas feridas na alma. Devemos considerar que muitas festas podem ser perigosas, principalmente quando envolvembebidas alcoólicas e drogas, mas o Carnaval com certeza é a pior delas. Por não ser uma festa familiar, o Carnaval afasta a pessoa, principalmente o jovem, do seu lar, o colocando num ambiente onde tudo é permitido. Por isso você deve entender a origem desta festa:
Carnaval, provavelmente, vem da palavra latina "carnelevarium" ou "eliminação da carne", que começa no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de janeiro, e termina em fevereiro com a Mardi Gras (terça-feira gorda) na terça-feira da penitência”. (The Grolier Multimedia Encyclopedia). O Carnaval tem suas raízes nas festas gregas realizadas por volta do ano 600 antes de Cristo, como forma de agradecimento aos deuses pela produção agrícola, mas o nome atual e sua popularização se devem, principalmente, à iniciativa da Igreja Católica Romana, que adotou a festa no século VI d.C. como uma espécie de despedida aos prazeres da carne nos dias que antecedem à quaresma. Nos quarenta dias de penitência, inspirados no jejum de Cristo no deserto, o católico não poderia comer carne. Por isso, realizava-se, nos três dias antes da quarta-feira de cinzas, o "carne vale", que em latim significa "adeus à carne". Era a oportunidade para que fosse consumida a carne e outros alimentos que, se guardados, apodreceriam durante a quaresma. Sabendo-se que a quaresma seria um tempo de santificação para o católico, o Carnaval foi adquirindo a conotação de um período de liberação nas questões morais.
Com o passar dos séculos, o aspecto religioso enfraqueceu, mas a festa continuou com folias, brincadeiras, libertinagem, música e dança. As fantasias com máscaras escondem a identidade dos foliões, dando uma certa sensação de liberdade, podendo brincar sem ser reconhecido pelos outros. Cria-se então a ocasião propícia para expressões que não seriam aceitas no cotidiano. Assim, tornou-se muito comum a prática dos homens se vestirem de mulher e vice-versa. No Brasil, a festa reforçou seu aspecto artístico com desfiles de escolas de samba e carros alegóricos, mas por outro lado, enfatizou o erotismo, com fantasias que expõem o corpo, principalmente das mulheres.
São três dias de folia, e ao final deles muita tristeza: famílias destruídas por causa da infidelidade, mortes por overdose de drogas, aumento nas mortes e mutilações por acidentes de trânsito, assaltos, grande número de homicídios por brigas, vários por uso de álcool e drogas por adolescentes, jovens, adultos... Quantas moças perdem sua virgindade na loucura do Carnaval e ficam grávidas prematuramente? Quantas crianças roubadas de sua inocência e pureza? Quanta violência... Quanta loucura em nome do prazer! Um prazer passageiro, que não é completo, que não satisfaz as necessidades humanas, pelo contrário, só aumenta a solidão, as frustrações e traz o peso da culpa. No fim de tudo, a alegria se transforma em tristeza.
Carnaval é uma festa onde há licença para pecar e por isso Deus não aprova. Pois a Bíblia diz que o resultado do pecado é a morte (Rm 6:23), e nós cristãos, não podemos de maneira alguma participar disso. A Bíblia diz que nós, cristãos, nos tornamos novas criaturas, com uma nova natureza, e agora devemos buscar a santificação, pois o corpo já não é nosso - ele se tornou morada do Espírito Santo (1 Tessalonicenses 4:3,4) Por isso eu e você não podemos nos conformar com uma festa que é sinônimo de pecado e alegria passageira, onde Deus fica de fora.
O Carnaval é uma festa imprópria para todos, mas principalmente para o cristão. Alguns vão com o propósito de evangelizar e não podemos proibir o evangelismo, mas devemos alertar que é um trabalho arriscado. Todo cuidado é pouco. Alguns jovens vão com a desculpa de uma diversão inocente. Cuidado! É muito difícil alguém entrar no esgoto e sair sem se sujar. Nossa alegria não depende de festas. Não devemos confundir alegria com felicidade e nem sexo com amor. Em Cristo está o nosso prazer e a nossa alegria, que não termina na Quarta-Feira de Cinzas, mas continua para sempre!
"Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição, mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna." (Gálatas 6:8)
No livro de Isaías (leia abaixo) vemos uma advertência sobre festas pagãs da época que eram muito parecidas com o Carnaval atual. Esta festa apresenta muitos atrativos, inclusive, para os jovens cristãos, porque hoje muitas coisas são aceitas sob o pretexto de que "não tem nada a ver". Mas cuidado, pois essa festa tem sido um caminho de destruição para muitas vidas. Veja:
Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes, e não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento, os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Portanto, o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram. Então, o plebeu se abaterá, e o nobre se humilhará; e os olhos dos altivos se humilharão” (Isaías 5.11-15).


Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/porque-deus-nao-aprova-o-carnaval#ixzz3zDetCt9w

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Gênesis - Parte 1

INTRODUÇÃO

INICIAR... começar... dar início... abrir... Há algo revigorante e otimista nestas palavras, quer refiram-se ao amanhecer, ao prelúdio de uma sinfonia ou aos primeiros quilômetros da viagem de férias em família, Livres de problemas e cheios de promessas, os inícios provocam esperanças e visões imaginativas do futuro. Gênesis significa "início" ou "origem"; registra o início do mundo, da história da humanidade, da família, da civilização, da salvação. É a história do propósito e plano de Deus para a criação. Como livro do começo, Gênesis estabelece o cenário para toda a Bíblia. Revela a pessoa e a natureza de Deus (Criador, Sustentador, Juiz, Redentor); o valor e a dignidade do ser humano (feito à imagem de Deus, salvo pela graça, usado por Deus no mundo); a tragédia e as consequências do pecado (queda, separação de Deus e julgamento); e a promessa e segurança da salvação (conserto, perdão e promessa do Messias).

Deus. é onde Gênesis tem seu início. De repente, vemo-lo criando o mundo em uma majestosa demonstração de poder e propósito, culminando com o homem e a mulher feitos à sua imagem (1.26,27). Não muito tempo depois, o pecado entra no mundo e Satanás  é desmascarado. Banhada em inocência, a criação é despedaçada pela queda (a desobediência consciente de Adão e Eva). A comunhão com Deus é quebrada e o Diabo começa a tecer sua teia destruidora. Em rápida sucessão, vemos Adão e Eva serem expulsos do belo jardim, seu primeiro filho tornar-se assassino, e o mal gerar mal até que Deus por finalmente destrói a todos na terra, exceto uma pequena família chefiada por Noé, a única pessoa devota a Deus.

Ao encontrarmos Abraão nas planícies de Canaã, descobrimos o início do concerto de Deus com as pessoas e a essência do plano da salvação: A salvação seria pela fé, os descendentes de Abraão seriam o povo de Deus, e o Salvador do mundo viria através desta nação escolhida. As histórias subsequentes de Isaque, Jacó e José são mais do que biografias interessantes. As pessoas que encontramos em Gênesis são simples, comuns, e no entanto Deus operou por meio delas grandes coisas. Estes são exemplos vívidos de como Deus pode usar, e de fato usa, todos os tipos de pessoas para realizar seus bons propósitos - mesmo pessoas como você e eu.
Leia Gênesis e seja encorajado. Há esperança! Não importa quão escura a situação mundial possa parecer, Deus tem um plano. Não importa quão insignificante ou inútil você se sinta, Deus o ama e o quer em seus planos. Não importa quão pecador e separados de Deus você esteja, a salvação está disponível. Leia Gênesis... e creia!